Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

DIA / HORÁRIO TÍTULO DINAMIZADORES
27 de janeiro
09:30 - 12:30
Promover a Saúde Mental no Campus Ermelinda Macedo, Pedro Morgado e Rui Gomes (UMinho)
27 de janeiro
09:30 - 12:30
14:30 - 16:30
Bases do trabalho vocal: sua aplicação na prática de docência Eduardo Silva e Tiago Porteiro (UMinho)
27 de janeiro
14h00 - 18h00
Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good Cecilia Christersson (Malmö University)
Cancelado Como trazer criatividade aos processos de mentoria?
AVILA Crew: Inovação Pedagógica com mentoria entre-pares
Carlos Santos (Universidade de Aveiro)
28 e 30 de janeiro
09:30 - 13:00
14:00 - 17:30
Gestão Em​ocional baseada em Mindfulness Patrícia Pinto (UMinho)
28 de janeiro
14:30 - 17:30
Workshop para a implementação de Team Based Learning Manuel João Costa, João Carlos Sousa, Eugénia Ribeiro, Fernando Rodrigues, Nuno Osório, Elsa Costa e Silva (UMinho)
28 de janeiro
14:30 - 17:30
Media Training: com​o estabelecer relação com os média (2ª Ed.) Teresa Ruão e Luís António Santos (UMinho)
​29 de janeiro
09:30 - 11:30
Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo Teresa Pereira Heath (UMinho)
29 de janeiro
09:30 - 12:30
Inteligência Emocional Ana Rodrigues (UMinho)
29 de janeiro
09:45 - 12:30
Workshop prático de construção de Perguntas de Escolha Múltipla para testar objectivos de maior complexidade (2ª Ed.) Manuel João Costa (UMinho)
29 de janeiro
14:00 - 17:00
O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula Carlos Jalali (Universidade de Aveiro)
29 de janeiro
14:30 - 18:30
Avaliar as experiências de inovação: o professor como investigador da sua prática (2ª Ed.) Flávia Vieira (UMinho)
Cancelado Aulas mais interativas com "Team Based Learning" (TBL): Implementação nos Cursos de Engenharia, Ciência e Tecnologia Joana Azeredo e Miguel Rocha (UMinho)
30 de janeiro
09:30 - 12:30
14:30 - 17:30
Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber Sílvia Araújo, Isabel Mina e Nazaré Rego (UMinho)
30 de janeiro
11:30 - 13:00
14:00 - 17:30
Princípios do coaching aplicados à orientação de dissertações (2ªEd.) Isabel Gonçalves (Instituto Superior Técnico)
31 de janeiro
09:00 - 13:00
Introd​ução ao Mindfulness (5ª Ed.) Patrícia Pinto (UMinho)
31 de janeiro
09:30 - 12:30
Avaliação em duas etapas: Teste individual e de grupo Cacilda Moura (UMinho)
Cancelado Flipping the Flipped Learning José A. Lencastre e Filipe Rocha (UMinho)


​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Cursos IDEA setembro 2019

DIA / HORÁRIO TÍTULO DINAMIZADORES
23 de setembro
09h30 - 12h30
O uso da internet e dos telemóveis para aumentar a participação na sala de aula - 3ª Edição Sílvia Araújo, Rui Oliveira e Pedro Teixeira (UMinho)
23 de setembro
14h30 - 17h30
Escrita Criativa Pedro Chagas Freitas (escritor)
24 de setembro
09h30 - 12h30
Processos de autorregulação em sala de aula Pedro Rosário (UMinho)
24 de setembro
14h30 - 17h30
Aulas mais interativas com "Team Based Learning" (TBL) - 3ª Edição Manuel João Costa, João Carlos Sousa, Eugénia Ribeiro, Fernando Rodrigues, Nuno Osório (UMinho)
25 de setembro
09h30 - 17h30
Introdução Mindfulness - 3ª Edição Patrícia Pinto (UMinho)
​26​ de setembro
09h30 - 12h30
Planear a avaliação em ambientes de aprendizagem ativa Rui M. Lima e Diana Mesquita (UMinho)
26 de setembro
09h30 - 12h30
Media Training: como estabelecer relação com os média Teresa Ruão e Luís António Santos (UMinho)
26 de setembro
14h30 - 17h30
Avaliar as experiências de inovação: o professor como investigador da sua prática Flávia Vieira (UMinho)
27 de setembro
09h30 - 12h30
Potenciar a aprendizagem através da experiência de flow Teresa Freire (UMinho)
27 de setembro
09h30 - 12h30
Workshop Blackboard no dia a dia: ferramentas Essenciais Mário Rui e Filipe Rocha (UMinho)
27 de setembro
14h30 - 17h30
Como gerar insights para resolver problemas complexos: 3D Mapping José Gonçalves Pinto (Instituto Superior Técnico da ULisboa)