Ativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Soft Skills de Comunicação Pedagógica
  • Formador José Gomes da Costa
  • Número de Vagas
    30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    19 de junho ​das 14:30 às 17:30​
  ​APRESENTAÇÃO
O processo de ensino e aprendizagem é, por natureza, um processo dinâmico e interativo, alicerçado em duas competências básicas: o saber e o saber ensinar. Se a primeira destas competências implica o domínio de conhecimentos teórico-práticos numa determinada área científica, já o saber ensinar envolve uma relação humana que é, no caso vertente, uma relação pedagógica em que a comunicação emerge como o fundamental instrumento de trabalho. Todos nós temos a experiência de termos tido professores que sabiam muito, mas não sabiam ensinar, transformando as aulas numa penosa experiência, da qual resultava muito pouco; mas também tivemos professores que nos cativavam pela sua maneira de comunicar, fazendo das aulas um tempo e um espaço em que se aprendia quase sem darmos por isso, que nos ensinavam não só por aquilo que diziam, mas também pela sua maneira de estar e de ser. Afinal o que distingue estes últimos? O gosto pela comunicação, a capacidade de empatia, o equilíbrio entre formalidade e informalidade, entre exigência e compreensão, entre o rigor científico e a proximidade humana. Professores que também sabem aprender com os alunos e, sem deixarem de ser exigentes, têm prazer no que fazem e transformam as aulas numa boa experiência.
Soft Skills de Comunicação Pedagógica pretende ser uma partilha da nossa experiência pedagógica e não uma forma de ensinar a dar aulas, pois neste domínio não há receitas ou, melhor, a receita é sempre individual e ajustada às diversas realidades.

NOTAS BIOGRÁFICAS


  • ​​​ Foto/Photo  ​
    Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro​ 
    Doutorado em Psicologia, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
    José Gomes da Costa licenciou-se em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa e aí iniciou a sua carreira académica em 1980. Em 1998, após ter trabalhado oito anos no sistema de Administração da Justiça e Proteção de Crianças e Jovens, retomou a carreira académica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde se doutorou em Psicologia em 2007 e é atualmente Professor Auxiliar. Os seus interesses académicos e profissionais centram-se na área das crianças e jovens em risco psicossocial, vulnerabilidade familiar e ajustamento conjugal. ​