Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
    
                
Foto/Photo 

Cacilda Moura , é Professora Auxiliar do Departamento de Física, Escola de Ciências, licenciada em Ensino de Física e Química e doutorada em Física. Leciona unidades curriculares da área da Física a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. É co-autora de manuais para o ensino da Física do 10º e 11º ano de escolaridade. Faz parte da Comunidade Prática Ensino e Inovação da Aprendizagem (CPEIA) da UMinho.


Foto/Photo 

Elsa Costa e Silva é professora auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação, do Instituto de Ciências Sociais. Investiga e leciona nas áreas da Economia Política da Comunicação e da Comunicação de Ciência. Tem participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, também na área da inovação pedagógica. É dinamizadora da Comunidade de Prática TBL-Now.


Foto/Photo 

Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação, doutorada em Metodologias de Ensino. Leciona unidades curriculares nas áreas da formação de professores, supervisão pedagógica e investigação educacional. Tem dinamizado estudos e projetos no âmbito da pedagogia universitária, com ênfase na articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional dos professores, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning.

Foto/Photo 
José Alberto Lencastre é Professor Associado no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação. Doutorado em Educação, leciona unidades curriculares de Tecnologia Educativa nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos em Educação. Os interesses de investigação incluem a compreensão das oportunidades para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem através de práticas de inovação pedagógica com enfoque nas metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Website: (jlencastre.com).   
Foto/Photo 
Luciana Peixoto é investigadora Auxiliar do Centro de Engenharia Biológica e contribui no serviço docente do Departamento de Engenharia Biológica desde 2012. Leciona unidades curriculares da área da Gestão Ambiental, Riscos Ambientais e Tratamento de Resíduos. Coordenou um projeto de inovação pedagógica “CCBioTec - Comunicar Ciência em Bioengenharia e Biotecnologia”, muito vocacionado para o desenvolvimento de competências transversais nos estudantes. Tem interesse na diversificação de métodos de avaliação, metodologias de ensino ativas e no recurso de tecnologias para a inovação pedagógica.
Foto/Photo 

Manuel João Costa é Professor Associado da Escola de Medicina, bioquímico e doutorado em Ciências Biomédicas. Lecionou unidades curriculares em cursos de Ciências, ensino de Ciências e, mais recentemente, no curso de Medicina. Interessa-se especialmente por compreender e solucionar as dificuldades que os alunos revelam com conceitos bioquímicos e procura desenvolver abordagens de ensino inovadoras. Coordena a Unidade de Educação Médica (UEM) na Escola de Medicina, na qual dinamiza a formação do corpo docente. A sua investigação recente foca-se no desenvolvimento dos estudantes de medicina e na inovação do ensino-aprendizagem no ensino superior.

Foto/Photo 

M. Teresa Malheiro é Professora Auxiliar do Departamento de Matemática, Escola de Ciências, licenciada em Ensino de Matemática, mestre em Matemática Aplicada e doutorada em Matemática. Leciona unidades curriculares da área da Matemática a vários cursos de licenciatura da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. É coautora de trabalhos na área Educação em Engenharia. Foi-lhe atribuído pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho (NEEIUM) o Prémio de Melhor Docente do 1ºano de MIEGI, no ano letivo 2020/2021, e do 1ºano de LEGI, nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. Faz parte da Comunidade de Prática TBL-Now da UMinho.

Foto/Photo 

Rui M. Lima é Professor Associado da Escola de Engenharia, doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares de gestão da produção, gestão de projetos e lean manufacturing. Tem desenvolvido uma grande parte das suas atividades de investigação na área da Educação em Engenharia, centradas em Project-Based Learning (PBL) e University Business Cooperation (UBC). Faz parte da direção da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia. Tem uma experiência alargada na formação para docentes em instituições de ensino superior e tem vindo a cooperar ou coordenar diversos projetos internacionais.

Foto/Photo 

Rui Oliveira é Professor Auxiliar da Escola de Ciências, farmacêutico e doutorado em Ciências. Leciona unidades curriculares da área da biologia molecular e celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. Tem desenvolvido longa atividade de direção de curso como membro da direção da Licenciatura em Biologia Aplicada, da qual foi diretor. Tem interesse na aplicação de recursos da internet e de tecnologias de informação no ensino, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados biológicos, blogues e audience response systems.

ORCID
https://orcid.org/0000-0002-3989-8925
Ciencia ID
3B11-8709-3EDC
CBMA
https://cbma.uminho.pt/people-detail/?userid=279


Foto/Photo 
Sandra Marinho é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e é doutorada em Ciências da Comunicação. Leciona nas áreas das Metodologias de Investigação e do Jornalismo e tem como principais interesses de investigação o Ensino do Jornalismo, a Comunicação/Jornalismo de Saúde e a Análise de Rede. Tem participado em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, e é coordenadora do projeto pedagógico nacional Repórteres em Construção (https://www.cenjor.net/rec/).   
CV Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt//pt/3919-9DF6-6E88 
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-2013-229X
Scopus:
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55152611000
Clarivate:
https://www.webofscience.com/wos/author/record/JFT-0433-2023

Foto/Photo 
Sílvia Araújo  é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Românicos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas. É Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue, Diretora do Mestrado em Humanidades Digitais e Coordenadora do Grupo de Investigação em Humanidades Digitais do Centro de Estudos Humanísticos. Investiga e leciona nas seguintes áreas: Humanidades Digitais, Linguística de Corpus, Processamento de Linguagem Natural, Tecnologias como suporte à aprendizagem de línguas e áreas afins. Possui experiência em matéria de integração pedagógica do digital para criar cenários de aprendizagem ativa e diversificar os formatos e abordagens de avaliação.   
Foto/Photo 
Teresa Monteiro é Professora Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas, Escola de Engenharia, licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, mestre em Matemática Computacional e doutorada em Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares da área dos Métodos Numéricos e da Otimização Não Linear a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Engenharia da UMinho. Pertence ao centro de Investigação Algoritmi sendo co-autora de vários artigos científicos. Foi-lhe atribuído o prémio de Mérito Pedagógico da Escola de Engenharia 2022 e é autora do livro pedagógico com mais downloads do RepositóriUM da UMinho (“Métodos numéricos: exercícios resolvidos aplicados à engenharia e outras ciências”).   


​ ​