Ignorar Comandos do Friso
EN PT

Foto/Photo

Cacilda Moura , é Professora Auxiliar do Departamento de Física, Escola de Ciências, licenciada em Ensino de Física e Química e doutorada em Física. Leciona unidades curriculares da área da Física a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. É co-autora de manuais para o ensino da Física do 10º e 11º ano de escolaridade. Faz parte da Comunidade Prática Ensino e Inovação da Aprendizagem (CPEIA) da UMinho.

Foto/Photo

Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação, doutorada em Metodologias de Ensino. Leciona unidades curriculares nas áreas da formação de professores, supervisão pedagógica e investigação educacional. Tem dinamizado estudos e projetos no âmbito da pedagogia universitária, com ênfase na articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional dos professores, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning.

Foto/Photo
Joaquim Silva é Professor Auxiliar na Escola de Economia e Gestão, doutorado em Marketing e Estratégia. Leciona unidades curriculares de Marketing, Pesquisa de Marketing e Metodologias de Investigação em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. É diretor da licenciatura em Marketing e coordenador da Unidade Curricular de final de licenciatura “Caso de Gestão”. Tem dinamizado formação e aplicações pedagógicas em mapas mentais, avaliação entre pares, aprendizagem baseada em problemas e sistemas de resposta interativa em sala de aula.
Foto/Photo

Manuel João Costa é Professor Associado da Escola de Medicina, bioquímico e doutorado em Ciências Biomédicas. Lecionou unidades curriculares em cursos de Ciências, ensino de Ciências e, mais recentemente, no curso de Medicina. Interessa-se especialmente por compreender e solucionar as dificuldades que os alunos revelam com conceitos bioquímicos e procura desenvolver abordagens de ensino inovadoras. Coordena a Unidade de Educação Médica (UEM) na Escola de Medicina, na qual dinamiza a formação do corpo docente. A sua investigação recente foca-se no desenvolvimento dos estudantes de medicina e na inovação do ensino-aprendizagem no ensino superior.

Foto/Photo

Rui M. Lima é Professor Associado da Escola de Engenharia, doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares de gestão da produção, gestão de projetos e lean manufacturing. Tem desenvolvido uma grande parte das suas atividades de investigação na área da Educação em Engenharia, centradas em Project-Based Learning (PBL), University Business Cooperation (UBC) e identificação das competências que caracterizam o perfil profissional. Neste âmbito, tem vindo a desenvolver ações de formação para docentes em instituições de ensino superior.

Foto/Photo

Rui Oliveira é Professor Auxiliar da Escola de Ciências, farmacêutico e doutorado em Ciências. Leciona unidades curriculares da área da biologia molecular e celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. Tem desenvolvido longa atividade de direção de curso como membro da direção da Licenciatura em Biologia Aplicada, da qual foi diretor. Tem interesse na aplicação de recursos da internet e de tecnologias de informação no ensino, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados biológicos, blogues e audience response systems.

Foto/Photo
Sandra Marinho é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e é doutorada em Ciências da Comunicação. Leciona nas áreas das Metodologias de Investigação e do Jornalismo e tem como principais interesses de investigação o Ensino do Jornalismo, a Comunicação/Jornalismo de Saúde e a Análise de Rede. Tem participado em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, e é coordenadora do projeto pedagógico nacional Repórteres em Construção (https://www.cenjor.net/rec/).
Foto/Photo
Teresa Freire é Professora Auxiliar da Escola de Psicologi​a, psicóloga e doutorada em Psicologia. Leciona unidades curriculares do ciclo básico e aplicado do Mestrado Integrado em Psicologia. Realiza investigação aplicada sobre desenvolvimento positivo e funcionamento ótimo, estudando os processos cognitivos, afetivos e motivacionais envolvidos em diversos contextos. Concretamente no contexto universitário, tem-se dedicado ao estudo dos processos de integração pró-ativa dos estudantes, coordenando o projeto de investigação-ação Tutorias por Pares e Mentorias UMinho que visa desenvolver e potenciar competências transversais promotoras do seu sucesso académico e profissional.

​ ​