ficha técnica
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Título Processos de autorregulação em sala de aula
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Formador Pedro Rosário
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Número de Vagas 20
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Duração
3 horas
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Data
24 de setembro
09h30 - 12h30
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Local
Gualtar - Edifício 3 - 1.05
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Vagas Esgotadas
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APRESENTAÇÃO
A qualidade é um tema que tem suscitado uma atenção crescente nos últimos anos; neste cenário, também o Ensino Superior tem sido alvo de muita atenção política e académica. A exigência de qualidade como contrapartida do financiamento, a preocupação com a massificação do sistema de ensino, a possível relegação do ensino para um segundo plano em favor da investigação, são algumas das preocupações do discurso em volta da organização do ensino-aprendizagem na Universidade. Centrando a discussão na análise do processo de aprender, a literatura tem sugerido a promoção dos processos autorregulatórios como um dos contributos major para incrementar a motivação e a progressão académica. A autorregulação refere-se aos pensamentos, sentimentos e ações que são planeadas e sistematicamente adaptadas, quando necessário, para incrementar a motivação e a aprendizagem. A autorregulação compreende, assim, um vasto leque de processos (e.g., o estabelecimento de objetivos, a construção de um ambiente de trabalho que favoreça a produção escolar, utilizando recursos adequadamente, gerindo o tempo disponível e procurando a ajuda necessária sempre que necessário) cruciais para o processo de aprender. O trabalho destes alunos deve estar investido de crenças positivas e ajustadas sobre as suas competências, o valor da aprendizagem e os fatores que a influenciam, antecipando os resultados das suas ações e experienciando satisfação na alocação da sua energia e esforço na aprendizagem. O cerne do processo autorregulatório reside na possibilidade de escolha e de controlo; por este motivo é fundamental focalizá-lo não desde a perspetiva do docente ou do aluno, mas do processo de aprender.
Na sessão presencial com os docentes, que será orientada segundo uma metodologia participativa, abordaremos, entre outras, questões relacionadas com o processo motivacional e as estratégias de autorregulação da aprendizagem (e.g., estabelecimento de objetivos e estratégias de planificação da informação, a preparação de testes e a ansiedade associada), entre outros temas e aspetos relacionados com o aprender. A sessão será orientada para sensibilizar os docentes para as questões estratégicas que envolvem a aprendizagem e o estudo dos alunos, mas também para a discussão de alternativas de resolução de problemas associados.
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NOTAS BIOGRÁFICAS
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Pedro Rosário
Departamento de Psicologia, Universidade do Minho Pedro Rosário, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho e diretor do programa de doutoramento em Psicologia Aplicada. Realizou o doutoramento em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em 2000. A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação, Psicologia da Educação e da Instrução. É docente no Mestrado Integrado em Psicologia e também no curso de doutoramento de Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia. A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso escolar dos alunos, dando um especial enfoque à análise auto-regulação da aprendizagem (cf. site do grupo de investigação www.guia-psi.com ) Participa em vários projectos de investigação: nacionais (FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal) e internacionais (MCyT, MEC, CAPES), desenvolvendo recursos instrutivos úteis para o fomento de aprendizagens autónomas e auto-reguladas. Como consequência da sua participação nos projectos de investigação mencionados, finalizou a orientação de 80 Teses de Mestrado, 15 teses de Doutoramento e de outros trabalhos de investigação; publicou 12 livros e 20 capítulos tanto em editoras nacionais (Porto Editora, Almedina), como em editoras internacionais (Nova Science, Pirámide, Pearson). Também colaborou na elaboração de mais de 80 artigos científicos publicados em revistas internacionais com fator de impacto.
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