Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Introdução ao Mindfulness 3ª Edição
  • Formador Patricia Pinto​
  • Número de Vagas 20
  • ​​​​D​uração 6 horas
  • ​​Data
    25 de setembro
    09h30 - 17h30
  • ​​Local
    Gualtar - Edifício 2 - 0.17
  •  ​​​​Vagas Esgotadas
  ​APRESENTAÇÃO
Este curso pretende apresentar e introduzir os conceitos e pressupostos básicos inerentes à prática de mindfulness. As técnicas mindfulness constituem uma ferramenta eficaz para lidar com as diversas exigências e situações de stress pessoal e profissional, bem como um recurso valioso para estimular o desenvolvimento pessoal e melhorar o bem-estar e a qualidade dos relacionamentos interpessoais. Assim, a prática regular destas técnicas permite o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências distintas, como: atenção plena, presença, reflexão, consciência de si, comunicação, empatia, flexibilidade, resiliência, autorregulação corporal e emocional, bem como a capacidade de potenciar competências e recursos internos. Espera-se, portanto, que com este curso os participantes fiquem aptos a aplicar o mindfulness em contextos e atividades específicas das suas vidas e a desenvolver interesse na implementação da prática regular de mindfulness.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Patricia Pinto

    ICVS, Escola de Medicina, Universidade do Minho 
    Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde (pela Ordem dos Psicólogos Portugueses), licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (FPCEUP) e doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho (UM), na área da dor cirúrgica. Tem ainda formação adicional em estatística e psicoterapia, nomeadamente em hipnose e terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração (ex: mindfulness).
    Actualmente é Investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina da UM, onde está envolvida e é responsável por diversos projectos de investigação e ensaios clínicos em contexto de saúde e doença, especialmente na área da dor, e da intervenção psicológica, quer ao nível da concepção e design dos projectos, quer ao nível da implementação dos mesmos. É docente de cursos avançados e de pós-graduação em dor em instituições de formação e ensino superior.
    Tem publicado artigos científicos originais em revistas de circulação internacional de reconhecido impacto e já foi premiada pelos seus trabalhos clínicos desenvolvidos na área da dor, nomeadamente com o Prémio Grünenthal Dor, para a melhor investigação clinica, o mais alto galardão atribuído em Portugal na área. Tem sido oradora em diversos congressos e conferências nacionais e internacionais e tem tido uma participação activa em júris académicos e de prémios.
     
​​​​​​​​