Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​​​​​​​

ficha técnica

  • Título Avaliação em duas etapas: Teste individual e de grupo
  • Formador Cacilda Moura
  • Número de Vagas 25
  • ​​​​D​uração
      3 horas
  • ​​Data
    31 de janeiro
    09h30 - 12h30
  • ​​Local
    Gualtar
  • Esgotado ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​APRESENTAÇÃO
A avaliação em duas etapas, onde cada aluno realiza um teste individual seguido da realização de um teste em grupo, é uma forma de se poder transformar um processo de avaliação numa experiência de aprendizagem colaborativa e formativa. É relativamente fácil de implementar e é bem acolhido pelos alunos.

No âmbito desta formação, será partilhada a experiência da implementação desta forma de avaliação, em várias UC’s da área da Física de cursos da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UM, que tem vindo a ser feita desde o ano letivo de 2018/2019.

Adicionalmente, será feita uma simulação da realização deste formato de avaliação, por parte dos participantes, com o objetivo de compreenderem como esta abordagem funciona na prática. No final da sessão, serão apresentadas algumas sugestões para a operacionalização da avaliação em duas etapas, na medida em que é transferível para qualquer área de conhecimento.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Cacilda Moura

    Escola de Ciências - Universidade do Minho
    Professora Auxiliar do Departamento de Física, Escola de Ciências, licenciada em Ensino de Física e Química e doutorada em Física. Leciona unidades curriculares da área da Física a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. É co-autora de manuais para o ensino da Física do 10º e 11º ano de escolaridade. Faz parte da equipa do projeto “Consolidação do Uso Multidisciplinar de ‘Audience Response Systems’ (ARS) na Promoção da Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Ativa e Colaborativa” ( ProjIDEA_7_2018).
     ​
​​​