Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​​​​​​​

ficha técnica

  • Título Aulas mais interativas com "Team Based Learning" (TBL): Implementação nos Cursos de Engenharia, Ciência e Tecnologia
  • Formador Joana Azeredo e Miguel Rocha
  • Número de Vagas 20
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    30 de janeiro
    09:30 às 12:30
  • ​​Local
    Azurém
  • Cancelado ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​APRESENTAÇÃO
Este curso tem como objetivo apresentar a metodologia TBL, particularmente a sua implementação nos cursos de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Pretende-se, ainda, explorar o potencial inerente à sua flexibilidade, bem como os ganhos na interactividade nas aulas (inclusive com turmas grandes) e nos resultados dos alunos.

A TBL é uma metodologia de ensino/aprendizagem desenvolvida para cursos na área da administração nos anos 1970, por Larry Michaelsen. Tem sido explorada em várias disciplinas (gestão, matemática, química, biologia, psicologia, medicina, economia, etc), para trabalho com turmas com mais de 100 ou com cerca de 25 alunos. Ao contrário doutras metodologias que recorrem ao trabalho com grupos, a TBL é uma metodologia flexível e pode ser adotada com pequenas alterações na organização de horários e programa.

Para que os participantes desenvolvam uma perceção do funcionamento da metodologia, o curso será apresentado aplicando a própria metodologia, isto é, os participantes experienciarão a metodologia sob a perspetiva dos alunos. Os formadores partilharão a sua experiência docente, nomeadamente no que diz respeito à implementação nos cursos de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Adicionalmente, discutirão com a audiência como dar os primeiros passos no uso de TBL.

A expetativa é que os participantes possam contactar e compreender as vantagens e os desafios de operacionalização de aulas em TBL, e que reflitam sobre a utilidade e o modo de explorar a metodologia TBL nas suas aulas.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Fernando Rodrigues

    Escola de Medicina - Universidade do Minho
    Coordenador da área cientifica Ciências biomédicas da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Docente das unidades curriculares Moléculas e Células e Projetos de opção, onde tem desenvolvido ações inovadoras de atividades em salas de aula. Paricularmente tem uma vasta experiencia no ensino por módulos de objetivos e no último ano desenvolveu, com a sua equipa, atividades de aprendizagem baseadas em TBL. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos em educação médica.
     ​
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Joana Azeredo

    Universidade do Minho
     ​
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    João Sousa

    Escola de Medicina - Universidade do Minho
    Leciona Bioquímica, a turmas de 40 a 130 alunos com recurso a estratégias diversas de aprendizagem activa, em 4 unidades curriculares do Mestrado em Medicina da ECS. Leciona competências laboratoriais a alunos de medicina. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.
     ​
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Miguel Rocha

    Universidade do Minho
     ​
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Nuno Osório

    Escola de Medicina - Universidade do Minho
    Leciona Biologia Molecular e Celular em duas unidades curriculares (UCs) do mestrado em Medicina da ECS, UMinho. Nestas UCs, é responsável pelos exames de competências laboratoriais tendo a seu cargo o treino de avaliadores e o desenho de instrumentos de avaliação para exames observacionais de laboratório em turmas com mais de 100 alunos. Dinamiza ações de formação para professores do ensino universitário e não-universitário sobre avaliação de competências laboratoriais. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.
     ​
​​​