ficha técnica
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Título O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula
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Formador Carlos Jalali
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Número de Vagas 30
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Duração
3 horas
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Data
29 de janeiro 14h00 - 17h00
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Local
Gualtar
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Esgotado
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APRESENTAÇÃO
Mario Vargas Llosa escreveu que “a vida não é só diversão, mas também drama, dor, mistério e frustração”. Invertendo a máxima de Vargas Llosa, a aprendizagem não é só drama, dor, mistério e frustração. Talvez possa (também) ser diversão.
Nesta formação, iremos explorar quatro mecanismos que visam envolver os estudantes mais ativamente no processo de aprendizagem: o uso de jogos (gamification); o uso de tecnologia na sala de aulas; o uso da tecnologia fora da sala de aulas; e as discussões orientadas entre pares.
O que liga estes quatro mecanismos, e constitui o objetivo central desta formação, é reforçar a participação dos estudantes na sala de aula. Este reforçar refere-se não só a uma participação mais ativa e universal, como também ao aumento da sua qualidade.
O nosso ponto de partida é que – tal como a democracia – a aprendizagem requer participação. Para parafrasear a máxima de Lotte Scharfman sobre a democracia, a aula não é “um desporto para se ver”. Antes, é um desporto para se jogar, uma atividade eminentemente participativa. E uma aula, tal como a democracia, depende não só da quantidade de participação, como também da qualidade desta.
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NOTAS BIOGRÁFICAS
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Carlos Jalali
Universidade de Aveiro Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford. É Professor Associado na Universidade de Aveiro, onde dirige o mestrado em Ciência Política e o programa doutoral UA-UBI em Ciência Política, sendo também coordenador da linha Políticas Públicas, Instituições e Inovação na unidade de investigação GOVCOPP. É autor de diversos artigos e capítulos em revistas científicas e livros nacionais e internacionais, incluindo mais recentemente o ensaio Partidos e Sistemas Partidários (2017, Fundação Francisco Manuel dos Santos). É, desde 2016, Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política.
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