ficha técnica
-
Título "De uma forma ou de outra quase todos acabam por ficar?
Experiências e práticas de integração e acolhimento na Universidade"
-
Formador Angela Maia
-
Número de Vagas 30
-
Duração
3 horas
-
Data
ADIADO
-
Inscrições - ADIADO
|
|
APRESENTAÇÃO
O número de jovens com idade para entrar no ensino superior tem diminuído e vai continuar a diminuir. E há estudantes que se inscrevem e desistem (cerca de 29% no ensino superior Português no ano 2014/2015; 9% do 1º ano), enquanto outros se vão “arrastando”. Em compensação há cada vez mais estudantes estrangeiros – nomeadamente Brasileiros – a chegar à Universidade, trazendo desafios específicos para as práticas de acolhimento e integração. Quem tem a missão de promover a integração e o sucesso e prevenir o abandono? O que temos de fazer para adaptar as nossas práticas de acolhimento à maior internacionalização? Que tempo é dedicado a esta missão? Por quem?
Porque desistem tantos estudantes no primeiro ano? O que é que temos feito? O que é que podemos fazer? E no segundo e terceiros ciclos? Esta sessão é para refletir sobre a forma como temos agido, e partilhar e planear atividades que possam contribuir para o bem-estar e o sucesso dos estudantes e a promoção dos valores da inclusão e interajuda.
A Escola de Psicologia desenvolveu um programa de acolhimento e acompanhamento para os estudantes do 1º ano que inclui vários momentos de contacto e monitorização das suas questões, dúvidas e vulnerabilidades. Para além disso foram envolvidos vários tipos de voluntários (estudantes de vários anos, estudantes estrangeiros para apoiar estudantes estrangeiros, elementos da Associação de estudantes) e desenvolvido um manual de acolhimento, com versão para estrangeiros falantes de português e versão em inglês, e um plano de interações com estudantes do 2º e 3º ano com o objetivo de promover a reflexão sobre interações agressivas e/ou violentas e preveni-las. A partir da descrição das atividades e partilha de materiais, espera-se que os participantes elaborem um plano de atividades e desenvolvam materiais a utilizar nas suas UCs, cursos e/ou UOEIs.
|