Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​​​​​​​

ficha técnica

  • Título Workshop para a implementação de Team Based Learning
  • Formador Manuel João Costa, João Carlos Sousa, Eugénia Ribeiro, Fernando Rodrigues, Nuno Osório, Elsa Costa e Silva (UMinho)
  • Número de Vagas 50
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    28 de janeiro
    14:30 às 17:30
  • ​​Local
    Gualtar
  • Inscrever ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​APRESENTAÇÃO
A Team Based Learning é uma metodologia de ensino/aprendizagem que tem sido adotada com sucesso em várias unidades curriculares da Universidade do Minho, com vista a fomentar a interatividade em sala de aula. Trata-se de uma metodologia versátil, com a vantagem de ser aplicável em turmas com 25 alunos ou com mais de 100. No seguimento de edições realizadas da formação “Aulas mais interativas com TBL”, que já conta com várias edições, o Centro IDEA-UMinho propõe este workshop cujo objetivo é trabalhar a implementação da metodologia nas Unidades Curriculares dos participantes. Assim, o desafio que será lançado aos participantes passará por projetar uma sessão em TBL para uma Unidade Curricular a lecionar brevemente. Será abordada a organização da sessão, o desenvolvimento dos instrumentos necessários – o individual readiness assignment e o group readiness assignment – e ainda a avaliação da implementação. A sessão incluirá a partilha da experiência dos formadores com a audiência, de forma a encorajar os participantes a darem os primeiros passos no uso de TBL. O curso recorre à descrição de exemplos de aulas de áreas de disciplinas diversas e à apresentação de exemplos de atividades. A expetativa é de que os participantes possam concluir a formação com um plano para modificar uma atividade em TBL para a sua unidade curricular e, ainda, que contatem com um conjunto de colegas com os quais poderão contar para o futuro.

A TBL é uma metodologia de ensino/aprendizagem desenvolvida para cursos na área da administração nos anos 1970, por Larry Michaelsen. Tem sido explorada em várias disciplinas (gestão, matemática, química, biologia, psicologia, medicina, economia, etc), para trabalho com turmas com mais de 100 ou com cerca de 25 alunos. Ao contrário doutras metodologias que recorrem ao trabalho com grupos, a TBL é uma metodologia flexível e pode ser adotada com pequenas alterações na organização de horários e programa.

Para que os participantes desenvolvam uma perceção do funcionamento da metodologia, o curso será apresentado aplicando a própria metodologia, isto é, os participantes experienciarão a metodologia sob a perspetiva dos alunos. Os formadores partiharão a sua experiencia docente e discutirão com a audiência como dar os primeiros passos no uso de TBL. O curso recorre à visualização de videos, à descrição de exemplos de aulas de áreas de disciplinas diversas e à apresentação de exemplos de atividades.

A expetativa é que os participantes possam contactar e compreender as vantagens e os desafios de operacionalização de aulas em TBL, e que reflitam sobre a utilidade e o modo de explorar a metodologia TBL nas suas aulas.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Manuel João Costa

     Pró-Reitor: Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica - Universidade do Minho ​ 
     Responsável pelo programa de formação para a docência da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Dinamiza ações de formação para docentes do ensino superior no país, principalmente sobre formas inovadoras de desenvolver atividades em salas de aula, bem como sobre princípios gerais e instrumentos de avaliação. Internacionalmente, organizou e dinamizou formações relacionadas com o envolvimento dos estudantes nas escolas médicas e sobre estratégias promotoras de sucesso em estudantes com dificuldades académicas. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos internacionais de educação médica. ​ 
     ​
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    João Carlos Sousa

     Escola de Medicina - Universidade do Minho 
     Leciona Bioquímica, a turmas de 40 a 130 alunos com recurso a estratégias diversas de aprendizagem activa, em 4 unidades curriculares do Mestrado em Medicina da ECS. Leciona competências laboratoriais a alunos de medicina. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.​


     ​
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Eugénia Costa

     Escola de Psicologia - Universidade do Minho
     Diretora do Mestrado Integrado em Psicologia. Leciona Investigação em Psicologia Aplicada, a turmas de 120 alunos e Laboratório em Psicopatologia e Personalidade a turmas de 25 alunos. No último ano estruturou as aulas de ambas as UCs com base na metodologia da Team Based Learning (TBL). Tem frequentado e lecionado cursos de formação organizados pelo Centro IDEA.
     ​
​​
  • ​​​   ​NunoOsório.jpg


    Nuno Osório

     Escola de Medicina - Universidade do Minho  
     Leciona Biologia Molecular e Celular em duas unidades curriculares (UCs) do mestrado em Medicina da ECS, UMinho. Nestas UCs, é responsável pelos exames de competências laboratoriais tendo a seu cargo o treino de avaliadores e o desenho de instrumentos de avaliação para exames observacionais de laboratório em turmas com mais de 100 alunos. Dinamiza ações de formação para professores do ensino universitário e não-universitário sobre avaliação de competências laboratoriais. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.

     
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Elsa Costa e Silva

     
    Diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência. Dinamizou em várias instituições workshops dirigidos a investigadores e estudantes universitários de Media Training para Cientistas e de Técnicas de Apresentação em Comunicação de Ciência. Leciona em diversas UCs da Licenciatura em Ciências da Comunicação e implementou a metodologia TBL em duas unidades curriculares do 3º ano. Tem frequentado cursos de formação organizados pelo Centro IDEA.
     ​
​​​