Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título O uso da Internet e dos telemóveis para aumentar a participação na sala de aula​
  • Formador Sílvia Araújo, Rui Oliveira e Pedro Teixeira
  • Número de Vagas
    30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    23 de setembro
    09h30 - 12h30
  • ​​Local
    Gualtar - Edifício 1 - 1.19
  •  ​​​​Vagas Esgotadas
  ​APRESENTAÇÃO
O curso tem como objetivos estimular os participantes a identificar e usar recursos gratuitos online de feed-back e de partilha de conteúdos com os estudantes, desenhar estratégias de uso da Internet e identificar vantagens e desvantagens do uso de recursos da Internet na sala de aula.
O curso irá abordar situações em que os estudantes estão na sala, mas não na aula devido à distracção com o uso de recursos tecnológicos. Serão apresentadas soluções de envolvimento e de participação dos estudantes com Web-based Audience Response Systems (ex.: PollEverywhere) e outras ferramentas online. Serão fornecidos elementos baseados em evidências para o desenho de estratégias do uso destas ferramentas na sala de aula.
No âmbito desta formação, exploraremos as potencialidades pedagógicas da ferramenta padlet que permite criar murais virtuais interativos. Ao fomentar uma dinâmica de trabalho intra e/ou inter-par/grupo em modo presencial e/ou a distância, estes cenários pedagógicos contribuem para a implementação de metodologias ativas de Ensino-Aprendizagem.
No final da sessão os participantes deverão de ser capazes de identificar recursos online e de desenhar estratégias para o seu uso na sala de aula. Deverão ainda de ser capazes de reflectir criticamente sobre vantagens e riscos associados ao seu uso.

NOTAS BIOGRÁFICAS
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Sílvia Araújo

    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho 
    Sílvia Araújo é Professora Auxiliar no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, doutorada em Ciências da Linguagem pela Université Denis Diderot-Paris 7 e a UMinho, desde 2008. Desenvolve atividade científica no CEHUM da UMinho, tendo como principais áreas de investigação a Linguística de Corpus e a utilização das tecnologias da informação e da comunicação como suporte à aprendizagem, quer em situações de ensino presencial, quer a distância. Desde 2007, tem vindo a coordenar vários projetos relacionados com as tecnologias aplicadas às línguas: o Projeto Multilingue de Formação Especializada em Línguas (multi-feel), o Projeto Per-Fide de compilação de um corpus multilingue (co-financiado pela FCT), o Congresso Internacional techLING - Línguas, Linguística e Tecnologia. Desde janeiro 2017, está a coordenar o Grupo de Investigação em Humanidades Digitais (http://ceh.ilch.uminho.pt/ghd.php) do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM_ILCH_UM). 
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Pedro M. Teixeira​

    Psicólogo 
    Psicólogo, lecciona metodologia de investigação, estatística e prática baseada na evidência. É co-autor do IPUP (Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto). Fez o curso ‘Communicating in the American Classroom - GRAD810: Preparing International Teaching Assistants Program’, organizado pela University of North Carolina, EUA em 2010. Dinamizou ações de formação para docentes na Escola de Medicina. 
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Rui Oliveira

    Departamento de Biologia - Escola de Ciências - Universidade do Minho
    Rui Oliveira é Professor Auxiliar da Escola de Ciências, farmacêutico e doutorado em Ciências. Leciona unidades curriculares da área da biologia molecular e celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. Tem desenvolvido longa atividade de direção de curso como membro da direção da Licenciatura em Biologia Aplicada, da qual foi diretor. Tem interesse na aplicação de recursos da internet e de tecnologias de informação no ensino, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados biológicos, blogues e audience response systems.
     ​​​​​​​​​​​
​​