ficha técnica
-
Título Avaliar as experiências de inovação: o professor como investigador da sua prática
-
Formador Flávia Vieira
-
Número de Vagas 35
-
Duração
3 horas
-
Data
26 de setembro
14h30 - 17h30
-
Local
Gualtar - Edifício 2 - 2.10
-
Vagas Esgotadas
|
|
APRESENTAÇÃO
Apesar da preocupação crescente das universidades portuguesas com a qualidade do ensino e a inovação pedagógica, as experiências de inovação nem sempre são acompanhadas de um olhar investigativo que permita avaliar as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas. Contudo, a investigação das práticas de inovação confere-lhes maior fundamentação, eleva a compreensão do seu impacto e dos fatores que favorecem ou dificultam a mudança, possibilita a sua melhoria progressiva e favorece a sua sustentabilidade. O Centro IDEA-UMinho, ao dinamizar um programa anual de apoio a projetos de inovação e incentivar a constituição de comunidades de prática, procura fomentar a articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional docente, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning (SoTL). A sessão tem como finalidade propor formas de realizar essa articulação, apresentando exemplos práticos e promovendo a reflexão dos participantes sobre como investigar experiências de inovação em curso ou a desenvolver de futuro. Trata-se, sobretudo, de entender a inovação como objeto de estudo e encarar os ‘problemas pedagógicos’ como ‘problemas de investigação pedagógica’, contribuindo dessa forma para a construção de conhecimento sobre a profissão.
|
NOTAS BIOGRÁFICAS
-

Flávia Vieira
Instituto de Educação, Universidade do Minho Professora Catedrática do Instituto de Educação, doutorada em Metodologias de Ensino. Trabalha nas áreas da formação de professores, supervisão pedagógica e investigação educacional. Tem dinamizado estudos e projetos no âmbito da pedagogia universitária, com ênfase na articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional dos professores, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning (SoTL).
|