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ficha técnica

  • Título Avaliar as experiências de inovação: o professor como investigador da sua prática
  • Formador Flávia Vieira
  • Número de Vagas 35
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    26 de setembro
    14h30 - 17h30
  • ​​Local
    Gualtar - Edifício 2 - 2.10
  •  ​​​​Vagas Esgotadas
  ​APRESE​​​​NTAÇÃO
Apesar da preocupação crescente das universidades portuguesas com a qualidade do ensino e a inovação pedagógica, as experiências de inovação nem sempre são acompanhadas de um olhar investigativo que permita avaliar as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas. Contudo, a investigação das práticas de inovação confere-lhes maior fundamentação, eleva a compreensão do seu impacto e dos fatores que favorecem ou dificultam a mudança, possibilita a sua melhoria progressiva e favorece a sua sustentabilidade. O Centro IDEA-UMinho, ao dinamizar um programa anual de apoio a projetos de inovação e incentivar a constituição de comunidades de prática, procura fomentar a articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional docente, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning (SoTL). A sessão tem como finalidade propor formas de realizar essa articulação, apresentando exemplos práticos e promovendo a reflexão dos participantes sobre como investigar experiências de inovação em curso ou a desenvolver de futuro. Trata-se, sobretudo, de entender a inovação como objeto de estudo e encarar os ‘problemas pedagógicos’ como ‘problemas de investigação pedagógica’, contribuindo dessa forma para a construção de conhecimento sobre a profissão.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Flávia Vieira

    Instituto de Educação, Universidade do Minho 
    ​Professora Catedrática do Instituto de Educação, doutorada em Metodologias de Ensino. Trabalha nas áreas da formação de professores, supervisão pedagógica e investigação educacional. Tem dinamizado estudos e projetos no âmbito da pedagogia universitária, com ênfase na articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional dos professores, na linha do que tem vindo a ser designado por scholarship of teaching and learning (SoTL).
     


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