Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Envolver os alunos nas avaliações de grupo: Avaliação pelos pares
  • Formador Ana Carvalho, Joaquim Silva e Nelson Areal
  • Número de Vagas
    30
  • ​​​​D​uração
    2h 15 min
  • ​​Data
    29 de janeiro - Gualtar (14:30 às 16:45)
  ​APRESENTAÇÃO
A formação tem por objetivo dar a conhecer o processo de avaliação entre pares (Peer Assessement) como técnica de apoio à aprendizagem colaborativa, apresentar uma breve revisão literatura sobre o tema, refletir sobre as suas vantagens e potenciais problemas, e ainda partilhar a prática acumulada pelos formadores ao longo de vários anos de utilização. Esta técnica tem vindo a ser aplicada por um número crescente de docentes em Unidades Curriculares de diversa natureza, como projetos complexos, baseados na metodologia Problem Based Learning, ou em trabalhos de grupo de Unidades Curriculares de cariz tanto qualitativo como quantitativo.
Será ainda apresentada a plataforma usada para o efeito: Teams@EEG da Escola de Economia e Gestão.

NOTAS BIOGRÁFICAS


  • ​​​ Foto/Photo  ​
    Departamento de Gestão, Universidade do Minho 
    Ana Carvalho - Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Universidade do Minho, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Economia e Gestão. Licenciada em Gestão, Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Doutorada em Ciências Empresariais. Tem interesses de investigação em gestão estratégica, inovação, educação em gestão e organizações sem fins lucrativos. Lecciona gestão estratégica de recursos humanos e gestão da mudança e inovação, onde utiliza avaliação entre pares há vários anos. Coordenou a UC “Caso de Gestão” durante 6 anos e tem sido recorrentemente tutora nessa UC, onde se utiliza avaliação entre pares desde a sua criação, há 11 anos.​
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​
    Departamento de Gestão, Universidade do Minho 
    Joaquim Silva - Professor Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, coordenador da Unidade Curricular “Caso de Gestão”. Doutorado em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho. Tem interesses de investigação em co-criação de valor, comportamento do consumidor, e experiência de compra. Utiliza a metodologia de avaliação entre pares há cerca de 8 anos em diversas Unidades Curriculares do 1º e 2º ciclos, e coordena a sua aplicação na Unidade Curricular de projeto “Caso de gestão”.
     
  • ​​​ Foto/Photo  ​
    Departamento de Gestão, Universidade do Minho 
    Nelson Areal - Professor Associado do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Director do Departamento de Gestão. Doutorado em Finanças pela Universidade de Lancaster (Reino Unido), tem com interesses de investigação: medidas de risco de sua previsão; avaliação de opções através de métodos numéricos; investimentos socialmente responsáveis e a educação em gestão. Utiliza a avaliação entre pares no contexto de ensino há cerca de 11 anos. ​​​
     
​​​