ficha técnica
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Título Aulas mais interativas com "Team Based Learning" (TBL) (2ª Ed)
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Formador Manuel João Costa
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Número de Vagas 50
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Duração
3 horas
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Data
30 de janeiro - Gualtar (14:00 às 17:00)
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APRESENTAÇÃO
"O curso “Team-based learning (TBL): como usar uma metodologia flexível e interativa para aumentar a aprendizagem nas aulas"", a 30 de janeiro das 14h00 às 17h00, tem como objetivo apresentar a metodologia TBL, explorar o potencial inerente à sua flexibilidade, e bem como os ganhos na interactividade nas aulas (inclusive com turmas grandes) e nos resultados dos alunos.
A TBL é uma metodologia de ensino/aprendizagem desenvolvida para cursos na área da administração nos anos 1970, por Larry Michaelsen. Tem sido explorada em várias disciplinas (gestão, matemática, química, biologia, psicologia, medicina, economia, etc), para trabalho com turmas com mais de 100 ou com cerca de 25 alunos. Ao contrário doutras metodologias que recorrem ao trabalho com grupos, a TBL é uma metodologia flexível e pode ser adotada com pequenas alterações na organização de horários e programa.
Para que os participantes desenvolvam uma perceção do funcionamento da metodologia, o curso será apresentado aplicando a própria metodologia, isto é, os participantes experienciarão a metodologia sob a perspetiva dos alunos. Os formadores partiharão a sua experiencia docente e discutirão com a audiência como dar os primeiros passos no uso de TBL. O curso recorre à visualização de videos, à descrição de exemplos de aulas de áreas de disciplinas diversas e à apresentação de exemplos de atividades.
A expetativa é que os participantes possam contactar e compreender as vantagens e os desafios de operacionalização de aulas em TBL, e que reflitam sobre a utilidade e o modo de explorar a metodologia TBL nas suas aulas.
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NOTAS BIOGRÁFICAS
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Manuel João Costa
Pró-Reitor: Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica - Universidade do Minho Responsável pelo programa de formação para a docência da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Dinamiza ações de formação para docentes do ensino superior no país, principalmente sobre formas inovadoras de desenvolver atividades em salas de aula, bem como sobre princípios gerais e instrumentos de avaliação. Internacionalmente, organizou e dinamizou formações relacionadas com o envolvimento dos estudantes nas escolas médicas e sobre estratégias promotoras de sucesso em estudantes com dificuldades académicas. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos internacionais de educação médica.
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João Carlos Sousa
Escola de Medicina - Universidade do Minho Leciona Bioquímica, a turmas de 40 a 130 alunos com recurso a estratégias diversas de aprendizagem activa, em 4 unidades curriculares do Mestrado em Medicina da ECS. Leciona competências laboratoriais a alunos de medicina. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.
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Nuno Osório
Escola de Medicina - Universidade do Minho Leciona Biologia Molecular e Celular em duas unidades curriculares (UCs) do mestrado em Medicina da ECS, UMinho. Nestas UCs, é responsável pelos exames de competências laboratoriais tendo a seu cargo o treino de avaliadores e o desenho de instrumentos de avaliação para exames observacionais de laboratório em turmas com mais de 100 alunos. Dinamiza ações de formação para professores do ensino universitário e não-universitário sobre avaliação de competências laboratoriais. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos de educação médica.
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Fernando Rodrigues
Escola de Medicina - Universidade do Minho Coordenador da área cientifica Ciências biomédicas da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Docente das unidades curriculares Moléculas e Células e Projetos de opção, onde tem desenvolvido ações inovadoras de atividades em salas de aula. Paricularmente tem uma vasta experiencia no ensino por módulos de objetivos e no último ano desenvolveu, com a sua equipa, atividades de aprendizagem baseadas em TBL.
Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos em educação médica.
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