Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Motivação no ensino universitário – o que faz andar a roda
  • Formador Margarida Figueiredo Braga
  • Número de Vagas 30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    28 de janeiro (9:30 às 12:30)
  ​APRESENTAÇÃO
Para além de métodos de ensino robustos, o desenvolvimento da motivação nos estudantes é a chave para o sucesso académico. Várias teorias explicam os aspetos psicológicos da motivação, assumindo as crenças pessoais, o ambiente e ​aspetos sociais como elementos centrais. Por outras palavras, tentam responder à questão: o que faz mobilizar os estuda​ntes e em direção a que tarefas e atividades.
Nos professores, a competência motivacional abrange na capacidade de se motivarem a si mesmos, aos seus estudantes e colegas. Variáveis como a motivação dos estudantes que ensinam, práticas institucionais, satisfação psicológica e bem-estar podem influenciar a motivação dos professores.
O workshop incide sobre estratégias motivacionais para estudantes, que para além da discussão teórica pretende ser uma oportunidade para exercícios e utilização prática de algumas estratégias. Este ciclo de formações inclui um segundo workshop independente, sobre estratégias motivacionais para professores.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Margarida Figueiredo Braga

     Faculdade de Medicina, Universidade do Porto​ 
    Psiquiatra. Professor Auxiliar da Faculdade de M​edicina da Universidade do Porto, Unidade de Psicologia Médica. Tem trabalhado no ensino e investigação da Comunicação Clínica em contextos de saúde, para estudantes pré e pós-graduados. Docente do Programa doutoral em Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP. Investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES - Centro de Estudos S​ociais. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde, e co-autora de um Manual de Competências de Comunicação Clínica editado pela Fundação Calouste Gulbenkian. É psicoterapeuta e supervisora em Psicoterapia Cognitivo Comportamental acreditada pela Associação Portuguesa de Terapia Cognitivo Comportamental.
     
​​​