Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Adaptação e (in)sucesso académico em estudantes do 1º ano
  • Formador Leandro Almeida
  • Número de Vagas 30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    28 de janeiro - Gualtar (14:30 às 17:30)
  ​APRESENTAÇÃO
Alguns estudantes experienciam dificuldades na sua adaptação ao Ensino Superior. Trata-se de uma transição desafiante em vários domínios da vida do estudante, e nem sempre os seus níveis de autonomia e de autorregulação são suficientes. Importa caraterizar algumas dessas dificuldades, em particular na área da aprendizagem e do rendimento académico, descrevendo resultados da investigação em torno dessa caracterização e das medidas implementadas tendo em vista aumentar os índices de permanência, envolvimento e sucesso dos estudantes do 1º ano.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Leandro Almeida

    Instituto de Educação, Universidade do Minho 
    Docente doutorado em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto, docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Lecionação nos domínios da cognição e aprendizagem, bem como da metodologia de investigação e análise de dados. Projetos de investigação e teses de doutoramento orientadas em torno da transição, adaptação e sucesso académico dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. Membro do ObservatoriUM.
     
​​​