Atividade/método | Contexto | Exemplos de aplicativos |
Aprendizagem Baseada em Desafios (Challenge Based Learning - CBL) | A metodologias ativas que envolvem a aprendizagem baseada em desafios, equipas, problemas, projetos, etc., podem ser usadas como metodologias de ensino e como metodologias de avaliação, uma vez que o seu desenvolvimento com os estudantes gera produções (documentos, imagens, apresentações, etc) que podem ser objeto de avaliação formativa e sumativa a partir de uma grelha de critérios indicada previamente aos estudantes. Durante estas atividades poderá combinar outros métodos e instrumentos digitais apresentados nesta tabela. | Google drive, Microsoft 365, Microsoft Teams, Slack, Trello Sistemas de chat (ex. Whatsapp), Sistemas de webconferência (G.Meet, Zoom etc), Moodle, Blackboard etc. |
Aprendizagem Baseada em Equipas (Team Based Learning-TBL) |
Aprendizagem Baseada em Pesquisas (Research Based Learning- RBL) |
Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) |
Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) |
Aprendizagem Baseada em Serviço (Service Based Learning - SBL) |
Apresentação online | Apresentação de seminários, trabalhos individuais ou em equipa, usando ou não slides, por webconferência | G.drive, MS365, Zoom, G.Meet, Blackboard |
Avaliação por pares
| Atividade na qual cada estudante avaliará o/os colega/s, de acordo com uma grelha de critérios proposta pelo professor, podendo integrar a classificação dos estudantes (classificação do avaliado e do avaliador). Pode ocorrer em concomitância com a revisão por pares. | Moodle (Laboratório de avaliação), Blackboard , PerusAll, Padlet |
Blog
| O estudante (individualmente ou em grupo) poderá criar um Blog temático ou para apresentar a resolução de problema, e receber comentários avaliativos. | Blogger, tumblr, svbtle |
Criação de animações | A autoria de materiais lúdicos pelos estudantes pode ser um importante instrumento avaliativo e, ao mesmo tempo, motivacional e de aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de capacidades diversas. Existem ferramentas digitais para criação de animações interativas, aplicativos para dispositivos móveis e computadores, além de jogos, que podem ser usados para avaliar a capacidade de síntese, organização, conexão entre os conhecimentos, etc. | Scratch, Blender, GIFPal, Pencil |
Criação de aplicativos | App Inventor, Game maker, Game salad |
Criação de jogos | App Inventor, Kodu, Game maker,Scratch, Unity 3D, Game Salad |
Criação de mapas conceptuais | Os mapas conceptuais servem para identificar o modo de organização dos conceitos pré e/ou pós alguma atividade, ou mesmo como questão num exame. Esta atividade pode ser usada no contexto de resoluções de problemas em TBL, PBL etc. | CMap Cloud, Bubbl.us, MindMup, Visme |
Criação de áudios, podcasts | A criação de áudios, como no formato de podcasts, permite aos estudantes organizar os conhecimentos da UC de forma criativa e compartilhada com a turma. O arquivo final pode ser avaliado pelos pares ou pelo próprio professor. | Soundcloud, Anchor, Audacity, Freesound, Podomatic |
Criação de vídeos ou vídeo blogs (Vlog) | Permite-se que os estudantes criem vídeos, em formatos variados, de curta duração, para apresentar uma temática, um problema, etc., indicados pelo docente. Os Vlogs possibilitam sistemas de comentários pelos docentes e demais colegas da turma. | Youtube, Loom, Powtoon, Animoto, Vimeo, Adobe Spark |
Criação de vídeos interativos | Para além da criação de vídeos interativos, podem ser aproveitados vídeos disponíveis para inserção em sistemas que permitem a construção dessas interações, como notas, questões etc. A construção das interações pode ser elemento para avaliação. | Edpuzzle, H5P |
Discussão assíncrona | As discussões assíncronas envolvendo temáticas e problemas podem ser utilizadas como parte da avaliação. Utilizando-se um fórum, por exemplo, pode-se configurar o mesmo na plataforma de ensino (Moodle, Blackboard etc) para que seja avaliativo, com algum esquema de avaliação das contribuições, a ser feita pelos estudantes, professores ou ambos. | Fóruns em plataformas (Moodle, Blackboard ), Padlet |
e-portefólio | A construção de um e-portefólio consiste na coleção de evidências do processo de aprendizagem, de forma organizada, de tal modo que possa ser usada como elemento do processo avaliativo. | Moodle, Blackboard, Fresgrade, Seesaw, Book Creator |
Estudo de caso
| O uso de estudos de caso constitui uma estratégia de ensino e aprendizagem focada na análise crítica de situações reais ou construídas com fins pedagógicos, as quais podem estar relacionadas com a futura atuação profissional dos estudantes. A análise de casos pode ser objeto de avaliação. | Google drive, Microsoft 365, Microsoft Teams, Moodle, Blackboard |
Glossário colaborativo
| A construção de glossários pode estimular os estudantes na aquisição de terminologia e conceitos específicos da UC. Ferramentas como o glossário do Moodle permitem que os estudantes criem os verbetes (termos do glossário) e enviem os mesmos para avaliação (por pares ou pelo docente), criando-se um glossário cada vez mais amplo e complexo ao longo do tempo. . | Glossário Moodle, Sites Wordpress com plugin glossário, |
Diário reflexivo | O diário reflexivo incide usualmente em processos de aprendizagem num registo pessoal, possibilitando o compartilhamento e comentários entre os colegas de sala. | Microsoft 365, Google drive, Wordpress, Padlet e Weebly. |
Leitura colaborativa
| Os sistemas de leitura social permitem o registo das ações indicadas para a leitura de textos online, individualmente ou em grupo, sendo que alguns sistemas apresentam métricas próprias e/ou personalizadas que podem ser usadas como parte da avaliação. | PerusAll |
Mural | Os murais digitais possibilitam a organização de materiais ou a realização de atividades avaliativas nas quais os estudantes realizam as suas postagens e os seus comentários, sendo estes elementos para avaliação. Os murais podem ser integrados em diversas propostas, como o PBL, o TBL, o e-portefólio, etc. | Padlet, Diigo e Scoop.it |
Simulação laboratorial
| A atividade laboratorial é muito importante em diversas áreas, com destaque para as ciências. Pode-se apresentar uma simulação laboratorial e, a partir dela, criar problemas ou apresentar dados para análises simuladas da experiência. | phet Colorado, montagens em slides etc. |
Storyboard/ sequência de esboços | As sequências de esboços podem ser usadas para ilustrar processos dinâmicos, desde processos sociais a moleculares, sendo uma evidência do modo como os estudantes organizam os conceitos e as suas relações. | Soryboarder, Google drive, Microsoft 365, Pixton |
Teste de consulta | Os exames/testes de consulta podem envolver questões de múltipla escolha, dissertativas, problemas para resolução. Esse tipo de teste exige uma maior complexidade das questões, para além da memorização. | Moodle, Blackboard, Google forms, VoxVote, Mentimeter, Classmarker, QuestionPro |
Testes rápidos em aulas | Podem ser usados sistemas de resposta imediata pela audiência (Audience Response System- ARS) para testes rápidos nas aulas, os quais podem ser anónimos ou não, com feedback em tempo real. | VoxVote, Mentimeter, Sli.do, Kahoot, Google forms, MS Forms |
Testes sem consulta | Neste tipo de testes, o estudante não terá acesso a qualquer tipo de consulta, pelo que se deve garantir o bloqueio aos acessos externos no sistema em que for realizado o teste. | Moodle, Blackboard, Google forms, VoxVote, Mentimeter, Classmarker, QuestionPro |
Textos colaborativos | A co-criação de textos online pode integrar diversas metodologias de ensino-aprendizagem, como PBL, TBL, criação de resenhas etc., sendo o texto final elemento para avaliação da UC. Em alguns dos sistemas, como o google drive, é possível ter acesso ao histórico de construção do documento, assim como ter ferramentas para comentários e respostas que podem ser usados nas avaliações pelos pares ou pelo docente. | Google drive, Wiki (Moodle), Framapad, MeetingWords, Etherpad |
Wiki colaborativo | A construção de uma página wiki segue os princípios da co-construção de textos colaborativos, sendo geralmente usada para a construção de definições ou apresentações de conceitos/temáticas específicas, podendo ou não ser publicado. Pode-se envolver atividades de revisão e/ou avaliação pelos pares. | Google drive, Moodle, Blackboard , Zoho, Wiki.js (para instalação em servidor). |