A avaliação das aprendizagens é uma das componentes das unidades curriculares (UC), sejam elas lecionadas presencialmente, online ou em blended-learning.  Nesse sentido, tal como a avaliação em atividades de ‘lápis e papel’, a avaliação com recurso a meios digitais  implica colocar um conjunto de perguntas que apoiam a escolha dos métodos e instrumentos mais adequados: 

  • Os objetivos educacionais da UC são claros (para mim e para os estudantes)? 

  • O que se espera dos estudantes, no contexto da UC? 

  • Há coerência entre o processo de ensino e aprendizagem e o processo de avaliação?

  • Há coerência entre o que se pretende avaliar e o método de avaliação?

  • Há oportunidades para a avaliação formativa?

  • A carga de trabalho para realizar a avaliação é compatível com a UC e com o peso da mesma na classificação?

  • Os critérios de avaliação são claros e transparentes?

  • As tecnologias escolhidas para a avaliação são de alta usabilidade e com boa estabilidade? (vale a pena ter um plano de contingência)


Ao responder essas perguntas, terá uma visão mais clara sobre o que avaliar, quando e como, assim como se pretende estruturar um processo de avaliação sumativa ou formativa.

Avaliação sumativa


Avalia o desempenho do estudante ao final de um período determinado;


Resulta numa classificação parcial que é, frequentemente, combinada com outras para cálculo da classificação final;


O feedback é fornecido, geralmente, para toda a turma, sintetizando-se o que deveria ter sido feito;

.

O feedback individual ocorre usualmente mediante solicitação.

Avaliação formativa


Avalia o desempenho do estudante em tarefas específicas, visando a regulação das aprendizagens;


Geralmente, não afeta a nota final,  tendo caráter autoavaliativo;

 

Fornece feedback ao estudante sobre como melhorar seu desempenho durante a UC;


Fornece feedback ao professor sobre o andamento das atividades com a turma.


É importante que se construa com os estudantes uma cultura de integridade e transparência no processo de avaliação, dialogando sobre ela com eles de modo a que compreendam que o processo avaliativo faz parte do processo de aprendizagem, ou seja, é vital para sua formação.

Há diversos métodos ou atividades de avaliação que podem implicar o recurso a meios digitais, dependendo a sua escolha das competências que se pretende que os alunos mobilizem ou evidenciem. Diversificar a avaliação é uma forma de diversificar as competências avaliadas, o que torna a avaliação mais holística. Por outro lado, muitas atividades de aprendizagem podem ser objeto de uma avaliação formativa, o que significa que os alunos recebem feedback sobre o que aprendem para poderem melhorar o seu desempenho. Seguem-se dois exemplos da incorporação da avaliação em atividades de aprendizagem: 

  1. Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL): Este tipo de atividade parte de uma proposta de resolução de um problema apresentada pelo docente e proporcionando o trabalho colaborativo entre os estudantes na discussão de conceitos e construção de uma solução para o problema. Pode-se iniciar a ação sincronamente (webconferência), com uma exposição geral pelo docente, passando-se depois para as discussões em salas (Breakout rooms). Os grupos podem usar um ficheiro no google drive para co-construírem os conceitos e, para resolução do problema, utilizar um mapa conceptual online ou qualquer outro tipo de produção digital (vídeo, áudio, animação, etc.),  o qual poderá ser incorporado na plataforma de ensino (Blackboard, Moodle etc) para discussão e avaliação pelos pares e pelo docente.

  2. Criação de animações interativas: Nesta proposta, o docente propõe a elaboração de animações interativas sobre temáticas indicadas ou escolhidas pelos estudantes. Podem utilizar-se aplicativos para trabalhos em times/grupos, como o MS Teams ou Trello, organizando e articulando as etapas de criação com os elementos do grupo. Os materiais produzidos poderão ser incorporados na plataforma de ensino (Blackboard, Moodle, etc.), Mural ou e-portefólio, para discussão e avaliação pelos pares e pelo docente.

Indicamos a seguir alguns métodos e instrumentos para viabilizar avaliações com recurso a meios digitais. Os exemplos de aplicativos são apenas sugestões. Havendo uma grande diversidade disponível, opte pelos que sejam mais familiares à turma ou que tiverem melhor recetividade da parte dos estudantes, e que estejam em sintonia com os objetivos educacionais da UC. Caso não conheça os métodos indicados, procure informar-se sobre os que lhe parecerem adequados ao seu caso.

Atividade/método

Contexto

Exemplos de aplicativos

Aprendizagem Baseada em Desafios (Challenge Based Learning - CBL)

A metodologias ativas que envolvem a aprendizagem baseada em desafios, equipas, problemas, projetos, etc., podem ser usadas como metodologias de ensino e como metodologias de avaliação, uma vez que o seu desenvolvimento com os estudantes gera produções (documentos, imagens, apresentações, etc) que podem ser objeto de avaliação formativa e sumativa a partir de uma grelha de critérios indicada previamente aos estudantes. Durante estas atividades poderá combinar outros métodos e instrumentos digitais apresentados nesta tabela.

Google drive, Microsoft 365, Microsoft Teams, Slack, Trello Sistemas de chat (ex. Whatsapp), Sistemas de webconferência (G.Meet, Zoom etc), Moodle, Blackboard etc.

Aprendizagem Baseada em Equipas (Team Based Learning-TBL)

Aprendizagem Baseada em Pesquisas (Research Based Learning- RBL)

Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL)

Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL)

Aprendizagem Baseada em Serviço (Service Based Learning - SBL)

Apresentação online

Apresentação de seminários, trabalhos individuais ou em equipa, usando ou não slides, por webconferência

G.drive, MS365, Zoom, G.Meet, Blackboard

Avaliação por pares



Atividade na qual cada estudante avaliará o/os colega/s, de acordo com uma grelha de critérios proposta pelo professor, podendo integrar a classificação dos estudantes (classificação do avaliado e do avaliador). Pode ocorrer em concomitância com a revisão por pares.

Moodle (Laboratório de avaliação), Blackboard , PerusAll, Padlet

Blog


O estudante (individualmente ou em grupo) poderá criar um Blog temático ou para apresentar a resolução de problema, e receber comentários avaliativos.

Blogger, tumblr, svbtle 

Criação de animações

A autoria de materiais lúdicos pelos estudantes pode ser um importante instrumento avaliativo e, ao mesmo tempo, motivacional e de aprendizagem, propiciando  o desenvolvimento de capacidades diversas. Existem ferramentas digitais para criação de animações interativas, aplicativos para dispositivos móveis e computadores, além de jogos, que podem ser usados para avaliar a capacidade de síntese, organização, conexão entre os conhecimentos, etc.

Scratch, Blender, GIFPal, Pencil

Criação de aplicativos

App Inventor, Game maker, Game salad

Criação de jogos

App Inventor, Kodu, Game maker,Scratch, Unity 3D, Game Salad

Criação de mapas conceptuais

Os mapas conceptuais  servem para identificar o modo de organização dos conceitos pré e/ou pós alguma atividade, ou mesmo como questão num exame. Esta atividade pode ser usada no contexto de resoluções de problemas em TBL, PBL etc.

CMap Cloud, Bubbl.us, MindMup, Visme 

Criação de áudios, podcasts

A criação de áudios, como no formato de podcasts, permite aos estudantes organizar os conhecimentos da UC de forma criativa e compartilhada com a turma. O arquivo final pode ser avaliado pelos pares ou pelo próprio professor.

Soundcloud, Anchor, Audacity, Freesound, Podomatic

Criação de vídeos ou vídeo blogs (Vlog)

Permite-se que os estudantes criem vídeos, em formatos variados, de curta duração, para apresentar uma temática, um problema, etc., indicados pelo docente. Os Vlogs possibilitam sistemas de comentários pelos docentes e demais colegas da turma.

Youtube, Loom, Powtoon, Animoto, Vimeo, Adobe Spark

Criação de vídeos interativos

Para além da  criação de vídeos interativos, podem ser aproveitados vídeos disponíveis para inserção em sistemas que permitem a construção dessas interações, como notas, questões etc. A construção das interações pode ser elemento para avaliação.

Edpuzzle, H5P

Discussão assíncrona

As discussões assíncronas envolvendo temáticas e problemas podem ser utilizadas como parte da avaliação. Utilizando-se um fórum, por exemplo, pode-se configurar o mesmo na plataforma de ensino (Moodle, Blackboard etc) para que seja avaliativo, com algum esquema de  avaliação das contribuições, a ser feita pelos  estudantes, professores ou ambos.

Fóruns em plataformas (Moodle, Blackboard ), Padlet

e-portefólio

A construção de um e-portefólio consiste  na coleção de evidências do processo de aprendizagem, de forma organizada, de tal modo que possa  ser usada como elemento do processo avaliativo.

Moodle, Blackboard, Fresgrade, Seesaw, Book Creator


Estudo de caso



O uso de estudos de caso constitui uma estratégia de ensino e aprendizagem focada na análise crítica de situações reais ou construídas com fins pedagógicos, as quais podem estar relacionadas com a futura  atuação profissional dos estudantes. A análise de casos pode ser objeto de avaliação.

Google drive, Microsoft 365, Microsoft Teams, Moodle, Blackboard

Glossário colaborativo


A construção de glossários pode estimular os estudantes na aquisição de terminologia e conceitos específicos  da UC. Ferramentas como o glossário do Moodle permitem que os estudantes criem os verbetes (termos do glossário) e enviem os mesmos para avaliação (por pares ou pelo docente), criando-se um glossário cada vez mais amplo e complexo ao longo do tempo. .

Glossário Moodle, Sites Wordpress com plugin glossário, 

Diário reflexivo

O diário reflexivo incide usualmente em processos de aprendizagem num registo pessoal, possibilitando o compartilhamento e comentários entre os colegas de sala.

Microsoft 365, Google drive, Wordpress, Padlet e Weebly.

Leitura colaborativa



Os sistemas de leitura social permitem o registo das ações indicadas para a leitura de textos online, individualmente ou em grupo, sendo que alguns sistemas apresentam métricas próprias e/ou personalizadas que podem ser usadas como parte da avaliação.

PerusAll

Mural

Os murais digitais possibilitam a organização de materiais ou a realização de atividades avaliativas nas quais os estudantes realizam as suas postagens e os seus comentários, sendo estes elementos para avaliação. Os murais podem ser integrados em diversas propostas, como o PBL, o TBL, o e-portefólio, etc.

Padlet, Diigo e Scoop.it

Simulação laboratorial


A atividade laboratorial é muito importante em diversas áreas, com destaque para as ciências. Pode-se apresentar uma simulação laboratorial e, a partir dela, criar problemas ou apresentar dados para análises simuladas da experiência.

phet Colorado, montagens em slides etc.

Storyboard/ sequência de esboços

As sequências de esboços podem ser usadas para ilustrar processos dinâmicos, desde processos sociais a moleculares, sendo uma evidência do modo como os estudantes organizam os conceitos e as suas relações.

Soryboarder, Google drive, Microsoft 365, Pixton

Teste de consulta

Os exames/testes de consulta podem envolver questões de múltipla escolha, dissertativas, problemas para resolução. Esse tipo de teste exige uma maior complexidade das questões, para além da memorização.

Moodle, Blackboard, Google forms, VoxVote, Mentimeter, Classmarker, QuestionPro

Testes rápidos em aulas

Podem ser usados  sistemas de resposta imediata pela audiência (Audience Response System- ARS) para testes rápidos nas aulas, os quais podem ser anónimos ou não, com feedback em tempo real.

VoxVote, Mentimeter, Sli.do, Kahoot, Google forms, MS Forms

Testes sem consulta

Neste tipo de testes, o estudante não terá acesso a qualquer tipo de consulta, pelo que se  deve garantir o bloqueio aos acessos externos no sistema em que for realizado o teste.

Moodle, Blackboard, Google forms, VoxVote, Mentimeter, Classmarker, QuestionPro

Textos colaborativos

A co-criação de textos online pode integrar diversas metodologias de ensino-aprendizagem, como PBL, TBL, criação de resenhas etc., sendo o texto final elemento para avaliação da UC. Em alguns dos sistemas, como o google drive, é possível ter acesso ao histórico de construção do documento, assim como ter ferramentas para comentários e respostas que podem ser usados nas avaliações pelos pares ou pelo docente.

Google drive, Wiki (Moodle), Framapad, MeetingWords, Etherpad

Wiki colaborativo

A construção de uma página wiki segue os princípios da co-construção de textos colaborativos, sendo geralmente usada para a construção de definições ou apresentações de conceitos/temáticas específicas, podendo ou não ser publicado. Pode-se envolver atividades de revisão e/ou avaliação pelos pares.

Google drive, Moodle, Blackboard , Zoho, Wiki.js (para instalação em servidor).


Saiba mais:


Assessment and feedback toolkit - University of Glasgow

Assessment, digital learning, events, online learning, teaching (Dublin City University)

Advice for Choosing Alternative Assessments (Dublin City University)




Autoria:  Gabriel Gerber Hornink

Coordenação: Centro IDEA-UMinho

Edição: Rui Oliveira, Flávia Vieira


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