Os testes ou exames de consulta podem ser realizados remotamente com recurso a livros, apontamentos e outros materiais. Por conseguinte, suscitam a necessidade de questões que privilegiem raciocínios analíticos, complexos e críticos. Questões que incentivem uma reprodução automática e uma aplicação direta do conhecimento são menos interessantes pois as respostas poderão ser encontradas com relativa facilidade em livros ou em páginas web. Contudo, tenha em atenção que para avaliar capacidades mais complexas, elas devem ter sido também desenvolvidas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, o qual deverá estar alinhado com as práticas de avaliação.

A janela temporal para resposta dos estudantes e submissão ao docente pode alargar-se: algumas universidades estão a contemplar mais uma hora de prova (além do tempo que levaria se fosse feita presencialmente) e outras a optar por definir períodos até 48 horas. Por outro lado, a prova pode ser dividida em partes com intervalos temporais. Para este tipo de decisões, o docente pode levar em consideração fatores como a extensão da prova, ter estudantes em diferentes fusos horários, com necessidades educativas especiais ou com diferentes graus de acesso à internet. O ideal será manter as provas num formato low-tech para minimizar dificuldades de concretização ou de submissão.

 #DICAS:  [Muitos dos aspetos abaixo referidos podem integrar um documento simples a disponibilizar aos estudantes, com orientações gerais sobre a prova]

Na conceção da prova

Na relação com os estudantes

Na prevenção de práticas ilegítimas

Elabore as perguntas com vista a avaliar a interpretação e aplicação do conhecimento adquirido, a capacidade de compreensão e pensamento analítico; inclua um  cenário desafiador e original que exija interpretação e raciocínio crítico 

Disponibilize aos estudantes , se possível, algumas perguntas de tipo similar às que poderão ser colocadas num teste deste género

Sugira aos estudantes a leitura do Código de Ética da UMinho . Para  a prova, convide os estudantes a assinar um compromisso de integridade académica, (por ex.: Declaro ter atuado com integridade na elaboração do presente trabalho académico e confirmo que não recorri à prática de plágio nem a qualquer forma de utilização indevida de informações na sua elaboração).s; pode fornecer o modelo do compromisso, que o estudante integrará na sua folha de resposta.

Garanta que os materiais essenciais à realização da prova são disponibilizados e  acessíveis a todos (incluindo os estudantes com necessidades educativas especiais) 

Indique claramente aos estudantes que se esperam respostas, soluções e argumentos bem estruturados, e não apenas a reprodução de conhecimento

Indique que, em caso de dúvidas sobre a resposta à prova, o aluno poderá ser chamado a uma prova oral adicional para defender e justificar as suas respostas (ou que haverá uma escolha aleatória de alguns estudantes para uma oral)

Elabore perguntas claras/ não ambíguas para limitar a confusão do aluno e o tempo despendido na clarificação do que é solicitado pela pergunta

Se adequado, indique um  limite de palavras para o teste ou para cada uma  das questões

Em testes com tempo controlado semelhante à prova presencial, proceda a uma parametrização de perguntas com distribuição aleatória (os estudantes terão assim uma combinação diferente de perguntas) ou usando dados diferentes em cada pergunta

Estruture suas perguntas e a prova em  geral tendo em mente os resultados de aprendizagem pretendidos, ou seja, as competências (conhecimentos, capacidades, atitudes)  que os estudantes devem demonstrar na UC

Identifique atempadamente o tipo de escrita (computador ou manual) que pode ser utilizada e qual o modo de submissão

Determine previamente que apenas aceitará  respostas em formato passível de submissão (ex. word ou pdf) a ferramentas de deteção de plágio  (ex. SafeAssign integrado na Blackboard)


 

Solicite  aos estudantes que personalizem as suas respostas, fazendo referência a trabalhos que tenham realizado em aula ou já submetidos

  

Possibilidades:

- Elabore as questões do teste recorrendo a cenários baseados em problemas ou casos reais, exigindo que os estudantes apliquem as suas capacidades e conhecimentos ao cenário em questão.

- Apresente dados qualitativos ou quantitativos relevantes e coloque questões interpretativas e de aplicação: O que mostram os dados? Qual a relevância desses dados ou do cenário em termos de...? Que outros fatores poderiam afetar/produzir esses dados?

- Recorra a notícias de jornais, afirmações de autores, conclusões de estudos realizados, etc.) e peça aos estudantes para comentar/justificar/ esclarecer/contradizer... mobilizando o seu conhecimento.

- Perante determinado enquadramento, background ou circunstância, solicite ao aluno que perspective o seu desenvolvimento, construa cenários ou antecipe desafios ou soluções.

 

Tipos de competências a mobilizar e questionamentos respetivos:

  • Compreender / demonstrar

    • O que quer dizer sobre… / Dê um exemplo de … /que fatores não são considerados…

  • Aplicar conhecimento

    • Que teoria/conceito explica esta situação, que técnica/teoria usaria para explicar, o que aconteceria se..., escolha, interprete, ilustre, preveja …

  • Analisar diferentes conceitos/teorias

    • Em que medida Y se distingue de X; quais são os argumentos que justificam X; de que forma Y se relaciona com X; contraste as teorias Y e X

  • Fazer julgamentos informados

    • O que é mais importante? Qual teoria faz mais sentido? Para esse caso, que método é melhor? Argumente, julgue...

  • Sintetizar (avaliar conceitos, factos)

    • Categorize, construa (um gráfico, uma tabela, …), crie (um modelo, uma proposta, ), desenhe, sintetize


Autoria: Elsa Costa e Silva, Manuel João Costa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink


This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.