A partir deste documento, o Gabinete para a Inclusão propõe um conjunto de medidas de apoio que visam promover uma maior igualdade e equidade no processo de avaliação de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
As medidas de apoio apresentadas não se diferenciam nas modalidades de Ensino Presencial ou Ensino à Distância. A diferença reside na forma e/ou nos meios em que poderão ser implementadas.
#19.1 Recomendações gerais relativas à realização de provas na plataforma Blackboard
• Na realização de provas através da Blackboard, permitir o retrocesso ou alterações às respostas dadas anteriormente.
• Na opção Exceções de Disponibilidade do Teste:
a) adicionar o tempo extra no campo “contador de tempo”. Estando adicionado um tempo extra para o(s) estudante(s) referenciado(s), a utilização das opções “envio automático” ou “forçar conclusão” dependerão exclusivamente da decisão do/a Docente;
b) sem prejuízo da alínea anterior, sugerimos que não seja assinalada a opção “envio automático”, precavendo desta forma algum erro na contabilização do tempo extra pela plataforma.
#19.2 Medidas de apoio ao processo de avaliação, comuns aos diferentes diagnósticos e modalidades de ensino
• Tempo adicional para a realização de provas de avaliação, tendo como referência, mais 50% do tempo total definido;
• Alargamento de prazo para a entrega de trabalhos escritos e individuais, a acordar com o/a Docente da UC;
• Data alternativa para a realização da prova, caso a data inicial coincida com períodos de hospitalização ou realização de tratamentos inadiáveis;
• Diversificação dos processos de avaliação (podendo incluir combinações de: avaliação formativa, avaliação contínua, avaliação sumativa, realização de trabalhos práticos, avaliação oral e avaliação escrita, etc.);
• Autorização para a realização de pausas durante as provas de avaliação.
#19.3 Medidas de apoio específicas, aplicáveis de acordo com o quadro clínico dos estudantes
Medidas de apoio | Deficiência Auditiva | Deficiência Visual |
Deficiência Motora | Doença Crónica ou Neurológica | Transtorno psíquico | Perturbação do Espectro do Autismo | Dislexia |
Avaliação oral, com recurso a intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP), particularmente na surdez profunda | ✔ |
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Avaliação oral, com os interlocutores a comunicarem frente-a-frente, em ritmo mais pausado, possibilitando a leitura labial | ✔ |
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Avaliação oral, dando a oportunidade ao aluno de reproduzir a questão que lhe foi colocada oralmente | ✔ |
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Transmissão das ideias principais de debates e diálogos ocorridos em contextos físicos ou virtuais, falando frente a frente | ✔ |
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No decurso de uma prova de avaliação, fornecer informações importantes por escrito | ✔ | ✔ |
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Não temporização das provas realizadas em plataformas digitais |
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Leitura e/ou descrição de tabelas, figuras, quadros ou gráficos, visualmente mais complexos ou de difícil leitura |
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Fornecer descrições em texto relativas a tabelas, figuras, quadros ou gráficos |
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Evitar questões de correspondência |
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Fornecer o enunciado da prova em formato de texto, por via eletrónica, para que possa ser lido num editor de texto |
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Na medida do possível e caso o estudante assim o requeira, fornecer uma impressão em Braille ou ampliação do enunciado ou quaisquer outros textos necessários à realização da prova |
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Elaboração de enunciados em letra Arial, tamanho 16 a 22, com espaçamento entre linhas de 1,5, conforme indicação do aluno |
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Utilizar uma boa relação de contraste entre o texto/conteúdo e o fundo |
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Evitar utilizar as cores: vermelho, verde ou cinza claro |
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Certificar-se de que o texto, tabelas ou gráficos são igualmente compreensíveis quando visualizados sem cores |
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Leitura e/ou uma breve explicação das perguntas da prova de avaliação |
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Elaborar os enunciados de forma clara, com frases simples, destacando as palavras, conceitos ou ideias-chave (por exemplo, a negrito ou sublinhado) |
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Evitar o uso de conceitos ou expressões com duplo sentido, a não ser que sejam imprescindíveis para a avaliação |
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Não penalizar erros ortográficos, gramaticais e de sintaxe, assim como omissões, trocas ou inversões de sílabas, letras ou símbolos, privilegiando os conteúdos e não tanto a forma como são expressos |
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Possibilitar a transcrição ou leitura das respostas escritas (ilegibilidade das respostas) |
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Complementar ou substituir a avaliação escrita com/por avaliação oral |
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Complementar ou substituir a avaliação oral com/por avaliação escrita | ✔ |
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Possibilitar a realização trabalhos académicos individuais em detrimento de trabalhos de grupo |
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Notas:
1) O conjunto de medidas de apoio presentes no Plano Individual de Apoio de um estudante com um determinado diagnóstico ou quadro clínico poderão contemplar outras medidas não referidas no quadro acima, dependendo essa decisão da avaliação das necessidades e dificuldades específicas em cada caso.
2) Os alunos deverão analisar e acordar com cada docente a melhor estratégia e as adequações necessárias, tendo em consideração os conteúdos e os critérios de avaliação de cada UC, assim como as particularidades relacionadas com os espaços físicos e/ou as plataformas digitais onde a prova será realizada.
3) O GPI está disponível para colaborar na realização das adequações necessárias (impressões em Braille, impressões em relevo, ampliações etc.), desde que lhe seja comunicada essa solicitação com a devida antecedência.