O Team-Based Learning (TBL) é uma estratégia de ensino colaborativa que envolve trabalho em grupo. Segue um processo estruturado para estimular o envolvimento dos estudantes e dinamiza a qualidade da sua aprendizagem. Implica uma preparação prévia dos estudantes, a partir de materiais disponibilizados (desejavelmente com uma semana de antecipação).
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Nas aulas em formato TBL, o docente deverá ceder todos os elementos necessários para uma preparação adequada dos estudantes. Esses materiais - (bibliografia, ppt, links, etc) devem ser limitados em termos de volume de trabalho que impliquem. Quanto ao professor deve preparar um "teste à preparação individual" (IRA, de Individual Readiness Assignment) para a atividade.
A sequência é a seguinte: 1) no início, os estudantes completam individualmente o IRA (10-15 min); 2) os grupos (3-10 estudantes, consoante a dimensão da turma) reúnem-se para discutir as respostas (30-60 min, consoante a natureza da UC); 3) discussão síncrona com o docente das dúvidas e das respostas ao IRA entre grupos/estudantes e conclusão com os pontos de síntese da atividade. |
Alguns conselhos na transição para o ambiente síncrono de ensino à distância:
a) Explicar no início da sessão a estrutura da atividade, o objectivo de cada momento e os tempos previstos.
b) Disponibilizar o IRA no início da aula, preferencialmente em word (pode ser um google doc, por exemplo) para permitir edição direta. Pode usar-se o depósito normal na BB (preferencialmente uns minutos antes de começar a aula) ou disponibilizar um link para um Google Doc.
c) Na fase 2, criar os grupos de trabalho aleatoriamente, usando o "breakout rooms" das ferramentas (Zoom, ou BlackBoard Collaborate)
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A ferramenta BB Collaborate permite a criação de grupos aleatórios sob controlo do docente, que pode decidir o número de grupos em função do número de estudantes presentes. Caso já haja grupos anteriormente formados (e se pretenda mantê-los), é possível criar os grupos nominalmente.
Os estudantes transitam para salas virtuais privadas, para discutirem dentro dos grupos . Caso seja do entendimento do docente, poderá ser dada permissão para os estudantes integrarem outro grupo que não o que foi aleatoriamente decidido (ativando a função de permissão de troca de grupos).
Se, por um problema de rede, o aluno sair do grupo, o docente pode colocá-lo de novo (clica na bolinha à frente do nome do aluno e aparecem os grupos, bastando depois clicar no número pretendido). | (Opção Partilhar Conteúdo >> Interagir>>Grupos de trabalho) |
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d) Enquanto integrados nos grupos (salas privadas virtuais), os estudantes não ouvem o docente (caso este se encontre na sala principal). O chat pode ser mantido a funcionar, para troca de mensagens entre estudantes e docentes.
e) Quando os grupos são dissolvidos, automaticamente no final do tempo combinado ou por intervenção do docente , todos voltam automaticamente à 'sala principal'.
f) Para a discussão geral, os resultados (de resposta fechada) podem ser disponibilizados com recurso a outras plataformas (como Slido; ou VoxVote), através da opção partilha do ecrã, e o docente pode ir discutindo os resultados, assim como os argumentos.
g) A opção de usar plataformas que apresentam os resultados, aquando da discussão com o docente, onde os estudantes votam (alguns individualmente, outros em grupo), ajuda a manter a participação de todos, pois muitos apresentam alguma relutância em interagir nestas plataformas, apresentando a justificação para as suas opções.
h) Para as respostas de perguntas abertas, é possível usar o VoxVote ou apenas a opção áudio e chat da BB Collaborate.
i) No fim de cada pergunta, perguntar sempre se há dúvidas e só avançar depois de reagirem verbal ou através do chat.
j) Uma reacção final dos estudantes (exemplos reais):
Qual a opinião dos estudantes das aulas em TBL. (1 - detestei; 5 - adorei)
| Qual a opinião dos estudantes das aulas em TBL on-line, em comparação com TBL em sala de aula, ou aulas com um carácter mais expositivo.
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Autoria: Elsa Costa e Silva, Maria Teresa Correia Guedes Lino Neto e Manuel João Costa
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Edição: Gabriel Gerber Hornink, Isabel Flávia Vieira
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