Há muitos instrumentos para avaliação do estudante numa unidade curricular (UC) online que permitem a autonomia no seu processo de formação e, simultaneamente, garantem a autoria dos trabalhos através do acompanhamento regulado do docente, de que é exemplo o portfólio digital individual.
O portfólio digital individual é uma coleção de evidências, devidamente organizada, que tem como função documentar o percurso de aprendizagem do estudante ao longo do tempo de duração da UC.
Enquanto plataforma digital, o portfólio permite que, a cada evidência colocada pelo estudante, o docente tenha a possibilidade de associar um feedback, pois o feedback constante fornece um fluxo longitudinal de informações que o estudante pode usar para programar futuras oportunidades de aprendizagem.
#1 Orientação
Deve ser claro para o estudante o que deve incluir no seu portfólio individual, nomeadamente, as demonstrações de cumprimento de um determinado objetivo, evidências de aprendizagem, seleção de artefactos em diferentes formatos - áudio, vídeo, imagem e texto -, pesquisas efetuadas e reflexões individuais.
Por outro lado, é importante que o estudante compreenda que deve criar rotinas para “alimentar” o seu portfólio.
Uma boa opção é alinhar os objetivos de aprendizagem com a taxonomia de Bloom, relacionando-os com os diversos níveis de aprendizagem.
#2 Avaliação como aprendizagem
A avaliação de um portfólio deve ser rica em feedback do docente, durante toda a UC, pois só assim permite a aprendizagem pelo estudante e a garantia da autoria dos trabalhos. Visto que a construção de um portfólio tem um período de tempo alargado, funciona como uma avaliação formativa, onde o aluno também irá autoavaliar-se.
Dada a natureza potencialmente subjetiva da avaliação do portfólio, apresentamos no seguinte quadro alguns critérios (selecionar os mais pertinentes para cada caso específico):
Critérios | Não Satisfaz | Satisfaz | Bom | Excelente | Pontuação |
Elementos de layout | A cor do fundo, as fontes e os links são usados de forma inconsistente em todo o portfólio. | A cor do fundo, as fontes e os links nem sempre são usados de forma consistente em todo o portfólio. | A cor do fundo, as fontes e os links são usados de forma consistente em todo o portfólio. | A cor do fundo, as fontes e os links aumentam a qualidade estética, e são usados de forma consistente em todo o portfólio. |
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Texto | O texto é difícil de ler devido ao uso inadequado de fontes, tamanho da letra para títulos, subtítulos e corpo de texto (itálico, negrito, sublinhado). | Nem sempre o texto é fácil de ler devido ao uso inadequado de fontes, tamanho da letra para títulos, subtítulos ou corpo de texto com parágrafos longos. | O texto é fácil de ler. As fontes e o tamanho da letra são adequados. | O texto é fácil de ler. As fontes e o tamanho da letra são adequados e variam de acordo com os títulos, subtítulos e corpo de texto (itálico, negrito, sublinhado). | |
Seleção de artefactos em diferentes formatos (áudio, vídeo, imagem e texto) | Os artefactos não se relacionam com a finalidade do portfólio. | Alguns artefactos estão relacionados com a finalidade do portfólio. | A maioria dos artefactos estão relacionados com a finalidade do portfólio. | Há uma grande variedade de artefactos e todos eles estão clara e diretamente relacionados com a finalidade do portfólio. | |
Elementos gráficos e multimédia (animações, mapas de conceitos, gráficos, áudio, vídeo) | O uso inadequado de elementos gráficos (e/ou multimédia) prejudica o conteúdo. | Alguns elementos gráficos (e/ou multimédia) contribuem para a compreensão dos conceitos. | A maioria dos elementos gráficos (e/ou multimédia) contribuem para a compreensão dos conceitos e são apropriados para o propósito escolhido. | Todos os elementos gráficos (e/ou multimédia) melhoram efetivamente a compreensão dos conceitos, valorizam o material escrito, despertam interesse e são apropriados para o propósito escolhido. | |
Os artefactos de áudio e/ou vídeo não foram editados ou exibem inconsistências (muito alto/muito baixo/som distorcido). | Alguns dos artefactos de áudio e/ou vídeo foram editados e são consistentes (projeção de voz adequada, linguagem apropriada, som claro). | A maioria dos artefactos de áudio e/ou vídeo foram editados e são consistentes (projeção de voz adequada, linguagem apropriada, som claro). | Todos os artefactos de áudio e/ou vídeo foram editados e são consistentes (projeção de voz adequada, linguagem apropriada, som claro). |
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Legendas | Nenhum artefacto é acompanhado por uma legenda que explique a importância dos itens, incluindo título, autor e data. | Apenas alguns artefactos são acompanhados por legendas que explicam a importância dos itens, incluindo título, autor e data. | A maioria dos artefactos são acompanhados por legendas que explicam a importância dos itens, incluindo título, autor e data. | Todos os artefactos são acompanhados por legendas que explicam claramente a importância dos itens, incluindo título, autor e data. |
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Citações | Nenhum texto criado por terceiros é devidamente citado. | Apenas alguns textos criados por terceiros estão devidamente citados. | A maioria dos textos criados por terceiros estão devidamente citados. | Todos os textos criados por terceiros estão devidamente citados e formatados. | |
Navegação | Os links de navegação são confusos e é difícil localizar os artefatos, mover entre páginas relacionadas ou para uma secção diferente.
Existem problemas significativos com as ligações entre páginas.
Muitos dos links externos estão “mortos”. | Os links de navegação são um tanto confusos e não é claro como localizar um artefato ou mover para páginas relacionadas ou para uma secção diferente.
Algumas páginas não estão corretamente ligadas às páginas anteriores ou ao menu de navegação..
Alguns links externos estão “mortos”. | Os links de navegação funcionam bem, mas nem sempre é claro como localizar um artefacto, mover para páginas relacionadas ou para uma secção diferente.
A maioria das páginas não estão corretamente ligadas às páginas anteriores ou ao menu de navegação.
A maioria dos links externos estão ativos. | Os links de navegação funcionam bem e são intuitivos. As várias secções do portfólio têm legendas, estão bem organizadas e permitem localizar facilmente um artefacto, mover entre páginas relacionadas ou para uma secção diferente.
Todas as páginas estão ligadas às páginas anteriores ou ao menu de navegação.
Todos os links externos estão ativos. |
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Erros | Existem muitos (mais de seis) erros gramaticais e de ortografia que exigem revisão imediata. | Existem alguns (quatro ou mais) erros gramaticais e de ortografia que requerem revisão. | Existem pequenos erros (dois ou três) gramaticais que requerem revisão. | Não há erros gramaticais nem de ortografia. | |
Testemunhos de aprendizagem | Não há testemunhos ou estes não explicam o processo de aprendizagem. | Há alguns testemunhos, mas não explicam o processo de aprendizagem. | A maioria dos testemunhos explica o processo de aprendizagem e inclui metas para uma aprendizagem contínua. | Todos os testemunhos explicam claramente o processo de aprendizagem e incluem metas para uma aprendizagem contínua (a curto e a longo prazo). | |
Reflexões individuais | Não há comentário reflexivo ou as reflexões não ilustram a capacidade crítica nem fornecem sugestões para alternativas construtivas. | Algumas reflexões ilustram a capacidade crítica e fornecem sugestões para alternativas construtivas. | A maioria das reflexões ilustram a capacidade de criticar efetivamente o trabalho produzido e fornecem sugestões para alternativas construtivas. | Todas as reflexões ilustram a capacidade de criticar efetivamente o trabalho produzido e fornecem sugestões para alternativas construtivas. |
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#3 Plataformas para a criação de portfólios digitais
A plataforma Blackboard permite a criação de portfólios digitais, onde é possível inserir texto, imagens e vídeos, bem como feedback do docente. É o caso dos separadores ‘Blogs’, ‘Diários’, “Wikis’ ou ‘Fórum de discussão’.
Há, também, algumas aplicações online de fácil utilização.
Fresgrade é uma aplicação que permite que os estudantes criem portfólios digitais contendo texto, imagens, vídeo e áudio. O docente pode atribuir tarefas aos estudantes e ver as atividades realizadas. No final, é possível criar uma apresentação de diapositivos com os destaques do portfólio digital do estudante. Fresgrade é uma aplicação gratuita.
Seesaw é uma aplicação para a criação de portfólios digitais em dispositivos móveis. O docente cria uma conta de sala de aula e os estudantes registam-se digitalizando um código QR. O docente pode ver e classificar todas as submissões para a sala de aula, pode ainda enviar notificações aos estudantes. A aplicação é gratuita para utilizadores individuais, mas quando precisar de criar mais portfólios terá que subscrever uma assinatura (mensal ou anual).
Book Creator é uma aplicação para criar e-books multimédia. Os estudantes podem criar um e-book com texto, imagens e vídeos. A aplicação permite criar gratuitamente até 40 e-books.
Saiba mais:
Creating and Using Rubrics for Assessment
Autoria: José Alberto Lencastre
Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink, Rui Oliveira
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