A aprendizagem mediada pela tecnologia integra o desenvolvimento de competências digitais nas seguintes áreas: Informação e literacia digital; Comunicação e colaboração; Criação e criação colaborativa de conteúdos digitais; Segurança; Resolução de problemas. Um dos recursos digitais que viabiliza o desenvolvimento destas competências é o Google Drive. 

Ao trabalhar de forma colaborativa em cocriações, é importante que os estudantes tenham consciência do que representa a coautoria digital, por exemplo, as questões éticas envolvidas em publicações (ver COPE - Committee on Publication Ethics), a concepção de trabalho colaborativo e as formas de colaboração possíveis nas ferramentas escolhidas.

 

#1 Principais ferramentas do Google Drive

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As ferramentas podem ser utilizadas na nuvem, de forma compartilhada, em modo leitura, edição ou comentário. Além disso, é possível instalar no computador o aplicativo  para sincronização e trabalho offline.  Nos dispositivos móveis é possível instalar a aplicação para Android e/ou para iPhone e iPad, além de extensões para navegadores como o Google Chrome.



#2 Tarefas académicas que podem integrar o uso do Google Drive (entre outras):

Ação

Contexto

Recursos em destaque

Gestão pedagógica

Auxiliar atividades de gestão pedagógica, por exemplo ao nível da direção de curso, fomentando a colaboração entre docentes no planeamento e monitorização das propostas de ensino e avaliação.

Destaque para documentos e planilhas

Organização de eventos pedagógicos

Centralizar todas as ações da equipa, desde o planeamento, Inscrições, financeiro, certificações, materiais, etc.

Todos, com destaque para documentos e planilhas

Apresentações de aulas

Construção e compartilhamento de apresentações de slides, com a possibilidade de inserir o link de visualização nos ambientes virtuais, desta forma, possibilitando a sua atualização sem novo upload no ambiente.

Apresentações, Desenhos, Planilhas

Problemas compartilhados

Resolução de problemas de forma colaborativa em documentos ou planilhas online, nos quais os alunos podem contribuir em simultâneo ou de modo diferido.

Documentos, planilhas

Cálculo colaborativo

Resolução de listas ou problemas envolvendo cálculo de forma partilhada, sendo que cada estudante contribui com os itens que lhe foram atribuídos, criando-se uma grande de lista de itens resolvidos.

Planilhas

Autoria de trabalhos académicos

Estruturação e criação de documentos académicos como eBook, artigos, resumos para eventos etc. Deste modo, evitam-se conflitos de versões, com sincronismo em tempo real de todas as contribuições.

Documento, planilha, desenho, etc.

Orientação de estudantes

Estruturação e gestão colaborativa dos trabalhos dos estudantes de graduação e pós-graduação, conferindo transparência às atividades, aos dados e textos produzidos, evitando conflitos entre versões de ficheiros. Um exemplo de uso consiste em combinar fundamentos da gestão de projetos para criar planilhas com o gráfico de Gantt das atividades, gestão e risco etc. 

Todos, com destaque para documentos e planilhas

Pesquisas académicas

Estruturação e gestão colaborativa de equipas de pesquisa, centralizando todos ficheiros em um único local, desde o planeamento aos resultados e avaliações.

Todos, com destaque para documentos,  planilhas e formulários

Mapeamento colaborativo

Criação de mapas colaborativos com informações georreferenciadas de qualquer natureza. Podem constituir um produto de pesquisas ou de atividades das UC

Mapas, Planilhas

Trabalhos em equipa

No contexto das UC, os trabalhos académicos podem  beneficiar dos ficheiros colaborativos na nuvem, reunindo atividades com foco na realização do trabalho solicitado pelo docente.

Todos, com destaque para documentos,  planilhas

Avaliação por pares

Realização de atividades que integram a avaliação por pares, no formato de documentos, apresentações ou planilhas, sendo possível que os revisores realizem comentários, sugestões de melhoria etc., com a vantagem de ficar gravado todo histórico de alterações e comentários.

Todos, com destaque para documentos,  planilhas

Provas/exames

Construção e aplicação de pequenos testes ou provas/exames, com criação de diversos tipos de questões, possibilidade de correção automática das questões objetivas, feedback dos acertos e erros, e envio da classificação e/ou-feedback qualitativo.

Formulário


#3 Algumas sugestões de uso no contexto colaborativo:

  • Copiar quadros e tabelas a partir de planilhas no Google Drive e colá-los num documento de texto, será possível indicar para se manter o vínculo com o original ou não (o mesmo se procede com desenhos do Google Drive). Dessa forma, após qualquer atualização no original, pode atualizar-se o objeto inserido passando o cursor do rato sobre o mesmo e optando por atualizar.

  • Para comentar documentos, marcar o local do comentário com o cursor do rato e clicar no ícone + para comentar. Para atribuir o comentário a alguém específico, digitar @emaildapessoa e premir a opção Atribuir para que o destinatário receba o comentário por email;

  • Usar esquemas lógicos para a organização das pastas e subpastas, para facilitar que qualquer colaborador encontre os ficheiros.Usar designações  para os ficheiros que facilitem a sua localização no campo de busca, inserindo elementos como: tema, tipo de produção, instituição, ano (ex. artigo_IDEAdigital_Google_2020);

  • Em construções colaborativas, é importante existir transparência nas regras de edição/colaboração, assim como na forma de  comentar, usar as cores, usar inserção de comentários com atribuição, etc;


  • Para alterações maiores ou mais significativas na edição do ficheiro, selecionar o uso do modo Sugestões para que as alterações fiquem visíveis com o comentário da ação ao lado.

sugestoes.jpg
  • Todos os envolvidos terão acesso às revisões  e poderão discuti-las, aceitando  ou não as alterações propostas;
  • Usar a função Histórico para identificar as intervenções dos colaboradores, assim como para restaurar versões anteriores em caso de problemas;
  • Para produções académicas, como eBooks, exportar em mais de um formato de leitura (pdf e ePub) para flexibilizar o acesso nos diferentes dispositivos (telemóvel, tablet, computador ou impresso).

Saiba mais:

Suporte Google - File, storage, collaboration

The Digital Competence Framework 2.0



Autoria:  Gabriel Gerber Hornink

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Rui Oliveira