O 4º Partilhando IDEiAs  abordou a temática da avaliação sumativa à distância, trazendo diversas práticas realizadas pelos participantes nas avaliações em curso ou programadas, assim como preocupações e desafios. Segue-se uma síntese da sessão.

Principais práticas partilhadas:

#12.1 Diversificar os elementos e os instrumentos de avaliação;

#12.2 Ajustar os parâmetros de avaliação e diminuir o peso atribuído a testes;

#12.3 Combinar as avaliações na nota final (avaliação formativa e sumativa);

#12.4 Repensar os instrumentos e tarefas de avaliação, por ex.:

​. Colocar desafios em formato de exercícios com maior complexidade, implicando  consulta / pesquisa;

. Usar OpenBook - pergunta interpretativa e 24h para resposta; 

. Usar o Perusall para avaliar o trabalho de leitura e envolvimento dos alunos; 

. Propiciar resolução de cenários e avaliação final, usando Mentimeter, mapas mentais etc.; 

. Aplicar testes na Blackboard de tempo limitado, com perguntas de desenvolvimento para validar as respostas automáticas; 

. Aplicar questões aleatórias de um banco (ou ordem aleatória) r para diferenciar os testes; 

. Aplicar quiz durante ou após a aula (poll no Zoom, VoxVote etc.); 

. Realizar múltiplas avaliações curtas, focalizadas em cada bloco temático da UC; 

. Desenvolver trabalhos de grupo com heteroavaliação; 

. Realizar apresentações de seminários pelos alunos no zoom (ou outra plataforma) com avaliação feita em grupos de discussão.


#12.5 Realizar um teste de ensaio (experimental) para habituação à tecnologia e à metodologia;

#12.6 Estar disponível no momento do teste (ex.,  Zoom) para esclarecer dúvidas e solucionar problemas;

#12.7 Realizar provas orais em complemento de provas escritas (por ex., provas orais para notas nos testes superiores a 15, ou por sorteio com conhecimento prévio dos alunos);

#12.8 Solicitar aos alunos a assinatura  de um termo de integridade académica, que deveria ser fornecido a nível institucional;

#12.9 Usar o SafeAssign  na Blackboard para análise das submissões.


Principais desafios partilhados:

#12.10 Assegurar condições de credibilização da avaliação virtual;

#12.11 Garantir a integridade académica, nomeadamente na avaliação por testes;

#12.12 Estimular a participação ativa dos alunos em tarefas de avaliação contínua, que exigem maior disciplina de trabalho;

#12.13 Registar a identidade dos alunos nas tarefas/ provas orais  (ex., questões de privacidade da imagem em provas orais, acesso aos dados de acessos à plataforma pelos alunos);

#12.14 Reajustar o tempo de realização dos testes (qual seria o tempo adequado pensando nos aspetos cognitivos, de integridade académica e equidade?);

#12.15  Reforçar as avaliações qualitativas;

#12.16 Avaliar turmas de grande dimensão;

#12.17 Adaptar as avaliações às  especificidades das disciplinas (por exemplo, em  áreas / unidades curriculares centradas na formulação de exercícios e equações - Física / escrita à mão - Línguas Orientais);

#121.8 Resolver as dificuldades técnicas dos professores e alunos;

#12.19 Superar dificuldades de adaptação a mudanças rápidas e por vezes extenuantes;

#12.20 Reforçar um clima de confiança entre alunos e docentes.


A seguir, alguns IDEAdigitais que o poderão  auxiliar:


IDEAdigital #5 : TBL a distância na Blackboard

IDEAdigital #7 : construir um teste/exame de consulta

IDEAdigital #11: recursos focados nos estudantes

​IDEAdigital #12 : métodos alternativos para avaliação


Autoria: Construído a partir da síntese dos moderadores do Partilhando IDEiAs

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink

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