O 4º Partilhando IDEiAs abordou a temática da avaliação sumativa à distância, trazendo diversas práticas realizadas pelos participantes nas avaliações em curso ou programadas, assim como preocupações e desafios. Segue-se uma síntese da sessão.
Principais práticas partilhadas:
#12.1 Diversificar os elementos e os instrumentos de avaliação;
#12.2
Ajustar os parâmetros de avaliação e diminuir o peso atribuído a testes;
#12.3 Combinar as avaliações na nota final (avaliação formativa e sumativa);
#12.4
Repensar os instrumentos e tarefas de avaliação, por ex.:
. Colocar desafios em formato de exercícios com maior complexidade, implicando consulta / pesquisa;
. Usar OpenBook - pergunta interpretativa e 24h para resposta;
. Usar o Perusall para avaliar o trabalho de leitura e envolvimento dos alunos;
. Propiciar resolução de cenários e avaliação final, usando Mentimeter, mapas mentais etc.;
. Aplicar testes na Blackboard de tempo limitado, com perguntas de desenvolvimento para validar as respostas automáticas;
. Aplicar questões aleatórias de um banco (ou ordem aleatória) r para diferenciar os testes;
. Aplicar quiz durante ou após a aula (poll no Zoom, VoxVote etc.);
. Realizar múltiplas avaliações curtas, focalizadas em cada bloco temático da UC;
. Desenvolver trabalhos de grupo com heteroavaliação;
. Realizar apresentações de seminários pelos alunos no zoom (ou outra plataforma) com avaliação feita em grupos de discussão.
#12.5
Realizar um teste de ensaio (experimental) para habituação à tecnologia e à metodologia;
#12.6
Estar disponível no momento do teste (ex., Zoom) para esclarecer dúvidas e solucionar problemas;
#12.7 Realizar provas orais em complemento de provas escritas (por ex., provas orais para notas nos testes superiores a 15, ou por sorteio com conhecimento prévio dos alunos);
#12.8 Solicitar aos alunos a assinatura de um termo de integridade académica, que deveria ser fornecido a nível institucional;
#12.9 Usar o
SafeAssign
na
Blackboard
para análise das submissões.
Principais desafios partilhados:
#12.10 Assegurar condições de credibilização da avaliação virtual;
#12.11
Garantir a integridade académica, nomeadamente na avaliação por testes;
#12.12 Estimular a participação ativa dos alunos em tarefas de avaliação contínua, que exigem maior disciplina de trabalho;
#12.13 Registar a identidade dos alunos nas tarefas/ provas orais (ex., questões de privacidade da imagem em provas orais, acesso aos dados de acessos à plataforma pelos alunos);
#12.14 Reajustar o tempo de realização dos testes (qual seria o tempo adequado pensando nos aspetos cognitivos, de integridade académica e equidade?);
#12.15 Reforçar as avaliações qualitativas;
#12.16
Avaliar turmas de grande dimensão;
#12.17 Adaptar as avaliações às especificidades das disciplinas (por exemplo, em áreas / unidades curriculares centradas na formulação de exercícios e equações - Física / escrita à mão - Línguas Orientais);
#121.8 Resolver as dificuldades técnicas dos professores e alunos;
#12.19 Superar dificuldades de adaptação a mudanças rápidas e por vezes extenuantes;
#12.20
Reforçar um clima de confiança entre alunos e docentes.
A seguir, alguns IDEAdigitais que o poderão auxiliar:
IDEAdigital #5 : TBL a distância na Blackboard
IDEAdigital #7 : construir um teste/exame de consulta
IDEAdigital #11: recursos focados nos estudantes
IDEAdigital #12 : métodos alternativos para avaliação
Autoria: Construído a partir da síntese dos moderadores do Partilhando IDEiAs
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink
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