O ensino mediado pelas tecnologias digitais exige repensar a construção e a disponibilização dos nossos materiais didáticos com foco em como os nossos estudantes interagem com esses por meio das interfaces digitais.

Assim, é importante pensar no ciclo Pessoas-Atividades-Contextos-Tecnologias (PACT), ou seja, quem são os seus estudantes, quais as atividades a desenvolver (em função dos objetivos educacionais), em que contexto ocorrerão essas atividades e quais as tecnologias digitais a utilizar para que possam ocorrer da melhor forma possível. Deste modo, garantirá o bom uso dos recursos no sentido de facilitar a aprendizagem, além de melhorar a comunicação e a aceitação da sua proposta.

Seguem algumas dicas que poderão ser interessantes para sua a realidade:

#11.1 Conheça os recursos tecnológicos que os seus estudantes  têm disponíveis, e adeque a sua proposta a essa realidade;

#11.2 Gere menores custos económicos aos estudantes ao utilizar aplicativos para transmissões, distribuição de arquivos e mensagens que se incluam nos tarifários de telemóveis, como redes sociais e youtube;

#11.3 Escolha ferramentas de fácil utilização (entre 3 e 5 cliques para realizar a ação desejada, recorrendo a ícones e outras formas intuitivas de navegação);

#11.4 Adeque o tipo de arquivo do seu material com o meio predominante que será utilizado. Um pdf se adequa bem ao ecrã ou impressão, mas para os telemóveis um epub (Electronic Publication) pode ser mais interessante;

#11.5 Minimize  o tamanho dos arquivos que disponibilizar (documentos, imagens e vídeos compactos);

#11.6 Disponibilize os vídeos em streaming, com escolha de resolução pelo usuário e, sempre que possível, legendas automáticas (como no youtube);

#11.7 Ao construir uma página (web, blog etc.), apresente textos simples e diretos, evitando textos e imagens desnecessários. Poucos usuários lerão páginas com textos longos.

#11.8 Seja qual for o recurso usado, pense sempre no seu propósito formativo: Em que medida apoia a aprendizagem dos seus estudantes? De que forma se articula com objetivos da unidade curricular?

#11.9 Seja parcimonioso e consistente nos recursos que usa, centrando-se no essencial e criando uma disciplina de organização do seu trabalho e do trabalho dos seus estudantes;

#11.10 Mantenha-se em constante comunicação com os seus estudantes, recebendo e dando feedback sobre atividades para manter o constante ciclo PACT.

Bom trabalho e conte connosco! 


Autoria:  Gabriel Gerber Hornink

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Manuel João Costa



This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.