Depois de algumas dicas sobre como planear videoaulas em formato assíncrono (ver IDEA DIGITAL #3), importa agora apresentar instrumentos simples que apoiem os estudantes na sistematização da informação dos materiais disponibilizados - vídeos ou outros.
No contexto das aulas digitais é fundamental assegurar que o estudante vai além do próprio conteúdo de forma autónoma. Por outras palavras, pretende-se que o estudante consiga estruturar aquilo que aprende com as atividades e os materiais disponibilizados, de forma organizada e autónoma. Há instrumentos simples que podem ajudar os estudantes a interagir de forma dinâmica e flexível com o conteúdo que está a ser abordado.
Apresentam-se abaixo sugestões para a produção de um documento, com vista a apoiar os estudantes no trabalho assíncrono. Trata-se de uma ficha digital - um documento MS Word, por exemplo - que permite aos estudantes tirarem notas e fazerem registos, de uma forma simples e estruturada.
#4.1. Inclua um campo que solicite o registo da temática principal associada ao material disponibilizado, seguido de uma descrição curta das palavras-chave e ideias principais. Assim, conduzirá o estudante a identificar os conceitos principais.
#4.2. Inclua um campo para um breve resumo crítico, que poderá conter a seguinte questão: Como é que explicaria a alguém o conteúdo abordado?
#4.3. Finalmente, inclua um campo para comentários finais ou potenciais dúvidas que necessitarão de posterior análise e esclarecimento.
#4.4. Organize estas dimensões num documento de apenas uma página. Importa que seja uma ferramenta clara, concisa e prática para que o estudante sinta que é útil para a sua aprendizagem.
#4.5. Se pretender aumentar o potencial formativo deste exercício, solicite aos estudantes que, no final, enviem o documento para o docente, de modo a que possa analisar o processo e, eventualmente, realizar uma sessão (síncrona ou assíncrona) centrada nas dúvidas e comentários identificados.
#4.6. Num primeiro momento, este exercício poderá ser individual. Num segundo momento, os estudantes poderão organizar-se em pares ou grupos para discutirem as perspetivas e representações individuais e chegarem a uma visão coletiva, também representada no mesmo documento (sendo esse o único a ser enviado para o docente). Se tiver turmas muitas grandes, esta poderá ser uma excelente opção!
#4.7. Pode aceder aqui a um exemplo de documento deste tipo: IDEA_digital_4_exemplo.docx