ALGUMAS DICAS PARA CRIAR AULAS DIGITAIS

Objetivo: estimular o envolvimento dos estudantes num formato assíncrono

No contexto das aulas digitais, todos estamos a (re)pensar em como articular as aulas no formato digital. Uma das formas de fazer isto será através das "vídeo-aulas" - aulas narradas, vídeos, gravações de discussões, … - disponibilizadas numa plataforma para os estudantes acederem sem a presença do docente.

O processo de ensino-aprendizagem à distância tende a ser mais eficaz se não consistir numa mera transposição de atividades no espaço presencial para o espaço online. Este novo espaço tem implicações sobre a forma de interagir com e entre os estudantes que recomendam mudanças na dinâmica das atividades, mesmo quando os objetivos das mesmas se mantenham. Nas video-aulas, é particularmente importante dar um enfoque muito evidente aos conteúdos relacionados com os objetivos prioritários e imprimir um ritmo que maximize a atenção dos participantes.

A lecionação em formato assíncrono permite aos estudantes uma melhor gestão do seu tempo e maior autonomia de aprendizagem, com a vantagem de gerar menores dificuldades técnicas em comparação a atividades síncronas. Seguem-se algumas dicas para planear vídeo-aulas destinadas ao formato assíncrono.


#3.1. Assuma que o seu desempenho como orador será similar ao habitual numa aula presencial: uma ou outra hesitação são perfeitamente naturais.

#3.2. Substitua a aula longa por blocos curtos de cerca de 10 minutos, concluindo com sugestões de trabalho complementar.

#3.3. Se gravar uma aula mais longa, intervale com atividades curtas e simples para os estudantes – uma mini-revisão por exemplo.

#3.4. Mostre-se disponível para interagir sobre a aprendizagem da aula por canais alternativos, por exemplo, por email ou no seu horário de atendimento à distância.

#3.5. Previamente à aula, defina e publique com a antecedência possível, o que espera que os estudantes façam autonomamente para tirarem o melhor partido das atividades. Pode utilizar ferramentas de apoio para o estudante analisar de forma crítica o material disponibilizado.

#3.6. Se tiver materiais audiovisuais de apoio à apresentação, aproveite-os na máxima extensão possível.

#3.7. Grave a sua aula com o recurso tecnológico que lhe causar mais conforto. Poderá encontrar várias sugestões no site do GAE – gravação de aulas​. Uma possibilidade será narrar uma apresentação PowerPoint, utilizando o Office 365 (com outras versões conseguimos narração com áudio).​


PPT_IDEA3.png


Autoria: Rui Lima, Manuel João Costa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Publicação: 26 de março 2020

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.