As atividades em modelo HyFlex (Hybrid Flexible) podem permitir aos estudantes a frequência presencial e online em simultâneo, sem exigir mais recursos docentes. Contudo, exigem alguns cuidados na sua preparação e gestão, de forma a garantir a participação de todos.  A filosofia de design subjacente ao modelo HyFlex é a flexibilidade e a escolha do estudante. Central ao modelo é o princípio de que a aprendizagem é equivalente, independentemente da forma de frequência: presencial ou a distância. Idealmente, a abordagem HyFlex fornece aos estudantes  autonomia, flexibilidade e envolvimento permanente.

#1 Como funciona?

Todos os recursos da atividade devem encontrar-se disponíveis online. Em atividades lecionadas num modelo HyFlex , as formas de participação nas atividades letivas possíveis são:




1. Presencial 

Esta é a forma de participação em que os estudantes ocupam o seu lugar numa sala de aula num horário específico, com os seus colegas e os seus docentes. No entanto, a mesma aula tem participantes virtuais. A atividade pressupõe interações entre todos os participantes (presenciais e virtuais), mediadas por tecnologia.

2. Síncrona online

Os estudantes remotos assistem às aulas virtualmente, em tempo real, simultaneamente aos colegas que participam presencialmente.  A participação ocorre no chat, ao vivo, oralmente usando soluções de videoconferência ou de outras ferramentas  de interação disponíveis. Os estudantes que se encontram online normalmente participam a partir de um espaço de chat ao vivo (bate-papo) acompanhando a projeção em vídeo ao vivo da sessão.

3. Assíncrona online

Os estudantes presenciais e remotos envolvem-se nas atividades ao seu próprio ritmo e de acordo com a sua disponibilidade, acedendo a materiais e funcionalidades disponíveis remotamente. A interação com colegas e docentes é mediada por tecnologias assíncronas que permitem reflexão, colaboração e interações entre estudantes dispersas ao longo de um período de tempo. A gravação da atividade pode ser um recurso disponível para esta forma de aprendizagem.


#2 O que importa na preparação e gestão de uma atividade?

"Simply streaming all F2F classes, for instance, does not meet the definition of HyFlex." https://bit.ly/30HTfcb 

  1. Prepare a atividade para poder funcionar assincronamente: é importante disponibilizar materiais e ferramentas assíncronas na plataforma Blackboard, tais como documentos (texto, vídeo,...), tarefas, avaliações ou fóruns de discussão.

  1. Encontre um equilíbrio na atenção que presta aos estudantes presenciais e aos  estudantes online : é crucial que “TODOS” se sintam participantes da atividade , incluindo nas atividades de  discussão. Considere as seguintes sugestões: 

    1. Convide um estudante da sala de aula a ingressar na sessão virtual e ajudar a monitorizar o chat e outras atividades com os estudantes remotos.

    2. Defina as orientações sobre “como” e “quando” interagir com o conteúdo do curso, o docente e outros estudantes.

    3. Clarifique expectativas de frequência e participação online no início da atividade/ unidade curricular.

  2. Repita sempre as perguntas colocadas presencialmente para estudantes remotos e, se possível, os comentários mais importantes da plateia.

  3. Incentive os estudantes remotos que participem a referir o seu nome (por exemplo, “Sou o/a[nome] e tenho uma pergunta”) para  os  ajudar a sentir-se mais presentes na sala.

  4. Olhe para a câmara ao abordar estudantes remotos e fique perto do microfone.

  5. Verbalize as perguntas e os comentários de estudantes remotos e disponibilize o tempo necessário para a sua discussão, tal como fará para uma pergunta realizada presencialmente.

  6. Use estratégias de ensino que dependam da interação entre estudantes. Considere as seguintes sugestões:

    1. Explore funcionalidades de organização dos estudantes em equipes com números menores, em salas virtuais: se normalmente divide a sua turma em grupos de  menor dimensão durante a aula para fomentar a participação dos estudantes, mantenha a estratégia com os estudantes online, usando uma função de sala de grupo no Blackboard Collaborate  ou Zoom para uma experiência semelhante de discussão em pequenos grupos (sugerimos a leitura do Boletim #5 sobre TBL a distância).

    2. Dê instruções claras sobre o que os grupos devem fazer e estabeleça um  limite de tempo para as tarefas, após o qual  os grupos regressam para a "sala principal" da sua sessão.

  7. Promova explicitamente a intervenção de estudantes a assistir à atividade remotamente:

    1. Opção 1: peça aos estudantes remotos para ativar o som dos seus microfones e falar.

    2. Opção 2: peça aos estudantes remotos para usar a opção “levantar a mão”, para se dirigir a estudantes específicos numa sequência  específica.

    3. Opção 3: peça aos estudantes para usar a opção de “bate-papo” e monitorize as suas intervenções na estação do instrutor ou na projeção de dados.

    4. Opção 4: use  mecanismos de votação disponíveis na Blackboard Collaborate ou Zoom.

  8. Solicite SEMPRE aos estudantes remotos que participaram em atividades de grupo para partilharem o seu trabalho.

  9. Comunique assincronamente com os seus estudantes: comunicar-se com seus estudantes fora dos períodos regulares de aula é um elemento essencial para estabelecer a confiança e a sensação que fazem parte da mesma comunidade de aprendizagem. Pode por exemplo, criar e monitorar as atividades de discussão (por exemplo em fóruns online no Blackboard) entre as atividades síncronas.


Recomendamos a consulta de outros boletins IDEAdigital no apoio ao ensino online e híbrido, os quais podem assumir diversos formatos. https://idea.uminho.pt/pt/ideadigital

Mais ideias e sugestões  em: Tips for Teaching HyFlex and Staggered Hybrid Courses with Remote Learners e em HyFlex Course Development Guide  by the Cambrian College Teaching & Learning Innovation Hub


Autoria:  Manuel João Costa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Gabriel Hornink, Joaquim Silva