As atividades em modelo HyFlex (Hybrid Flexible) podem permitir aos estudantes a frequência presencial e online em simultâneo, sem exigir mais recursos docentes. Contudo, exigem alguns cuidados na sua preparação e gestão, de forma a garantir a participação de todos. A filosofia de design subjacente ao modelo HyFlex é a flexibilidade e a escolha do estudante. Central ao modelo é o princípio de que a aprendizagem é equivalente, independentemente da forma de frequência: presencial ou a distância. Idealmente, a abordagem HyFlex fornece aos estudantes autonomia, flexibilidade e envolvimento permanente.
#1 Como funciona?
Todos os recursos da atividade devem encontrar-se disponíveis online. Em atividades lecionadas num modelo HyFlex , as formas de participação nas atividades letivas possíveis são:
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1. Presencial
Esta é a forma de participação em que os estudantes ocupam o seu lugar numa sala de aula num horário específico, com os seus colegas e os seus docentes. No entanto, a mesma aula tem participantes virtuais. A atividade pressupõe interações entre todos os participantes (presenciais e virtuais), mediadas por tecnologia.
2. Síncrona online
Os estudantes remotos assistem às aulas virtualmente, em tempo real, simultaneamente aos colegas que participam presencialmente. A participação ocorre no chat, ao vivo, oralmente usando soluções de videoconferência ou de outras ferramentas de interação disponíveis. Os estudantes que se encontram online normalmente participam a partir de um espaço de chat ao vivo (bate-papo) acompanhando a projeção em vídeo ao vivo da sessão.
3. Assíncrona online
Os estudantes presenciais e remotos envolvem-se nas atividades ao seu próprio ritmo e de acordo com a sua disponibilidade, acedendo a materiais e funcionalidades disponíveis remotamente. A interação com colegas e docentes é mediada por tecnologias assíncronas que permitem reflexão, colaboração e interações entre estudantes dispersas ao longo de um período de tempo. A gravação da atividade pode ser um recurso disponível para esta forma de aprendizagem.
#2 O que importa na preparação e gestão de uma atividade?
"Simply streaming all F2F classes, for instance, does not meet the definition of HyFlex." https://bit.ly/30HTfcb
Prepare a atividade para poder funcionar assincronamente: é importante disponibilizar materiais e ferramentas assíncronas na plataforma Blackboard, tais como documentos (texto, vídeo,...), tarefas, avaliações ou fóruns de discussão.
Encontre um equilíbrio na atenção que presta aos estudantes presenciais e aos estudantes online : é crucial que “TODOS” se sintam participantes da atividade , incluindo nas atividades de discussão. Considere as seguintes sugestões:
Convide um estudante da sala de aula a ingressar na sessão virtual e ajudar a monitorizar o chat e outras atividades com os estudantes remotos.
Defina as orientações sobre “como” e “quando” interagir com o conteúdo do curso, o docente e outros estudantes.
Clarifique expectativas de frequência e participação online no início da atividade/ unidade curricular.
Repita sempre as perguntas colocadas presencialmente para estudantes remotos e, se possível, os comentários mais importantes da plateia.
Incentive os estudantes remotos que participem a referir o seu nome (por exemplo, “Sou o/a[nome] e tenho uma pergunta”) para os ajudar a sentir-se mais presentes na sala.
Olhe para a câmara ao abordar estudantes remotos e fique perto do microfone.
Verbalize as perguntas e os comentários de estudantes remotos e disponibilize o tempo necessário para a sua discussão, tal como fará para uma pergunta realizada presencialmente.
Use estratégias de ensino que dependam da interação entre estudantes. Considere as seguintes sugestões:
Explore funcionalidades de organização dos estudantes em equipes com números menores, em salas virtuais: se normalmente divide a sua turma em grupos de menor dimensão durante a aula para fomentar a participação dos estudantes, mantenha a estratégia com os estudantes online, usando uma função de sala de grupo no Blackboard Collaborate ou Zoom para uma experiência semelhante de discussão em pequenos grupos (sugerimos a leitura do Boletim #5 sobre TBL a distância).
Dê instruções claras sobre o que os grupos devem fazer e estabeleça um limite de tempo para as tarefas, após o qual os grupos regressam para a "sala principal" da sua sessão.
Promova explicitamente a intervenção de estudantes a assistir à atividade remotamente:
Opção 1: peça aos estudantes remotos para ativar o som dos seus microfones e falar.
Opção 2: peça aos estudantes remotos para usar a opção “levantar a mão”, para se dirigir a estudantes específicos numa sequência específica.
Opção 3: peça aos estudantes para usar a opção de “bate-papo” e monitorize as suas intervenções na estação do instrutor ou na projeção de dados.
Opção 4: use mecanismos de votação disponíveis na Blackboard Collaborate ou Zoom.
Solicite SEMPRE aos estudantes remotos que participaram em atividades de grupo para partilharem o seu trabalho.
Comunique assincronamente com os seus estudantes: comunicar-se com seus estudantes fora dos períodos regulares de aula é um elemento essencial para estabelecer a confiança e a sensação que fazem parte da mesma comunidade de aprendizagem. Pode por exemplo, criar e monitorar as atividades de discussão (por exemplo em fóruns online no Blackboard) entre as atividades síncronas.
Recomendamos a consulta de outros boletins IDEAdigital no apoio ao ensino online e híbrido, os quais podem assumir diversos formatos. https://idea.uminho.pt/pt/ideadigital
Mais ideias e sugestões em: Tips for Teaching HyFlex and Staggered Hybrid Courses with Remote Learners e em HyFlex Course Development Guide by the Cambrian College Teaching & Learning Innovation Hub
Autoria: Manuel João Costa
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Edição: Flávia Vieira, Gabriel Hornink, Joaquim Silva