A primeira aula é, possivelmente, uma das aulas mais importantes do semestre. É neste momento em que, naturalmente, se formam expectativas sobre tudo aquilo que poderá acontecer em termos de ensino, de aprendizagem e de relação com o docente.
Antes de continuar a ler, pare para refletir um pouco sobre a última primeira aula que deu: Qual a abordagem que utilizou? Quais os assuntos que abordou? Qual a reação ou feedback dos estudantes?
Neste boletim IDEAdigital iremos explorar algumas dicas para a primeira aula do semestre. São 3Cs (Começar, Conhecer e Curiosidade) que, na prática, poderão potencializar o envolvimento dos estudantes, a partir de algumas ações simples.
#1. Começar
Antes do início da UC, esteja familiarizado/a com o espaço e imagine como a primeira aula irá decorrer (coloque-se no papel do estudante). A sala de aula (presencial ou virtual) é onde quase tudo acontece, por isso, importa confirmar se está tudo operacional e transparente. Se for uma sala física, verifique se se sente confortável com o modo como o espaço está organizado (e.g. para poder circular, para trabalhos de pares ou grupos) e se os recursos que irá utilizar estão a funcionar (e.g. projetor). Se for uma sala virtual, familiarize-se com as potencialidades da plataforma que vai utilizar e selecione as que serão úteis para a sua primeira aula.
#Dica: contacte previamente os estudantes para um primeiro momento de boas-vindas à UC e tente ser o/a primeiro a chegar à sala (física ou virtual) numa atitude intencional de os acolher de uma forma entusiasmante. Faça-os sentir que aquele espaço é onde querem estar naquele momento, porque vai valer a pena.
#2. Conhecer
Invista tempo na primeira aula para conhecer os seus estudantes e, para isso, sugere-se a implementação de dinâmicas com esse propósito. Essas dinâmicas podem permitir que os estudantes interajam entre si desde o primeiro momento – mesmo que já se conheçam. Defina alguns tópicos para explorar neste momento. Alguns exemplos: “quem é” o seu estudante (preferências, experiências, etc.), a relação com o curso e a área de conhecimento da sua UC (expectativas, motivações, etc.).
#Dica: poderá consultar aqui algumas dinâmicas - Presencial e On-line
É uma excelente oportunidade para utilizar também algumas ferramentas digitais (sobretudo se tiver uma turma de grande dimensão). Confira o IDEAdigital #20 e experimente para conhecer mais e melhor os seus estudantes!
#3. Curiosidade
Naturalmente, importa apresentar, na primeira aula, informações-chave sobre a UC. A nossa sugestão é que evite ser exaustivo/a e procure, antes, despertar a curiosidade nos estudantes.
#Dica: sugerimos que, antes de apresentar a UC, faça uma atividade centrada na estratégia Think-Pair-Share. Lance uma pergunta associada ao contexto da UC. Alguns exemplos: “O que consideram que vão aprender nesta UC?”; “O que consideram importante estar presente nesta UC?; “Quais os assuntos que vamos explorar nesta UC?”; “Qual a relevância que consideram que esta UC tem no curso e porquê?”. Dê um minuto para pensarem individualmente; depois organize pares ou grupos (dependendo do número de alunos) e dê 5 minutos para que possam comparar as suas respostas individuais e sejam capazes de explorar novas perspetivas; por fim, selecione pares ou grupos para partilharem o resultado da discussão.
Esta atividade poderá despertar os estudantes para o que irá apresentar sobre a sua UC de seguida. Resuma a informação ao essencial e, no final, poderá recolher feedback junto dos estudantes – sobre a UC e sobre a experiência da primeira aula. Aqui as ferramentas digitais poderão ser uma preciosa ajuda!
O desafio que deixamos é adaptar os 3Cs ao seu estilo de ensino e à sua abordagem de comunicação. Planear uma primeira aula diferente é dar um passo essencial para o envolvimento dos seus estudantes e a humanização durante o semestre.
Se ficou interessado nesta temática, não deixe de ler o artigo “How to teach a Good First Day of Class” de James M. Lang no The Chronicle of Higher Education: https://www.chronicle.com/article/how-to-teach-a-good-first-day-of-class/
Leituras complementares:
Barkley, E.F., Major, C.H. (2020) Student Engagement Techniques: A Handbook for College Faculty. Hoboken: Jossey-bass.