Ao planear as atividades didáticas da sua unidade curricular, seja no modo presencial, on-line ou blended-learning (ensino híbrido), será importante incorporar metodologias ativas para envolver os seus estudantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo que algumas ferramentas digitais podem apoiar essas metodologias. Seguem algumas sugestões:

Ferramenta

Funcionalidades

Contexto de uso (exemplo)

ARS

VoxVote

Mentimeter

Recursos digitais de Audience Response System (ARS), usados para criar interações em tempo real com os alunos, através de inquéritos, nuvem de palavras, questões abertas, recolha de questões, quizzes.

Promover o envolvimento dos alunos nas aulas, avaliar compreensão dos conteúdos, dar e receber feedback imediato, criar dinâmica nas aulas. É adequado para turmas de pequena e grande dimensão, para atividades pedagógicas presenciais e à distância.  O docente lança as atividades e os alunos respondem usando os seus equipamentos móveis (computador, telemóvel e tablet).  O docente controla a apresentação dos resultados.

CMaps cloud

Construção de mapas conceituais on-line. Os mapas podem ser incorporados em fóruns e outras páginas.

Em autoavaliações, avaliações individuais ou em grupo, como meio de se obter uma visão geral das conexões estabelecidas pelos alunos, assim como estimular o trabalho colaborativo.

Educast

Serviço de gestão de vídeo, disponibilizado pela FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), que visa a disponibilização de conteúdos letivos ou eventos relevantes para a comunidade académica..  A versão final é disponibilizada em três formatos distintos: Streaming, desktop e mobile.

Pode ser usado para disponibilizar aulas gravadas ou outros vídeos próprios, com a vantagem de controlar quem poderá visualizar o vídeo, a partir da escolha da instituição vinculada à FCCN.As atividades podem ser de cariz científico, didático ou cultural: aulas, workshops, seminários, recitais, etc. 

Filesender

Aplicação web que permite a utilizadores autenticados enviar e partilhar temporariamente ficheiros de elevada dimensão 

Os docentes e discentes que necessitam enviar partilhar arquivos de grande dimensão, principalmente vídeos, imagens em alta resolução e aplicativos de computador, podem usar o serviço de envio.

Loom

Aplicação gratuita que permite gravar no seu computador fontes de áudio, vídeo e slides. O Recorder é compatível com sistemas operativos Mac, Windows e iOS.

O docente pode gravar a apresentação de sua aula, com a sua imagem, e enviar o link aos seus alunos ou mesmo fazer o download e carregar num ambiente, como o Educast. Os alunos também podem usar a aplicação para gravar apresentações, por ex.  de seminários.

OBS

O OBS studio é um software livre (multiplataforma) que permite gravar e transmitir em redes sociais, organizando a tela com apresentações, webcams, similar ao Videocast.

O docente poderá usar o OBS com dois objetivos principais: gravar aulas, podendo criar cenários, uso de softwares diversos e a sua webcam; transmitir a tela que organizou para redes sociais, como Facebook ou Youtube.

Padlet

Mural virtual dinâmico e colaborativo

Mural que serve para comunicação, trabalho colaborativo, postar trabalhos de alunos para heteroavaliação e repositório de toda a produção intelectual dos alunos.

Perusall

Plataforma para e-reader social

A partir da plataforma é possível criar atividades, por exemplo, no contexto da sala de aula invertida, inserindo textos próprios ou não para leitura on-line coletiva, com atividades de engajamento do aluno.

TED-ed

Plataforma on-line, baseada na plataforma do TED (Technology, Entertainment, Design), na qual se viabiliza a criação de roteiros autoguiados de estudo a partir da sequência de vídeos e questões que podem ser apresentadas por grupo de usuários.

A partir de uma temática específica, o docente pode criar uma sessão (vídeo com exercícios) ou uma sequência de sessões , no contexto de uma unidade curricular.

Trello

Mural virtual para gestão do trabalho colaborativo

Mural que serve para comunicação, trabalho colaborativo, postar trabalhos de alunos para heteroavaliação e repositório de toda a produção intelectual dos alunos. Entre outras, inclui funcionalidades de planeamento de tarefas, definição de datas limite.

VideoCast

Serviço da FCCN que permite transmitir vídeo, áudio e slides em tempo real, através de uma página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.

O sistema está disponível para os docentes da rede FCCN, viabilizando a transmissão em direto de aulas, palestras e outros eventos para grandes públicos (maiores do que os permitidos por salas de reunião, como Zoom).


Caso tenha alguma indicação interessante, escreva para idea@reitoria.uminho.pt


Autoria:  Filipe Rocha, Gabriel Gerber Hornink

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Duarte Lopes,  Flávia Vieira