
Depois do sucesso da 1ª edição de 2019, a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de Aveiro (UA) reforçaram a sua colaboração organizando a 2ª edição da iniciativa Docência+. Esta iniciativa foi particularmente relevante no contexto da preparação do 1.º semestre do próximo ano letivo, em que muitas unidades curriculares funcionarão em regime de b-learning.
Manteve-se o propósito de contribuir para a criação de comunidades universitárias mais inovadoras na sua missão no ensino. Na primeira edição de 2020, reforçou-se a capacitação para os processos de ensino e aprendizagem digitais e deu-se especial destaque ao papel dos estudantes enquanto agentes de melhoria contínua das instituições.
Considerando o contexto pandémico, as atividades da edição deste ano realizaram-se à distância, entre 6 a 17 de julho. Foi possível, envolver um número superior de participantes, permitiu mais flexibilidade nos trabalhos e aumentar as possibilidades de personalização do percurso de cada um dos participantes. As atividades síncronas decorreram às 2ª, 4ª e 6ª feiras, a partir das 16.30h.
O Docência+ é uma iniciativa conjunta da UMinho, através do Centro IDEA-UMinho e da UA, através do Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor. A inscrição foi aberta a docentes e investigadores com serviço docente atribuído para o ano letivo 2020/2021.
O programa combinou momentos de trabalho síncrono e assíncrono, num total de cerca de 20 horas. O Docência+ propôs aos participantes, num espírito de partilha, que desenvolvessem um plano inovador para uma unidade curricular em que estivessem envolvidos. Realizaram-se sessões formativas e um projeto de trabalho personalizado acompanhado por uma dupla de facilitadores da UMinho e da UA.
A sessão de abertura ocorreu dia 6 de julho, pelas 16h30, e foi transmitida em streaming no YouTube, a partir da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda. A sessão envolveu os reitores das duas universidades, Rui Vieira de Castro (UMinho) e Paulo Jorge Ferreira (UA) e os presidentes de ambas as associações académicas. Participaram à distância os pró-reitores Manuel João Costa e Sandra Soares, respetivamente, responsáveis pelos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica (UMinho) e pela Inovação Curricular e a Internacionalização da Formação nos 1º e 2º ciclos (UA).
No dia 8 de julho, os participantes assistiram à palestra do Professor Roni Roberts. Especialista em Educação, num contexto global e, especificamente, no Ensino Superior, Roni Roberts, , dinamizará o webinar "Students as Partners; empowering students to actively improve their university experience" no Docência +. Roni Roberts tem vindo a desenvolver atividade em universidades da Europa, Austrália e Reino Unido e, atualmente, dedica-se à promoção de parcerias e projetos com organizações da China, EUA, Canadá, Nova Zelândia, Malásia, Singapura e Ilhas do Pacífico. Na Universidade de Exeter é responsável por Teaching Quality Assurance and Enhancement que é composto pelas equipas de Qualidade e Padrões, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Académico, Competências Académicas, Aprendizagem de Aperfeiçoamento Tecnológico e Desenvolvimento do Programa, às quais se acresce a Incubadora Educacional. O webinar aconteceu a 8 de julho, a partir das 15h30, e teve transmissão via streaming na página Facebook do
IDEA-UMINHO.
Na Universidade do Minho, a inscrição foi aberta gratuitamente a docentes e investigadores com serviço docente atribuído para o ano letivo 2019/2020, sendo limitada às 200 vagas existentes.
Período de candidaturas: encerrado
Mais informações:
docenciamais@reitoria.uminho.pt
Edição anterior: