• ​​​ Foto/Photo  ​

    Rui M. Lima

    Departamento de Produção e Sistemas - Escola de Engenharia da Universidade do Minho​

     Professor Associado da Escola de Engenharia, doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares de gestão da produção, gestão de projetos e lean manufacturing. Tem desenvolvido uma grande parte das suas atividades de investigação na área da Educação em Engenharia, centradas em Project-Based Learning (PBL), University Business Cooperation (UBC) e identificação das competências que caracterizam o perfil profissional. Tem vindo a atuar como um dos coordenadores do “International Symposium on Project Approaches in Engineering Education” (PAEE) desde 2009. Pertence à comissão de direção da rede internacional sobre Aprendizagem Ativa (ALE – Active Learning in Engineering Education) e à Comissão Consultiva do centro de investigação UNESCO sobre PBL (UCPBL) em Aalborg, Dinamarca. Tem atuado como editor associado de várias revistas científicas e tem mais de 120 publicações completas em conferências, livros e revistas científicas.



     
  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Diana Mesquita 

     Centro de Investigação Estudos da Criança - Instituto de Educação da Universidade do Minho​

      É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desde 2007 tem vindo a colaborar, ao nível do apoio pedagógico e científico, na implementação dos projetos de aprendizagem interdisciplinares (Project-Based Learning) no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho, sendo esta uma das suas linhas de investigação.

    Atua na formação de professores de diferentes níveis de ensino (básico, secundário e superior) no que diz respeito à inovação pedagógica (e.g. aprendizagem ativa, desenvolvimento de competências, avaliação, coaching, criatividade, etc). No contexto do Ensino Superior tem dinamizado diversos workshops de formação e desenvolvimento profissional docente, particularmente em instituições de Ensino Superior no Brasil. É a coordenadora principal do projeto pip-BIRA (Programa de Inovação Pedagógica em Itabira) orientado ao desenvolvimento de competências dos professores da Universidade Federal de Itajubá, campus de Itabira. Para além da formação e desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior, os seus interesses investigação ainda incluem: Desenvolvimento Curricular, Desenvolvimento e Avaliação de Competências, Cooperação entre Universidades e Empresas, Educação em Engenharia, Aprendizagem Ativa, Trabalho em Equipa, Gestão de Projetos, entre outras.