Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​​

ficha técnica

  • Título Workshop prático de construção de Perguntas de Escolha Múltipla para testar objectivos de maior complexidade (2ª Edição)
  • Formador Manuel João Costa
  • Número de Vagas 30
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    29 de janeiro
    09h45 às 12h30
  • ​​Local
    Azurém
  • Esgotado ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​APRESENTAÇÃO
Os testes de Perguntas de Escolha Múltipla (PEM) são apelativos por serem fáceis de administrar e de corrigir. Porém as PEM que testam objectivos de aprendizagem mais complexos são difíceis de escrever. Este workshop fornece estratégias, recursos e práticas para construir PEM que sejam justas, inequívocas e apropriadas para testar objectivos de aprendizagem de maior complexidade. O workshop é baseado em literatura na área da avaliação. Inicialmente, será exposto conhecimento sobre formatos de questões em provas de exame e sua aplicabilidade. ​Seguidamente, serão apresentados diferentes modelos de PEM e os princípios a seguir para obter perguntas claras e sem vieses. No final, os participantes serão convidados a construir e/ou rever PEM nas suas unidades curriculares.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Manuel João Costa

     Pró-Reitor: Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica - Universidade do Minho ​ 
     Responsável pelo programa de formação para a docência da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Dinamiza ações de formação para docentes do ensino superior no país, principalmente sobre formas inovadoras de desenvolver atividades em salas de aula, bem como sobre princípios gerais e instrumentos de avaliação. Internacionalmente, organizou e dinamizou formações relacionadas com o envolvimento dos estudantes nas escolas médicas e sobre estratégias promotoras de sucesso em estudantes com dificuldades académicas. Frequenta regularmente cursos de formação no contexto de eventos internacionais de educação médica. ​ 
     ​


​​​​​​​​​​​​​​​​
​​​