Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​​

ficha técnica

  • Título Inteligência Emocional
  • Formador Ana Rodrigues
  • Número de Vagas 20
  • ​​​​D​uração
    3 horas
  • ​​Data
    29 de janeiro
    09:30 - 12h30
  • ​​Local
    Gualtar
  • Esgotado ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​APRESENTAÇÃO
A sessão presencial com os docentes, alicerçada numa metodologia participativa/ativa, permitirá exercitar a capacidade para reconhecer e responder às próprias emoções e às emoções dos alunos. No final da sessão, os docentes participantes terão desenvolvido a sua autoconsciência emocional, estando mais capazes de perceber, compreender, gerir e usar as emoções de forma efetiva.

A Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber com precisão, avaliar e expressar emoções; a capacidade de gerar sentimentos quando estes facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e, a capacidade de regular emoções para promover o crescimento. Assim, os docentes com elevada Inteligência Emocional prestam atenção, usam, compreendem e gerem as emoções, e essas competências subsidiam comportamentos que potencialmente beneficiam os próprios e os alunos/outros.

A expectativa é que os participantes possam realizar exercícios e reflexões que potenciem o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, incluindo a informação emocional como um guia para o pensamento e para o comportamento.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Ana Rodrigues

     Começou a sua carreira profissional no Grupo Randstad, trabalhando em projetos de desenvolvimento de competências e de gestão estratégica de recursos humanos em diversas empresas nacionais líderes no seu ramo de atividade (Telecomunicações, Banca, Consultoria, Farmacêutica, Indústria,…)​. Concluiu recentemente o Doutoramento em Ciências Empresariais na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, onde procurou explorar o tema da Inteligência Emocional e dos Valores nas organizações portuguesas. Tendo concluído o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos em 2013 na mesma instituição, como investigadora, desenvolveu um projeto de Análise e Descrição de Funções e implementou um Sistema de Avaliação de Desempenho numa Organização sem Fins Lucrativos, procurando alinhar os resultados esperados e os comportamentos de cada colaborador com a estratégia organizacional. No Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos (2008), realizado também na Universidade do Minho, focou a sua dissertação no estudo da Confiança Organizacional. Desde 2013 tem colaborado como Assistente Convidada do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e entre 2012 e 2018 coordenou o Gabinete de Carreiras desta instituição. Em 2012 contribuiu para a conceção do EEGenerating Skills - Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e, desde então, é Formadora no Programa. Consultora de Gestão de Recursos Humanos e Formadora na área do Comportamento Organizacional desde 2008.
     


​​​​​​​​​​​​​
​​​