Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

ficha técnica

  • Título Como avaliar a motivação e o ganho de conhecimentos na minha UC?
  • Formador Diana Urbano
  • Número de Vagas
    30
  • ​​​​D​uração
    2,3 horas
  • ​​Data
    6 de junho das 14:30 às 17:00​
  ​APRESENTAÇÃO
A grande percentagem dos estudos em ensino/aprendizagem mostram que alunos motivados têm melhor desempenho académico. Muitos desses estudos mostram também que tanto a motivação como o desempenho académico são potenciados por estratégias de ensino em que os estudantes participam ativamente em diferentes tarefas de aprendizagem, de preferências col​​aborativas. Nesta sessão faz-se um breve resumo das teorias de aprendizagem mais relevantes bem como dos modelos de instrução mais comuns, enquadrados nessas teorias. Em seguida apresentam-se alguns casos de estudo onde são descritas as metodologias de ensino e as estratégias para aferir o ganho de conhecimento bem como a motivação dos estudantes. Por fim, para ilustrar uma das estratégias de aprendizagem mais usadas, os participantes serão envolvidos numa atividade colaborativa em sala de aula, de forma a passarem pelo mesmo processo que os estudantes.

Objetivos
No final do curso espera-se que os participantes:
    - Reflitam sobre as suas práticas de ensino.
    - Identifiquem os aspetos da aprendizagem nas suas UC's que gostariam de melhorar.
    - Identifiquem um método de ensino ativo e colaborativo que melhor se adequa à sua atividade docente, e decidam qual a melhor forma de o implementar.
    - Reconheçam a importância da avaliação da motivação dos estudantes e saibam como implementá-la.
    - Saibam como testar o ganho de conhecimentos.
    - Reconheçam a importância da existência de conteúdos diversificados que sirvam de apoio ao ensino.
    - Se sintam motivados a fazer pequenas alterações às suas práticas de ensino com o objetivo de melhorar a motivação e a aprendizagem.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​
     Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto 
    Diana Urbano tem licenciatura e doutoramento em Física Teórica. Tem pesquisas na área de Física de Partículas, tendo publicado trabalhos em revistas científicas renomadas da área. É Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde leciona Física em vários cursos de mestrado de engenharia. Foi recentemente integrada na Unidade de Investigação de Integração de Sistemas e Automação de Processos (UISPA) do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA-INEGI / U.PORTO). As suas atividades de pesquisa estão relacionadas com a análise de dados coletados por meio de dispositivos desenvolvidos na UISPA. Esses dispositivos disponíveis on-line são da área da saúde, bem como na experimentação, e as ferramentas de análise de dados são usadas tanto na área da reabilitação da saúde quanto na educação em engenharia. No contexto deste trabalho, ela publicou vários trabalhos de conferência e foi premiada com 2 prémios em educação. Diana Urbano participou em vários projetos nacionais e internacionais. Frequentemente dá workshops e cursos de formação em pedagogia do ensino superior para docentes de diferentes universidades em Portugal.
     
​​​