ficha técnica
-
Título Como avaliar a motivação e o ganho de conhecimentos na minha UC?
-
Formador Diana Urbano
-
Número de Vagas
30
-
Duração
2,3 horas
-
Data
6 de junho das 14:30 às 17:00
|
|
APRESENTAÇÃO
A grande percentagem dos estudos em ensino/aprendizagem mostram que alunos motivados têm melhor desempenho académico. Muitos desses estudos mostram também que tanto a motivação como o desempenho académico são potenciados por estratégias de ensino em que os estudantes participam ativamente em diferentes tarefas de aprendizagem, de preferências colaborativas. Nesta sessão faz-se um breve resumo das teorias de aprendizagem mais relevantes bem como dos modelos de instrução mais comuns, enquadrados nessas teorias. Em seguida apresentam-se alguns casos de estudo onde são descritas as metodologias de ensino e as estratégias para aferir o ganho de conhecimento bem como a motivação dos estudantes. Por fim, para ilustrar uma das estratégias de aprendizagem mais usadas, os participantes serão envolvidos numa atividade colaborativa em sala de aula, de forma a passarem pelo mesmo processo que os estudantes.
Objetivos No final do curso espera-se que os participantes: - Reflitam sobre as suas práticas de ensino. - Identifiquem os aspetos da aprendizagem nas suas UC's que gostariam de melhorar.
- Identifiquem um método de ensino ativo e colaborativo que melhor se adequa à sua atividade docente, e decidam qual a melhor forma de o implementar. - Reconheçam a importância da avaliação da motivação dos estudantes e saibam como implementá-la. - Saibam como testar o ganho de conhecimentos. - Reconheçam a importância da existência de conteúdos diversificados que sirvam de apoio ao ensino. - Se sintam motivados a fazer pequenas alterações às suas práticas de ensino com o objetivo de melhorar a motivação e a aprendizagem.
|
NOTAS BIOGRÁFICAS
|