O segundo Partilhando IDEiAs contou com 140 participantes, incluindo professores e estudantes, que trocaram experiências sobre desafios da estruturação da avaliação a distância. Contou ainda com as participação especial do Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho.
Após a partilha da experiência dos estudantes pelo Presidente da AAUM, a conversa prosseguiu, suscitada pelas seguintes questões: Quais são os meus objetivos de aprendizagem? O que quero avaliar? Por que quero avaliar? Como quero avaliar? Quando avaliar? Como dar feedback construtivo aos estudantes?
Principais práticas partilhadas:
#9.1 Limitar o tempo de realização do teste e usar ordem aleatória de apresentação das perguntas (Blackboard);
#9.2 Usar ferramentas digitais para criar questões de avaliação (e.g. Socrative, Mentimeter, VoxVote);
#9.3 Repensar o modo de construção dos testes, focando-os em níveis de complexidade superiores;
#9.4 Substituir parte dos testes individuais por trabalhos focados nos mesmos objetivos;
#9.5 Introduzir a avaliação por pares nas atividades de grupo e diferenciar as classificações finais em função dessa avaliação;
#9.6 Recorrer à videoconferência como possibilidade para avaliações;
#9.7 Realizar mini-testes para autoavaliação, com feedback dos erros e indicações de estudo;
#9.8 Adequar a quantidade de trabalhos e testes para evitar a sobrecarga dos estudantes e professores, equilibrando as atividades individuais e em grupo de forma a potenciar a cooperação e a comunicação entre os estudantes;
#9.9 Usar simulações de práticas (com fotos, vídeos e dados) como alternativa às avaliações práticas;
#9.10 Recorrer a PBL (Problem Based Learning) e TBL (Team Based Learning) para ensino-aprendizagem e para avaliação;
#9.11 Diversificar a forma de realizar de avaliação, em momentos curtos, mesclando instrumentos síncronos e assíncronos;
#9.12 Assegurar a clareza sobre as regras e formas de avaliação (transparência) e, sempre que possível, negociá-las com os estudantes;
#9.13 Selecionar as estratégias e ferramentas que garantam a integridade das avaliações.
Principais desafios partilhados:
#9.14 Como garantir a coerência entre os objetivos das UC e a reorganização das modalidades de avaliação?
#9.15 Como assegurar a integridade e a equidade das atividades avaliativas a distância?
#9.16 Como repensar a avaliação de componentes mais práticas (ex. laboratoriais, artísticas, de estágio, etc.)?
#9.17 Como adaptar as atividade de avaliação on-line em turmas de grande dimensão, minimizando perdas de qualidade?
Autoria: Construído a partir da síntese dos moderadores do Partilhando IDEiAs
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink e Manuel João Costa