A avaliação no ensino a distância através de testes ou exames de consulta coloca desafios aos estudantes na sua preparação e realização. Os exames ou testes de consulta não são necessariamente mais fáceis ou mais acessíveis do que os exames sem consulta, uma vez que exigem um estudo ativo e normalmente apelam a  capacidades de raciocínio crítico e de seleção, análise e síntese de conhecimentos. Ficam aqui algumas sugestões para ajudar os estudantes neste novo desafio.

#8.1 Faça a revisão dos conteúdos como faria normalmente

Estabeleça um cronograma e estude de forma a ter um conhecimento de todos os conteúdos. Havendo um tempo limitado, não poderá deixar as leituras apenas para o momento de realização do teste/ exame.

 

#8.2  Faça um estudo ativo

Os testes ou exames de consulta não vão solicitar a reprodução direta de  factos ou que faculte dados memorizados, mas sim que aplique os conhecimentos adquiridos e que consiga desenvolver um raciocínio crítico sobre os mesmos. Em contextos de testes de consulta, reler  apontamentos ou a leitura de textos podem ser estratégias insuficientes . Por isso, use estratégias de estudo ativo: organize as leituras a realizar em função dos conteúdos; identifique os principais conceitos, argumentos, etc.; tome notas nos textos e em apontamentos; construa mapas conceptuais/ esquemas que sintetizem ideias principais; discuta conceitos e teorias com os seus colegas; coloque dúvidas ao professor, . 


#8.3 Organize-se para o momento da prova

Tendo um tempo limitado para responder e para submeter a prova, haverá alguma pressão no cumprimento das tarefas. Organize os seus materiais de forma a encontrar facilmente as informações, dados e conteúdos mais relevantes (o excesso de materiais desorganizados poderá gerar um gasto significativo de tempo na sua consulta). Escolha um lugar tranquilo, onde não será incomodado, e onde a tecnologia necessária (ex. sinal de wifi) esteja disponível. Garanta que tem os materiais no formato que lhe for mais mais confortável para consultar. Tenha um dispositivo  à mão para a gestão do tempo.


# 8.4 Tenha cuidado com o plágio e práticas de conluio não intencionais

Depois de receber o enunciado do teste ou do exame, deve trabalhar sozinho, a não ser que a prova seja realizada em pares ou grupos.  Não reproduza apontamentos fornecidos por outros colegas, nem respostas preparadas de antemão em grupo. Se fizer alguma citação direta ou indireta que julgue essencial, indique os elementos da referência (autor, data, página) e refira a obra no final (lista de referências bibliográficas). O professor tem mecanismos tecnológicos que permitem identificar o plágio e o conluio. Verifique se o trabalho é todo seu, como faria com qualquer outra metodologia de avaliação. Fique sempre atento ao Código de Conduta Ética da Universidade do Minho.


Autoria: Elsa Costa e Silva

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink, Manuel João Costa