O que é a aprendizagem ativa no contexto de atividades curriculares?
De uma forma geral, aprendizagem ativa inclui a aprendizagem que incentiva os estudantes a realizar atividades e a refletir criticamente, em alternativa a abordagens que remetem os estudantes a posturas passivas de escuta e tomada de notas. A aprendizagem ativa pressupõe a interatividade entre estudantes e entre estes e os professores, através estratégias variadas de ensino, entre as quais a aprendizagem colaborativa (Boletim IDEAdigital #35). A aprendizagem ativa pode ser estimulada com recurso a tecnologias interativas de ensino .
Como se caracteriza fisicamente uma sala de aprendizagem ativa?
Os equipamentos e o mobiliário das salas de aprendizagem ativa são concebidos para criarem um ambiente flexível, interativo, centrado nos estudantes e na sua aprendizagem. A disposição espacial dos equipamentos (e.g. mesas e cadeiras de configuração flexível, espaços amplos de circulação) convida os estudantes a dialogarem e a moverem-se com autonomia. A comunicação multidirecional (estudantes-estudantes-professor) é estimulada. Podem ainda ser dotadas de equipamentos ou de tecnologias que estimulem essas interações (e.g., quadros de escrita de parede, ecrãs de projeção sob controlo dos estudantes, conforme a figura 1).
Figura 1. Duas tipologias distintas de salas de aprendizagem ativa da Universidade de Iowa.
Que resultados se podem esperar da utilização duma sala de aprendizagem ativa?
A literatura demonstra a eficácia das abordagens de aprendizagem ativa no ensino superior em uma variedade de disciplinas em espaços sem tecnologia e com recurso intensivo a tecnologias. Os benefícios são variados e incluem maior envolvimento e motivação dos estudantes, mais dinamismo nas interações pedagógicas, criação de relacionamentos mais fortes entre os colegas e com os professores, maior colaboração e cooperação entre colegas e um maior senso entre os estudantes do seu domínio sobre a sua aprendizagem.
Salas tradicionais vs salas de aprendizagem ativa
No continente norte-americano, registou-se um forte investimento recente na reconversão de salas de aula tradicionais de dimensão variada em ambientes de aprendizagem ativa. Na criação de salas de Aprendizagem ativa procura-se reconfigurar os espaços de forma a aumentar as interações dentro da sala de aula.
Característica | Sala tradicional | Sala de aprendizagem ativa |
posicionamento do professor na sala | geralmente em evidência na frente da sala, centra as atenções | posicionamento indefinido, convida professor a circular na sala e a interagir com os estudantes no apoio às atividades letivas |
mesas | pouca flexibilidade de reconfiguração, dificultam o trabalho em grupo | alunos sentados à volta da mesas, o que favorece o trabalho em grupo |
display para projeção | um único ecrã, sob controlo e normalmente acessível apenas ao professor | número de ecrãs variáveis (de zero a 1 por grupo de alunos), acessíveis a professores e estudantes |
quadros | quadros na frente da sala, materiais de escrita com o professor | quadros de escrita espalhados pelas paredes das salas ou com rodas, uso autónomo dos estudantes |
barulho | considerado um elemento perturbador da aula | natural, é uma consequência da interação e envolvimento dos estudantes |
mobilidade | inexistente; estudantes sentados em mesas fixas e professor com pouco espaço para se mover; | estimulada; estimulada pelo tipo de mobiliário (e.g.: cadeiras com rodas) e pela disponibilidade e distribuição espacial de recursos pedagógicos |
A aprendizagem ativa em salas de aula tradicionais
A disposição organizacional das salas de aprendizagem ativa potenciam abordagens de natureza correspondente. Porém, a aprendizagem ativa pode e deve ser estimulada em qualquer tipologia de sala de aula, pois resulta em benefícios para o desempenho dos estudantes (Freeman, et al., 2014)1, em particular de estudantes tradicionalmente menos bem sucedidos (Theobald, et al., 2020)2.
Para saber mais sobre salas de aprendizagem ativa, consulte os recursos disponíveis nos sites da seguintes universidades: University of Minnesota; McGill University; Vanderbilt University; University of Toledo.
1 Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M. et al., (2014). Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(23), 8410-8415.
2 Theobald, E. J., Hill, M. J., Tran, E. et al, (2020). Active learning narrows achievement gaps for underrepresented students in undergraduate science, technology, engineering, and math. Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(12), 6476-6483.