Leituras por todos e para todos: O Perusall como incentivo à leitura comentada pelos estudantes


#1 Introdução

Parece ficção mas é possível e não custa muito. Com o Perusall é possível envolver os estudantes na leitura continuada da bibliografia da Unidade Curricular (UC) e pô-los a discutir as matérias entre si num processo colaborativo online e motivador, em que o docente tem pouca intervenção.

O Perusall foi criado em 2015 por Eric Mazur, Professor de Física da Universidade de Harvard. Como o próprio refere numa apresentação no congresso EDULEARN18, a forma de ensinar expositiva que tivemos quando éramos estudantes, e que eventualmente ainda usamos nas nossas aulas, não mudou muito desde a Idade Média. O mundo mudou radicalmente, em particular nas últimas décadas, mas a prática de ensino manteve-se. Apesar da introdução de algumas tecnologias multimédia, muitas aulas continuam baseadas na exposição de matéria pelo professor a uma plateia de estudantes passiva e, acreditamos nós, ouvinte. Desta situação que se repete todos os anos resultam estudantes que não são incentivados a pensar na matéria durante as aulas (todo o semestre) e que estudam unicamente na véspera dos exames.

O Perusall surgiu como uma plataforma que funciona como um e-reader em que o processo de leitura é social. Através da leitura de material de estudo da UC com anotação de comentários e perguntas pelos estudantes, que podem ser discutidos e respondidos pelos colegas, em modo síncrono ou assíncrono, a aprendizagem passa a basear-se também na leitura e torna-se num processo social. Para além da motivação que a interação social mediada por tecnologias de informação desencadeia nos estudantes, o Perusall permite ainda libertar as aulas para a implementação de metodologias de aprendizagem ativa, uma vez que grande parte da aprendizagem é feita fora das horas de contato letivo.


#2 Como funciona

Nesta plataforma são colocadas tarefas de leitura (secções do manual de estudo referente a uma aula, protocolo de uma aula prática laboratorial, artigo científico, vídeo didático, um gráfico, etc.) com um prazo determinado para os estudantes lerem e colocarem comentários, perguntas, responder a perguntas de colegas, etc. O sistema grava todas as interações e o docente pode consultá-las para se inteirar sobre a evolução das discussões (ver Figura 1). 

Um dos aspetos interessantes do uso desta ferramenta é que o docente tem uma intervenção reduzida no processo de leitura, sendo mesmo desaconselhado a participar ativamente para não inibir as interações dos estudantes. Por exemplo, se um estudante colocar uma questão num ponto do documento em que tem dúvidas, a ausência de intervenção do docente possibilita que outros estudantes respondam a esse colega. Isto cria uma dinâmica de discussão em que são os estudantes a explicar a matéria uns aos outros e a fazer associações com outras matérias e outras áreas científicas. Esta é uma das maiores potencialidades do Perusall: a possibilidade de partilhar e esclarecer dúvidas entre colegas, o que favorece o confronto de ideias, a aprendizagem cooperativa e uma construção mais autónoma do conhecimento.

A atividade com avaliação por parte da plataforma usa tecnologia de machine learning adaptada apenas para algumas línguas nas quais o português não está incluído. Em determinadas áreas científicas isto pode ser uma vantagem no sentido de desenvolver a capacidade de comunicação numa determinada língua que poderá ser a língua de trabalho em muitas áreas de atividade, como por exemplo o inglês.

Figura 1. Exemplo de uma tarefa para uma aula de Biologia Molecular de uma licenciatura da UMinho com a secção do manual de estudo à esquerda e os comentários dos estudantes à direita. Cada zona sombreada a amarelo no documento corresponde a uma parte comentada por um ou mais estudantes.


#3 Avaliação dos estudantes

A plataforma usa métodos avançados de machine learning para a análise dos comentários e perguntas dos estudantes, classificando-as de acordo com um sistema de pontuação que o docente pode definir. Assim, a própria plataforma atribui classificações aos diferentes comentários, analisa o tempo que cada estudante demorou a ler o documento, em que partes se demorou mais, e em que partes submeteu mais comentários. Tudo isto é analisado para dar uma pontuação final em cada tarefa, que o docente pode usar ou não na avaliação da UC. Esta funcionalidade pode também ser usada para o docente fornecer feedback aos estudantes sobre a qualidade das leituras efetuadas, numa orientação formativa que pode apoiar a melhoria dos processos de leitura.

O docente pode controlar o funcionamento do sistema de avaliação nas definições da plataforma. De acordo com a sua experiência, pode alterar o peso relativo de cada critério de avaliação ou simplesmente desligar a avaliação. À medida que vai ganhando experiência e os estudantes se vão adaptando às atividades, o docente poderá ir ativando o sistema de avaliação num processo de diálogo com os estudantes.



#4 Aplicações

Aplicações típicas do Perusall envolvem a atribuição duma tarefa de leitura das secções do manual da UC referentes a uma aula, com um prazo de 2-3 dias antes da aula. Como na aula os estudantes já leram e comentaram a matéria, podem implementar-se atividades de aprendizagem ativa. De entre estas atividades, podem fazer-se, individualmente e/ou grupo, testes formativos e quizzes individuais, resolução de pequenos problemas, discussão de assuntos específicos relacionados com a matéria, etc. Este método, quando é praticado ao longo do semestre, faz com que os estudantes acompanhem sempre a matéria e pensem sobre ela continuamente, propiciando aprendizagem significativa porque também a trabalharam nas aulas, que ficaram parcialmente livres da parte expositiva.

Uma atividade muito importante que o Perusall permite é a de deteção de problemas de compreensão de matérias mais complexas. O sistema regista o tempo de leitura dos estudantes em cada página do documento, o que poderá indicar dificuldades de compreensão da matéria numa página específica que demoraram mais a ler. Por outro lado, a consulta das questões e comentários dos estudantes também permite a análise de dificuldades. Isto possibilita ao docente abordar com especial cuidado e detalhe essa matéria na aula. Por essa razão, a componente expositiva das aulas não desaparece, ficando reservada para as matérias em que é necessário o docente esclarecer interpretações erradas ou conceitos novos que os estudantes ainda não dominam.


#5 Pontos fortes

Pontos fortes

Ferramenta que catalisa a discussão das leituras entre colegas

Tecnologia que possibilita a leitura atempada da bibliografia recomendada

Método que permite a leitura continuada das matérias de estudo ao longo do semestre, potenciadora do estudo contínuo

Tecnologia que permite discussão das matérias entre os alunos sem a intervenção do docente. A intervenção do docente deve ser feita posteriormente, sobretudo em função de dificuldades identificadas

Tecnologia gratuita. O financiamento dos promotores vem de uma percentagem da compra de livros através da plataforma. Se se usar documentos e livros gratuitos, a ferramenta é totalmente gratuita

Possibilidade de usar vídeos como documento de trabalho (basta o link de plataformas de vídeo como o Youtube)

Parâmetro ativo de avaliação com total liberdade de escolha dos critérios de avaliação

Pouca exigência de intervenção do docente no processo


 

#6 Potenciais problemas e resolução

Problema potencial

Resolução

Plataforma aparentemente simples que faz tudo sozinha, mas complexa em termos de compreensão sobre o modo de funcionamento. Por exemplo, se um estudante descarregar o texto da tarefa e o ler como ficheiro isolado, não fica o registo da sua leitura no sistema e não é avaliado

Ser explícito no modo de funcionamento e insistindo sobre isso periodicamente nas aulas

Sistema complexo de avaliação baseado em machine learning que não se domina por completo, o que deixa os estudantes um pouco perdidos à procura do melhor modo de comentar para obtenção da pontuação máxima

Limitar o contributo da componente de avaliação das tarefas do Perusall para a classificação final, libertando a ansiedade associada às tarefas, e usar a informação sobretudo com finalidades formativas

Sistema novo e relativamente complexo para os estudantes, que requer aprendizagem

Remoção da componente de avaliação nas primeiras tarefas para todos se irem habituando

Alguma ansiedade competitiva no sentido em que poderá haver estudantes monopolizadores dos comentários, esgotando temas para os colegas

Recordar a possibilidade de os estudantes fazerem comentários aos comentários de colegas e colocar perguntas para desencadear novos temas de discussão





Autoria:  Rui Oliveira, Pedro Albuquerque

Coordenação: Centro IDEA-UMinho

Edição: Gabriel Hornink, Flávia Vieira






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