Leituras por todos e para todos: O Perusall como incentivo à leitura comentada pelos estudantes
#1 Introdução
Parece ficção mas é possível e não custa muito. Com o
Perusall é possível envolver os estudantes na leitura continuada da bibliografia da Unidade Curricular (UC) e pô-los a discutir as matérias entre si num processo colaborativo
online
e motivador, em que o docente tem pouca intervenção.
O Perusall foi criado em 2015 por Eric Mazur, Professor de Física da Universidade de Harvard. Como o próprio refere numa
apresentação no congresso EDULEARN18, a forma de ensinar expositiva que tivemos quando éramos estudantes, e que eventualmente ainda usamos nas nossas aulas, não mudou muito desde a Idade Média. O mundo mudou radicalmente, em particular nas últimas décadas, mas a prática de ensino manteve-se. Apesar da introdução de algumas tecnologias multimédia, muitas aulas continuam baseadas na exposição de matéria pelo professor a uma plateia de estudantes passiva e, acreditamos nós, ouvinte. Desta situação que se repete todos os anos resultam estudantes que não são incentivados a pensar na matéria durante as aulas (todo o semestre) e que estudam unicamente na véspera dos exames.
O Perusall surgiu como uma plataforma que funciona como um
e-reader em que o processo de leitura é social. Através da leitura de material de estudo da UC com anotação de comentários e perguntas pelos estudantes, que podem ser discutidos e respondidos pelos colegas, em modo síncrono ou assíncrono, a aprendizagem passa a basear-se também na leitura e torna-se num processo social. Para além da motivação que a interação social mediada por tecnologias de informação desencadeia nos estudantes, o Perusall permite ainda libertar as aulas para a implementação de metodologias de aprendizagem ativa, uma vez que grande parte da aprendizagem é feita fora das horas de contato letivo.
#2 Como funciona
Nesta plataforma são colocadas tarefas de leitura (secções do manual de estudo referente a uma aula, protocolo de uma aula prática laboratorial, artigo científico, vídeo didático, um gráfico, etc.) com um prazo determinado para os estudantes lerem e colocarem comentários, perguntas, responder a perguntas de colegas, etc. O sistema grava todas as interações e o docente pode consultá-las para se inteirar sobre a evolução das discussões (ver Figura 1).
Um dos aspetos interessantes do uso desta ferramenta é que o docente tem uma intervenção reduzida no processo de leitura, sendo mesmo desaconselhado a participar ativamente para não inibir as interações dos estudantes. Por exemplo, se um estudante colocar uma questão num ponto do documento em que tem dúvidas, a ausência de intervenção do docente possibilita que outros estudantes respondam a esse colega. Isto cria uma dinâmica de discussão em que são os estudantes a explicar a matéria uns aos outros e a fazer associações com outras matérias e outras áreas científicas. Esta é uma das maiores potencialidades do Perusall: a possibilidade de partilhar e esclarecer dúvidas entre colegas, o que favorece o confronto de ideias, a aprendizagem cooperativa e uma construção mais autónoma do conhecimento.
A atividade com avaliação por parte da plataforma usa tecnologia de
machine learning adaptada apenas para algumas línguas nas quais o português não está incluído. Em determinadas áreas científicas isto pode ser uma vantagem no sentido de desenvolver a capacidade de comunicação numa determinada língua que poderá ser a língua de trabalho em muitas áreas de atividade, como por exemplo o inglês.
Figura 1.
Exemplo de uma tarefa para uma aula de Biologia Molecular de uma licenciatura da UMinho com a secção do manual de estudo à esquerda e os comentários dos estudantes à direita. Cada zona sombreada a amarelo no documento corresponde a uma parte comentada por um ou mais estudantes.
#3 Avaliação dos estudantes
A plataforma usa métodos avançados de
machine learning para a análise dos comentários e perguntas dos estudantes, classificando-as de acordo com um sistema de pontuação que o docente pode definir. Assim, a própria plataforma atribui classificações aos diferentes comentários, analisa o tempo que cada estudante demorou a ler o documento, em que partes se demorou mais, e em que partes submeteu mais comentários. Tudo isto é analisado para dar uma pontuação final em cada tarefa, que o docente pode usar ou não na avaliação da UC. Esta funcionalidade pode também ser usada para o docente fornecer
feedback aos estudantes sobre a qualidade das leituras efetuadas, numa orientação formativa que pode apoiar a melhoria dos processos de leitura.
O docente pode controlar o funcionamento do sistema de avaliação nas definições da plataforma. De acordo com a sua experiência, pode alterar o peso relativo de cada critério de avaliação ou simplesmente desligar a avaliação. À medida que vai ganhando experiência e os estudantes se vão adaptando às atividades, o docente poderá ir ativando o sistema de avaliação num processo de diálogo com os estudantes.
#4 Aplicações
Aplicações típicas do Perusall envolvem a atribuição duma tarefa de leitura das secções do manual da UC referentes a uma aula, com um prazo de 2-3 dias antes da aula. Como na aula os estudantes já leram e comentaram a matéria, podem implementar-se atividades de aprendizagem ativa. De entre estas atividades, podem fazer-se, individualmente e/ou grupo, testes formativos e
quizzes individuais, resolução de pequenos problemas, discussão de assuntos específicos relacionados com a matéria, etc. Este método, quando é praticado ao longo do semestre, faz com que os estudantes acompanhem sempre a matéria e pensem sobre ela continuamente, propiciando aprendizagem significativa porque também a trabalharam nas aulas, que ficaram parcialmente livres da parte expositiva.
Uma atividade muito importante que o Perusall permite é a de deteção de problemas de compreensão de matérias mais complexas. O sistema regista o tempo de leitura dos estudantes em cada página do documento, o que poderá indicar dificuldades de compreensão da matéria numa página específica que demoraram mais a ler. Por outro lado, a consulta das questões e comentários dos estudantes também permite a análise de dificuldades. Isto possibilita ao docente abordar com especial cuidado e detalhe essa matéria na aula. Por essa razão, a componente expositiva das aulas não desaparece, ficando reservada para as matérias em que é necessário o docente esclarecer interpretações erradas ou conceitos novos que os estudantes ainda não dominam.
#5 Pontos fortes
Pontos fortes |
Ferramenta que catalisa a discussão das leituras entre colegas |
Tecnologia que possibilita a leitura atempada da bibliografia recomendada |
Método que permite a leitura continuada das matérias de estudo ao longo do semestre, potenciadora do estudo contínuo |
Tecnologia que permite discussão das matérias entre os alunos sem a intervenção do docente. A intervenção do docente deve ser feita posteriormente, sobretudo em função de dificuldades identificadas |
Tecnologia gratuita. O financiamento dos promotores vem de uma percentagem da compra de livros através da plataforma. Se se usar documentos e livros gratuitos, a ferramenta é totalmente gratuita |
Possibilidade de usar vídeos como documento de trabalho (basta o link de plataformas de vídeo como o Youtube) |
Parâmetro ativo de avaliação com total liberdade de escolha dos critérios de avaliação |
Pouca exigência de intervenção do docente no processo |
#6 Potenciais problemas e resolução
Problema potencial |
Resolução |
Plataforma aparentemente simples que faz tudo sozinha, mas complexa em termos de compreensão sobre o modo de funcionamento. Por exemplo, se um estudante descarregar o texto da tarefa e o ler como ficheiro isolado, não fica o registo da sua leitura no sistema e não é avaliado |
Ser explícito no modo de funcionamento e insistindo sobre isso periodicamente nas aulas |
Sistema complexo de avaliação baseado em
machine learning
que não se domina por completo, o que deixa os estudantes um pouco perdidos à procura do melhor modo de comentar para obtenção da pontuação máxima |
Limitar o contributo da componente de avaliação das tarefas do Perusall para a classificação final, libertando a ansiedade associada às tarefas, e usar a informação sobretudo com finalidades formativas |
Sistema novo e relativamente complexo para os estudantes, que requer aprendizagem |
Remoção da componente de avaliação nas primeiras tarefas para todos se irem habituando |
Alguma ansiedade competitiva no sentido em que poderá haver estudantes monopolizadores dos comentários, esgotando temas para os colegas |
Recordar a possibilidade de os estudantes fazerem comentários aos comentários de colegas e colocar perguntas para desencadear novos temas de discussão |
Autoria: Rui Oliveira, Pedro Albuquerque
Coordenação: Centro IDEA-UMinho
Edição: Gabriel Hornink, Flávia Vieira
|
|
|
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.