Pergunta |
Resposta |
Sugestões para a prática |
Perante toda a transformação, haverá um elemento-chave essencial para que as experiências de ensinar e de aprender sejam bem sucedidas? |
Poderá não ser um elemento único, mas o fator mais importante para assegurar o sucesso dos estudantes a vários níveis (académico, bem estar, vida profissional futura, etc.), de acordo com as melhores evidências, é a
qualidade das interações que têm lugar. |
Os momentos de ensino devem ser desenhados para que seja privilegiada a
qualidade das interações
dos estudantes com os docentes, os conteúdos e com os seus pares. |
É possível assegurar interações de qualidade quando todo o ensino é
online? |
Sim, mas é necessário
abordar o
design
do ensino de forma diferente da presencial;
Há uma instituição nos EUA que funciona exclusivamente
online
e que obtém os melhores resultados a nível nacional, num censo anual de “student engagement”; [2]
É essencial reconhecer que não é possível manter ou transpor a estrutura do ensino presencial para o espaço
online
e passar a
privilegiar-se o tempo síncrono para interações entre os participantes.. |
Para
fomentar a qualidade de interações entre estudantes:
TIP
1
(informal): no início de uma atividade síncrona, alocar uns minutos para os estudantes conversarem entre si em pequenos grupos “breakout rooms” respondendo a 2 questões: 1 mais social , outra relacionada com a atividade letiva;
TIP
2 (formal):
incluir
trabalho colaborativo estruturado obrigatório para os estudantes, fragmentando eventualmente aulas que eram teóricas; pontuar a qualidade dos resultados. |
Que mudanças antevê para o futuro do ensino superior?
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A pressão para o uso da tecnologia digital será tendencialmente crescente e haverá mais e mais estudantes a perguntar qual o motivo para se deslocarem aos
campi;
Poderemos fazer um ensino melhor explorando as tecnologias digitais.Um estudo em UCs introdutórias de Biologia, concluiu que, para a mesma UC, o formato híbrido teve resultados superiores quando comparado com o
online ou presencial [2].
As pressões sobre os estudantes nesta fase têm também impacto sobre a saúde mental dos estudantes. Um estudo australiano concluiu que a forma como os professores ensinam é um determinante muito relevante para a saúde mental dos estudantes [3]. |
Refletir e encontrar formas para aumentar a intencionalidade do tempo presencial
nos seus objetivos e práticas programando a sua integração com o tempo
online.
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Como tornar mais humano o ambiente
online? |
A perceção de que falta um ambiente humano no ensino
online
é uma realidade transversal. |
TIP
1: a forma como o professor se apresenta à turma é muito importante: experimentar
mostrar uma fotografia antiga da família e contar um pouco da nossa história familiar;
TIP
2: se possível, estabelecer programas de tutorias por pares. |
Como conseguir mais estudantes com câmaras ligadas? |
Este é um tema controverso, frequentemente abordado. |
Refletir conjuntamente com os estudantes sobre os motivos para as câmaras estarem ligadas e construir um ambiente convidativo para as ligarem;
TIP
1: criar essa expetativa quando a atividade é uma conversa,
não quando for expositiva.
É importante
conversar
com os estudantes em vez de
falar
para os estudantes
TIP
2: disponibilizar um mini-guia para os estudantes mudarem o seu fundo virtual. |
Como lidar com turmas grandes
online? |
Regressar às perguntas anteriores sobre a humanização e sobre a qualidade das interações. |
TIP
1:
dar aos estudantes a noção que nos preocupamos ao chamá-los pelo nome [4];
TIP
2:
chamar estudantes de anos avançados para fazerem parte da aula, oferecendo apoio aos estudantes mais novos (em
breakout rooms);
TIP
3:
integrar testes colaborativos nas UCs (testes em que os estudantes fazem uma parte individualmente, e outra parte em equipa)[5]. |
Como estimular a curiosidade dos estudantes? |
Pensar que a curiosidade
é uma prática e não uma característica do indivíduo. |
TIP
1: ser claro nos objetivos das UCS, referindo explicitamente que pretendemos que os estudantes sejam curiosos;
TIP
2:
estimular a formulação de questões por parte dos estudantes e criar um ambiente que tolere o erro nas perguntas;
TIP
3: pedir aos que escrevem sobre temas relacionados com os conteúdos em diferentes momentos e estimular a curiosidade no
feedback sobre os mesmos. |
O que é mais negativo e que devemos cuidar para que não permaneça no futuro? |
A ideia de que a
tecnologia resolve os problemas da aprendizagem e do ensino;
A ideia de que se pode
espartilhar a educação superior numa coleção de pequenos blocos de conhecimento, pois a educação superior é algo que exige coerência e ligação entre diferentes áreas do conhecimento. |
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