Os Audience Response Systems (ARS) ou sistemas de resposta imediata pela audiência são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões aos estudantes nas aulas presenciais e/ou à distância. Os estudantes respondem às questões através dos seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores), sendo gerados de imediato gráficos das suas respostas. O uso dos ARS pode incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato, permitindo a adequação das estratégias e atividades pedagógicas em tempo real.
#1 Implementação de ARS
É importante ter presente que os ARS são ferramentas de suporte a estratégias pedagógicas. A maximização do seu valor para a aprendizagem ativa dos estudantes é o maior desafio na sua implementação. Na aplicação destas tecnologias considere:
- Definir objetivos de aprendizagem claros para o uso dos ARS no âmbito da sua estratégia pedagógica e planear as questões que vai usar em cada aula.
- Explicar e discutir com os seus estudantes os objetivos de uso dos ARS, de forma a que eles compreendam a sua natureza e valor, e possam participar de forma mais comprometida.
- Usar os ARS como ferramenta formativa, permitindo a participação anónima nas respostas. O anonimato promove a participação de todos os estudantes, em particular, dos mais tímidos.
- Dar oportunidade a todos os estudantes de participarem nas atividades com ARS. Os estudantes que não dispõem de um smartphone ou outro dispositivo móvel com acesso à Internet, poderão participar nas respostas juntando-se a um colega.
- Usar os ARS de forma regular para que os seus estudantes se habituem e considerem os ARS relevantes para a sua aprendizagem.
- Combinar questões simples e questões complexas. Questões conceptuais e questões que envolvem ideias desafiantes geram maior discussão e uma participação mais ativa dos estudantes.
- Dar tempo para que os estudantes discutam as suas respostas. Incluir na discussão as respostas erradas que suscitam dúvida e necessitam de maior esclarecimento.
#2 Tipos de questões
As ferramentas digitais de ARS permitem colocar questões dicotómicas, de escolha múltipla, abertas, de ordenação, entre outras.
As questões podem ser usadas para diferentes fins pedagógicos ou estratégias de ensino, como por exemplo: quebra-gelo, motivacional, diagnóstico, compreensão conceptual, recordação, aplicação de conhecimentos, pensamento crítico, opiniões.
Há um consenso geral de que é necessário algum tempo, conhecimento e prática para desenvolver boas questões. A seguir apresentam-se alguns tipos de questões:
Tipos de Questões | Funções pedagógicas |
Memória | Normalmente não geram discussão. São questões que podem ser utilizadas para relembrar conceitos importantes da aula anterior. |
Diagnóstico | Servem o propósito de identificar o estado de conhecimento ou de experiência. |
Compreensão conceptual | Importantes para detetar conceções erradas/alternativas. As opções de resposta a estas perguntas costumam ser baseadas em equívocos comuns dos estudantes. |
Pensamento crítico | Normalmente não há respostas erradas; servem para cativar os estudantes para a discussão. |
Perspetiva do estudante | Apropriadas para promover discussão e confrontar perspetivas pessoais. |
Aplicação | Apropriadas para que os estudantes apliquem os seus conhecimentos a situações/contextos específicas ou reais. |
Fonte:
https://cft.vanderbilt.edu/guides-sub-pages/clickers#3 Algumas dicas para a construção das questões
- Abordar um único tópico/assunto por questão, com clareza e com as informações necessárias para a resolução;
- No caso de questão de múltipla escolha, construir alternativas sintéticas, com distratores plausíveis;
- Evitar induzir o estudante ao erro (“ratoeiras”) ou ao acerto;
- Evitar repetição de palavras do enunciado;
- Evitar alternativas com: todas as anteriores, nenhuma das anteriores, todas, sempre;
- Relacionar as questões com os objetivos de aprendizagem da UC.
#4 Usos dos ARS
A mais valia na utilização dos ARS está intrinsecamente ligada aos objetivos e estratégias pedagógicas. É importante ter boas questões e planear a sua aplicação em diferentes momentos de uma aula.
Na figura apresenta-se um exemplo de uma planificação de aula teórica com recurso a ARS:
- No início da aula, utiliza-se uma questão do tipo “quebra gelo” para, por exemplo, captar o interesse dos estudantes, aferir os conhecimentos da aula anterior, ou para revelar o estado de conhecimento e/ou equívocos comuns antes de introduzir um tema/conceito.
- Durante a aula, utilizam-se questões para monitorizar o nível de compreensão dos conteúdos e poder dar feedback ou fazer ajustamentos na planificação da aula em tempo real (poderá usar os ARS com intervalos de 10-15 minutos).
- No final da aula, utilizam-se questões para avaliar a compreensão dos conteúdos e identificar dúvidas que poderão ser discutidas nessa aula ou na aula seguinte.
#5 Plataformas digitais de uso livre
Existem muitas plataformas digitais de uso livre embora algumas tenham recursos mais limitados, como o número de questões, número de sessões ou número de utilizadores, entre outros. Uma das plataformas de uso livre que se recomenda para utilizadores de instituições educacionais (mediante registo) é o Voxvote (https://www.voxvote.com), porque não tem limite de número de utilizadores (audiência), de número de aulas e Unidades Curriculares ativas e de número de questões a colocar em cada sessão.
Deixamos aqui algumas indicações sobre esta plataforma:
Pergunta | Resposta |
Como posso fazer o registo? | No portal https://designer.voxvote.com/Account/Register |
Que endereço de email devo colocar para ter acesso a todas as potencialidades da ferramenta? | O endereço institucional, ex.: xpto@subdominio.uminho.pt
A maioria dos subdomínios da UMinho já se encontram registados no Voxvote (https://www.voxvote.com/offers/domainlist) |
Que tipos de questões posso utilizar? | Escolha simples e múltipla Ordenação simples ou com ponderações Questões com imagens ou vídeos Resposta aberta e nuvem de palavras Quiz (com identificação da audiência através de nicknames) |
Como são apresentados os resultados das perguntas? | Em gráficos de barras horizontais com a percentagem de respostas ou com o número de respostas. |
Como posso exportar os resultados obtidos? | Os resultados podem ser exportados em formato .pdf ou .xlsx (Excel) |
Onde posso obter mais informações e exemplos de utilização da plataforma? | https://www.voxvote.com/products/features
https://www.youtube.com/user/VoxVote |
Autoria: Cacilda Moura, Joaquim Silva, Rui Oliveira
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Edição: Flávia Vieira e Gabriel Hornink
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.