Traduzido e adaptado de Low Tech Remote Teaching Checklist

University of Cape Town 2020 -  CC BY  


A transformação digital do ensino superior durante uma pandemia global é uma tarefa desafiadora para todos. 

Se começou agora a recorrer a tecnologias digitais nas Unidades Curriculares (UC) que leciona, mantenha a máxima simplicidade nas suas abordagens, de acordo com a máxima “keep it simple” (mantenha tudo simples). 

Acima de tudo, mantenha um diálogo aberto com os estudantes, identificando e compreendendo as suas dificuldades e necessidades, e como estão percorrendo o novo caminho traçado para a UC.

É fundamental criar uma noção de presença do docente junto dos estudantes, e também entre estudantes, para aumentar a sensação de segurança e o toque humano no espaço digital. 

Estabeleça metas de aprendizagem regulares verificáveis, que podem atingidas através de pequenas atividades periódicas (opcionais e obrigatórias), para encorajar o envolvimento regular dos estudantes e criar oportunidades para identificar as suas dificuldades e progressos.

Durante o processo de transformação, seja e empático com os estudantes: um ambiente empático e de apoio mútuo contribuirá para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem.

O que fazer e não fazer na transição para o ensino online?  Alguns princípios simples podem aumentar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.


Recomendado

Não recomendado

Manter-se low tech 

Ensine usando ferramentas  low tech, como texto e slides. Ao usar vídeos, procure fornecer alternativas low tech, como adicionar legendas e/ou uma transcrição.

Uso excessivo de tecnologias high tech 

Não presuma que todos os estudantes têm bom acesso à Internet ou mesmo dispositivos com capacidade adequada para visualizar videos (armazenamento e  processamento).

Comunicar  frequente e consistentemente

Emita todas as instruções e recomendações sempre pelo mesmo ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard, Moodle). Use outros canais de forma complementar.

Comunicar em múltiplas plataformas

Usar várias plataformas de maneira inconsistente pode fazer com que os estudantes percam comunicações importantes. Pode gerar confusão, desmotivação e perda de tempo.

Ser inclusivo

Esteja ciente dos diversos contextos de aprendizagem dos estudantes - crie flexibilidade. Forneça vários formatos de ficheiros educativos. Por exemplo, texto, slides, transcrições, legendas e áudio, disponíveis como alternativas ao vídeo.

Abordagem única

Adotar um único tipo de recurso educativo poderá limitar a aprendizagem de alguns estudantes. Não viabilizar diversidade de formatos de ficheiros e de recursos educacionais (tecnologias digitais, recursos para estudos, ambiente de aprendizagem) poderá desmotivar os estudantes.

Promover a aprendizagem assíncrona

Para além da oportunidade de aprendizagens síncronas, proponha também  atividades assíncronas para que os estudantes desenvolvam autonomia e capacidades de resolução de problemas e de superação de dificuldades de aprendizagem.

Aprendizagem apenas síncrona

Realizar apenas interações online através de videoconferências ou tutoriais em direto excluirá alguns estudantes. Ofereça formas alternativas de acesso para quem não puder participar.

Equilibrar a carga de trabalho 

As tarefas para serem concluídas em casa poderão exigir  o dobro do tempo originalmente previsto. Quantifique a carga de trabalho, priorize e seja realista.

Ser irrealista

Atribuir trabalho todos os dias e solicitar prazos curtos de conclusão pode não considerar as exigências que o processo de transformação tem sobre os estudantes.

Organizar os recursos 

Use as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard ou Moodle) para estruturar suas atividades. Identifique e organize os recursos do curso de maneira clara e intuitiva, usando títulos descritivos.

Depositar recursos de forma desorganizada

Exigir que os próprios estudantes procurem os materiais de aprendizagem de que precisam em sites ou ambientes virtuais desorganizados  da UC desvia o foco da atividade de aprendizagem principal.

Fornecer instruções específicas

Disponibilize instruções detalhadas sobre o que fazer, os prazos, tempo estimado para conclusão das tarefas (carga de trabalho), para que os estudantes possam planear melhor o seu tempo.

Emitir instruções confusas ou vagas

Comunicar através de parágrafos extensos e com instruções difíceis de seguir ou vagas desperdiça tempo de aprendizagem e desmotiva os alunos.

Cumprir um horário de atendimento visível online

Forneça aos estudantes um horário regular de atendimento online e mostre disponibilidade para  apoio pontual, responda às perguntas e esclareça qualquer situação relacionada com a UC.

Estar disponível permanentemente

O docente não deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e não deixar nenhuma pausa para si (a menos que seja urgente, pode esperar pelo horário de atendimento!)

Solicitar feedback contínuo aos estudantes

Peça o feedback aos estudantes sobre sua carga de trabalho, estado emocional, preferências e ritmo de aprendizagem, atividades educativas e avaliações.

Ter uma abordagem sem intervenção/feedback

Ensinar de um modo que não proporcione voz aos estudantes e/ou escolha pode resultar progressivamente em desmotivação.

Selecionar criteriosamente novas ferramentas

Use ferramentas com as quais os estudantes estejam familiarizados e um número limitado de novas ferramentas para uso no ensino online.

Experimentar constantemente ferramentas novas

Aplicar novas ferramentas que nunca usou (sem planeamento ou apoio) pode levar a dificuldades tecnológicas e criar ruído no processo de ensino e aprendizagem.

Dividir o conteúdo em tópicos curtos identificáveis

Forneça o material em blocos de pequena dimensão, com objetivos de aprendizagem claros e resultados de avaliação.

Fornecer materiais extensos e não estruturados

Evite enviar longos textos académicos e vídeos sem uma orientação clara sobre os objetivos e conteúdos de aprendizagem a que se referem.

Manter a estrutura e a agenda da UC num só lugar

Forneça aos estudantes a estrutura da UC, contendo datas para tarefas e envios num só lugar. Alerte-os de que pode haver alterações e indique como serão notificados.

Enviar atualizações apenas por meio de avisos

Certifique-se de que os estudantes podem encontrar facilmente as principais informações sobre sua UC num só lugar. Isso reduz a ansiedade.


Saiba mais:

Tips for Distance and Online Teaching  

Online teaching - Do this, not that


Adaptação/autoria: Gabriel G. Hornink, Filipe Rocha e Manuel João Costa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira e Rui Oliveira



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