Recomendado |
Não recomendado |
✔
Manter-se low tech
Ensine usando ferramentas
low tech, como texto e slides. Ao usar vídeos, procure fornecer alternativas
low tech, como adicionar legendas e/ou uma transcrição. |
❌
Uso excessivo de tecnologias high tech
Não presuma que todos os estudantes têm bom acesso à Internet ou mesmo dispositivos com capacidade adequada para visualizar videos (armazenamento e processamento). |
✔
Comunicar frequente e consistentemente
Emita todas as instruções e recomendações sempre pelo mesmo ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard, Moodle). Use outros canais de forma complementar. |
❌
Comunicar em múltiplas plataformas
Usar várias plataformas de maneira inconsistente pode fazer com que os estudantes percam comunicações importantes. Pode gerar confusão, desmotivação e perda de tempo. |
✔
Ser inclusivo
Esteja ciente dos diversos contextos de aprendizagem dos estudantes - crie flexibilidade. Forneça vários formatos de ficheiros educativos. Por exemplo, texto, slides, transcrições, legendas e áudio, disponíveis como alternativas ao vídeo. |
❌
Abordagem única
Adotar um único tipo de recurso educativo poderá limitar a aprendizagem de alguns estudantes. Não viabilizar diversidade de formatos de ficheiros e de recursos educacionais (tecnologias digitais, recursos para estudos, ambiente de aprendizagem) poderá desmotivar os estudantes. |
✔
Promover a aprendizagem assíncrona
Para além da oportunidade de aprendizagens síncronas,
proponha também atividades assíncronas para que os estudantes desenvolvam autonomia e capacidades de resolução de problemas e de superação de dificuldades de aprendizagem. |
❌
Aprendizagem apenas síncrona
Realizar apenas interações
online
através de videoconferências ou tutoriais em direto excluirá alguns estudantes. Ofereça formas alternativas de acesso para quem não puder participar. |
✔
Equilibrar a carga de trabalho
As tarefas para serem concluídas em casa poderão exigir o dobro do tempo originalmente previsto. Quantifique a carga de trabalho, priorize e seja realista. |
❌Ser irrealista
Atribuir trabalho todos os dias e solicitar prazos curtos de conclusão pode não considerar as exigências que o processo de transformação tem sobre os estudantes. |
✔
Organizar os recursos
Use as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard ou Moodle) para estruturar suas atividades. Identifique e organize os recursos do curso de maneira clara e intuitiva, usando títulos descritivos. |
❌Depositar recursos de forma desorganizada
Exigir que os próprios estudantes procurem os materiais de aprendizagem de que precisam em sites ou ambientes virtuais desorganizados da UC desvia o foco da atividade de aprendizagem principal. |
✔ Fornecer instruções específicas
Disponibilize instruções detalhadas sobre o que fazer, os prazos, tempo estimado para conclusão das tarefas (carga de trabalho), para que os estudantes possam planear melhor o seu tempo. |
❌
Emitir instruções confusas ou vagas
Comunicar através de parágrafos extensos e com instruções difíceis de seguir ou vagas desperdiça tempo de aprendizagem e desmotiva os alunos. |
✔
Cumprir um horário de atendimento visível online
Forneça aos estudantes um horário regular de atendimento online e mostre disponibilidade para apoio pontual, responda às perguntas e esclareça qualquer situação relacionada com a UC. |
❌
Estar disponível permanentemente
O docente não deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e não deixar nenhuma pausa para si (a menos que seja urgente, pode esperar pelo horário de atendimento!) |
✔
Solicitar
feedback
contínuo aos estudantes
Peça o
feedback
aos estudantes sobre sua carga de trabalho, estado emocional, preferências e ritmo de aprendizagem, atividades educativas e avaliações. |
❌
Ter uma abordagem sem intervenção/feedback
Ensinar de um modo que não proporcione voz aos estudantes e/ou escolha pode resultar progressivamente em desmotivação. |
✔
Selecionar criteriosamente novas ferramentas
Use ferramentas com as quais os estudantes estejam familiarizados e um número limitado de novas ferramentas para uso no ensino
online. |
❌
Experimentar constantemente ferramentas novas
Aplicar novas ferramentas que nunca usou (sem planeamento ou apoio) pode levar a dificuldades tecnológicas e criar ruído no processo de ensino e aprendizagem. |
✔
Dividir o conteúdo em tópicos curtos identificáveis
Forneça o material em blocos de pequena dimensão, com objetivos de aprendizagem claros e resultados de avaliação. |
❌
Fornecer materiais extensos e não estruturados
Evite enviar longos textos académicos e vídeos sem uma orientação clara sobre os objetivos e conteúdos de aprendizagem a que se referem. |
✔
Manter a estrutura e a agenda da UC num só lugar
Forneça aos estudantes a estrutura da UC, contendo datas para tarefas e envios num só lugar. Alerte-os de que pode haver alterações e indique como serão notificados. |
❌
Enviar atualizações apenas por meio de avisos
Certifique-se de que os estudantes podem encontrar facilmente as principais informações sobre sua UC num só lugar. Isso reduz a ansiedade. |