​​ download



​DICAS PARA CONDUZIR UMA AULA ONLINE

Objetivo: participação generalizada; Pergunta: como moderar interactivamente?

As atividades letivas realizadas online de forma síncrona tornam possível a interação entre todos os participantes. Ao proporcionar a todos a oportunidade de intervir, requerem uma moderação atenta e eficaz, particularmente quando a lecionadas a várias dezenas de participantes, para minimizar situações como:

  1. dispersão nos momentos de discussão;
  2. domínio do tempo de discussão por poucos participantes;
  3. ausência de envolvimento de estudantes.

Disponibilizam-se algumas dicas para uma moderação bem sucedida ao nível do planeamento, moderação e gestão de participantes.


PLANEAMENTO

#2.1. Defina o tempo que vai alocar à discussão de forma a que os estudantes conheçam o tempo a ela dedicado e possam gerir as suas intervenções – anuncie esse tempo no inicio de cada atividade;

#2.2. Estabeleça e comunique regras para a discussão (ex: mínimo de contribuições, tempos máximos de intervenções, importância de inscrição para participação, etc.);

#2.3. Elabore pelo menos uma questão clara redigida de forma inequívoca.


A SUA INTERVENÇÃO

#2.4. Modere as suas próprias participações, para que os estudantes desenvolvam a sua autonomia e confiança - evite transformar a discussão numa série de perguntas (suas) e respostas;

#2.5.  Faça intervenções o mais curtas possível: comentários extensos e complexos geralmente originam o silêncio;

#2.6. Privilegie comentários abertos (perante o que acabamos de ouvir, o que vos parece…) sobre comentários fechados (perante o que acabamos de ouvir, estão de acordo?) para suscitar o debate;

#2.7. Convide os estudantes a comparar pontos de vista e a argumentar as suas posições;

#2.8. Elabore sínteses claras para concluir a discussão ou sempre que esta divirja dos seus objetivos;

#2.9. Realce as contribuições positivas, não valorize as negativas;


GESTÃO DE PARTICIPANTES

#2.10. Reaja de imediato a posturas inadequadas, enviando uma mensagem privada ao autor;

#2.11. Esteja atento aos participantes silenciosos: envie mensagens privadas aos estudantes que se pretenda estimular para a discussão.

Autoria: Gabriel Hornink, Eduardo Rodrigues, Manuel João Costa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)​

Publicação: 20 de março 2020


Creative Commons LicenseThis work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.