As propostas do IDEAdigital#15 e IDEAdigital#16 pretendem auxiliar os utilizadores na produção de documentos e conteúdos acessíveis, de forma a promover uma maior igualdade e equidade no acesso à informação. As recomendações contidas nestes dois documentos poderão servir de referência na produção de materiais de estudo, enunciados de provas e outros conteúdos disponibilizados nas plataformas UMinho. 


#16.1 Especificações para folhas de cálculo:

  • Realizar uma descrição geral do layout, indicando a direção do fluxo do texto (se é de cima para baixo ou da esquerda para a direita)

  • Identificar cada folha com um nome representativo do conteúdo

  • Identificar cabeçalhos de linha e coluna

  • Anteceder tabelas com um resumo sobre como estão organizadas (número de colunas e linhas, ordem correta de leitura da tabela), assim como, uma descrição do seu conteúdo

  • Todos os elementos de leitura visual devem estar identificados e ter um equivalente textual, descrevendo gráficos ou símbolos

  • Garantir um bom contraste de cores entre a imagem, gráfico, texto e o fundo, assim como, evitar utilizar as cores vermelho, verde, amarelo e cinza claro

  • Certificar-se que os conteúdos também são igualmente percetíveis quando visualizados sem cores

  • Evitar, se possível, a utilização de macros e sobreposições


#16.2 Especificações para a apresentação de diapositivos:

  • Utilizar uma linguagem simples e apropriada ao conteúdo

  • Utilizar modelos de apresentação padrão e simples

  • Utilizar fundo liso e sem colunas

  • Utilizar tamanhos de letra grande

  • Utilizar o campo de notas para fornecer descrições mais pormenorizadas, como por exemplo, de imagens, gráficos, vídeos ou mesmo o conteúdo do slide

  • Evitar utilizar caixas de texto embutidas

  • Evitar colocar uma quantidade excessiva de informação no mesmo diapositivo

  • Garantir um bom contraste de cores entre a imagem, gráfico, texto e o fundo, assim como, evitar utilizar as cores vermelho, verde, amarelo e cinza claro

  • Evitar utilizar fundos com demasiadas imagens, formas ou cores

  • Evitar utilizar hiperligações ou texto ocultos atrás de outros objetos como imagens


#16.3 Especificações para documentos PDF:

  • Especificar o idioma do documento 

  • Utilizar tamanhos de letra grandes (mínimo 12)

  • Disponibilizar um texto alternativo para descrever imagens e tabelas

  • Evitar utilizar fundos com demasiadas imagens, formas ou cores

  • Garantir um bom contraste de cores entre a imagem, gráfico, texto e o fundo, assim como, evitar utilizar as cores vermelho, verde, amarelo e cinza claro

  • Evitar utilizar hiperligações ou texto ocultos atrás de outros objetos como imagens

  • Evitar guardar o documento PDF como uma imagem. O documento PDF deverá preservar o seu conteúdo de texto

  • Certificar-se que as tabelas, parágrafos e frases não ficam divididas por quebras de página

  • Etiquetar o seu documento

  • Fornecer descrições para os campos de formulário


#16.4 Especificações para documentos eletrónicos acessíveis:

  • Especificar o idioma do documento

  • Colocar etiquetas no documento para lhe fornecer uma estrutura, utilizando a função adequada no software que estiver a utilizar

  • Utilizar o verificador de acessibilidade fornecido pelo seu software para realizar uma verificação simples antes de partilhar o documento

  • Certificar-se de que o seu documento eletrónico também é utilizável nas versões mais antigas do software

  • Se disponibilizar o documento na Internet, deverá preencher a informação dos metadados (propriedades do documento) para ajudar os utilizadores a encontrar a informação através de pesquisas. A informação mínima a incluir é o título do documento e as palavras-chave (se aplicável, o autor)

  • Incluir todos os elementos relevantes na estrutura do seu documento (por exemplo, identificar cabeçalhos, títulos, capítulos e subcapítulos)

  • Evitar o deslocamento horizontal (deslocamento da esquerda para a direita ou vice-versa)

  • Fornecer descrições ou etiquetas para os campos de formulário

  • Caso seja necessário proteger o ficheiro com palavra-passe (como por exemplo, para permissão de impressão em alta resolução ou edição), permitir o acesso a ferramentas de acessibilidade.


#16.5 Especificações para conteúdos com imagens acessíveis:

  • Evitar imagens para representar texto ou que não forneçam qualquer informação adicional, importante ou significativa

  • Fornecer um texto alternativo para as imagens, i.e, incluir uma descrição em texto que partilhe os mesmos conteúdos e informação da imagem visual. No texto alternativo, descrever o que está a ser retratado e evitar descrições como “no ponto seguinte”, “ali”, “acolá”

  • Evitar utilizar as cores vermelho, verde e amarelo, assim como cinzentos mais claros, e utilizar um bom contraste de cores entre o texto e o fundo

  • Evitar fundos com demasiadas imagens, formas ou cores, quando são irrelevantes para a mensagem que se quer transmitir

  • Evitar hiperligações ou texto oculto atrás de outros objetos como imagens

  • Permitir que o tamanho das imagens online seja escalável, se necessário


#16.6 Especificações para conteúdos em áudio acessíveis:

  • Disponibilizar conjuntamente com o áudio, um equivalente em texto que partilhe toda informação audível, sem que se percam conteúdos importantes (por exemplo, para além dos diálogos, descrever igualmente, ruídos, sons, música ambiente ou de fundo)

  • Se possível, disponibilizar a opção de realçar palavras no equivalente em texto

  • Disponibilizar controlos de volume

  • Disponibilizar equivalentes visuais para os alertas de áudio

  • Evitar a reprodução automática de áudio ou vídeo

  • Disponibilizar através do teclado as funções avançar, recuar e pausa 

  • Fornecer ao utilizador a possibilidade de inserir marcadores


#16.7 Especificações para conteúdos em vídeo acessíveis:

  • Disponibilizar conjuntamente com o vídeo um equivalente em texto. A opção por legendas não deverá restringir-se apenas ao que é dito, mas também deverá incluir referências ou breves descrições do que está a acontecer

  • No caso de transmissão de vídeo com áudio em redes, como youtube, ativar o modo de legenda automática

  • Certificar-se de que o equivalente em texto (descrição e legendas) está sincronizado com o vídeo. As legendas são uma forma alternativa de transmitir o que as pessoas podem ouvir. As descrições contêm toda a informação que o vídeo fornece

  • Certificar-se de que o utilizador pode controlar o vídeo (ajustar o volume, parar o vídeo) assim como, disponibilizar as funções avançar, recuar e pausa

  • Certificar-se de que o vídeo pode ser reproduzido em diferentes leitores multimédia ou que o vídeo pode ser transferido

  • Evitar a reprodução automática do vídeo

Mais informações: www.gpi.uminho.pt 

Fontes: 


Autoria:  Rui Silva, Sónia Eira e Carlos Barbosa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

e Gabinete para a Inclusão

Edição: Flávia Vieira, Gabriel Gerber Hornink



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