As propostas do IDEAdigital#15 e IDEAdigital#16 pretendem auxiliar os utilizadores na produção de documentos e conteúdos acessíveis, de forma a promover uma maior igualdade e equidade no acesso à informação. As recomendações contidas nestes dois documentos poderão servir de referência na produção de materiais de estudo, enunciados de provas e outros conteúdos disponibilizados nas plataformas UMinho.
#16.1 Especificações para folhas de cálculo:
Realizar uma descrição geral do layout, indicando a direção do fluxo do texto (se é de cima para baixo ou da esquerda para a direita)
Identificar cada folha com um nome representativo do conteúdo
Identificar cabeçalhos de linha e coluna
Anteceder tabelas com um resumo sobre como estão organizadas (número de colunas e linhas, ordem correta de leitura da tabela), assim como, uma descrição do seu conteúdo
Todos os elementos de leitura visual devem estar identificados e ter um equivalente textual, descrevendo gráficos ou símbolos
Garantir um bom contraste de cores entre a imagem, gráfico, texto e o fundo, assim como, evitar utilizar as cores vermelho, verde, amarelo e cinza claro
Certificar-se que os conteúdos também são igualmente percetíveis quando visualizados sem cores
Evitar, se possível, a utilização de macros e sobreposições
#16.2 Especificações para a apresentação de diapositivos:
Utilizar uma linguagem simples e apropriada ao conteúdo
Utilizar modelos de apresentação padrão e simples
Utilizar fundo liso e sem colunas
Utilizar tamanhos de letra grande
Utilizar o campo de notas para fornecer descrições mais pormenorizadas, como por exemplo, de imagens, gráficos, vídeos ou mesmo o conteúdo do slide
Evitar utilizar caixas de texto embutidas
Evitar colocar uma quantidade excessiva de informação no mesmo diapositivo
Garantir um bom contraste de cores entre a imagem, gráfico, texto e o fundo, assim como, evitar utilizar as cores vermelho, verde, amarelo e cinza claro
Evitar utilizar fundos com demasiadas imagens, formas ou cores
Evitar utilizar hiperligações ou texto ocultos atrás de outros objetos como imagens
#16.3 Especificações para documentos PDF:
Especificar o idioma do documento
Utilizar tamanhos de letra grandes (mínimo 12)
Disponibilizar um texto alternativo para descrever imagens e tabelas
Evitar utilizar fundos com demasiadas imagens, formas ou cores
Garantir um bom contraste de cores entre a imagem, gráfico, texto e o fundo, assim como, evitar utilizar as cores vermelho, verde, amarelo e cinza claro
Evitar utilizar hiperligações ou texto ocultos atrás de outros objetos como imagens
Evitar guardar o documento PDF como uma imagem. O documento PDF deverá preservar o seu conteúdo de texto
Certificar-se que as tabelas, parágrafos e frases não ficam divididas por quebras de página
Etiquetar o seu documento
Fornecer descrições para os campos de formulário
#16.4 Especificações para documentos eletrónicos acessíveis:
Especificar o idioma do documento
Colocar etiquetas no documento para lhe fornecer uma estrutura, utilizando a função adequada no software que estiver a utilizar
Utilizar o verificador de acessibilidade fornecido pelo seu software para realizar uma verificação simples antes de partilhar o documento
Certificar-se de que o seu documento eletrónico também é utilizável nas versões mais antigas do software
Se disponibilizar o documento na Internet, deverá preencher a informação dos metadados (propriedades do documento) para ajudar os utilizadores a encontrar a informação através de pesquisas. A informação mínima a incluir é o título do documento e as palavras-chave (se aplicável, o autor)
Incluir todos os elementos relevantes na estrutura do seu documento (por exemplo, identificar cabeçalhos, títulos, capítulos e subcapítulos)
Evitar o deslocamento horizontal (deslocamento da esquerda para a direita ou vice-versa)
Fornecer descrições ou etiquetas para os campos de formulário
Caso seja necessário proteger o ficheiro com palavra-passe (como por exemplo, para permissão de impressão em alta resolução ou edição), permitir o acesso a ferramentas de acessibilidade.
#16.5 Especificações para conteúdos com imagens acessíveis:
Evitar imagens para representar texto ou que não forneçam qualquer informação adicional, importante ou significativa
Fornecer um texto alternativo para as imagens, i.e, incluir uma descrição em texto que partilhe os mesmos conteúdos e informação da imagem visual. No texto alternativo, descrever o que está a ser retratado e evitar descrições como “no ponto seguinte”, “ali”, “acolá”
Evitar utilizar as cores vermelho, verde e amarelo, assim como cinzentos mais claros, e utilizar um bom contraste de cores entre o texto e o fundo
Evitar fundos com demasiadas imagens, formas ou cores, quando são irrelevantes para a mensagem que se quer transmitir
Evitar hiperligações ou texto oculto atrás de outros objetos como imagens
Permitir que o tamanho das imagens online seja escalável, se necessário
#16.6 Especificações para conteúdos em áudio acessíveis:
Disponibilizar conjuntamente com o áudio, um equivalente em texto que partilhe toda informação audível, sem que se percam conteúdos importantes (por exemplo, para além dos diálogos, descrever igualmente, ruídos, sons, música ambiente ou de fundo)
Se possível, disponibilizar a opção de realçar palavras no equivalente em texto
Disponibilizar controlos de volume
Disponibilizar equivalentes visuais para os alertas de áudio
Evitar a reprodução automática de áudio ou vídeo
Disponibilizar através do teclado as funções avançar, recuar e pausa
Fornecer ao utilizador a possibilidade de inserir marcadores
#16.7 Especificações para conteúdos em vídeo acessíveis:
Disponibilizar conjuntamente com o vídeo um equivalente em texto. A opção por legendas não deverá restringir-se apenas ao que é dito, mas também deverá incluir referências ou breves descrições do que está a acontecer
No caso de transmissão de vídeo com áudio em redes, como youtube, ativar o modo de legenda automática
Certificar-se de que o equivalente em texto (descrição e legendas) está sincronizado com o vídeo. As legendas são uma forma alternativa de transmitir o que as pessoas podem ouvir. As descrições contêm toda a informação que o vídeo fornece
Certificar-se de que o utilizador pode controlar o vídeo (ajustar o volume, parar o vídeo) assim como, disponibilizar as funções avançar, recuar e pausa
Certificar-se de que o vídeo pode ser reproduzido em diferentes leitores multimédia ou que o vídeo pode ser transferido
Evitar a reprodução automática do vídeo
Mais informações: www.gpi.uminho.pt
Fontes:
Autoria: Rui Silva, Sónia Eira e Carlos Barbosa
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
e Gabinete para a Inclusão
Edição: Flávia Vieira, Gabriel Gerber Hornink
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