Diretrizes gerais para documentos em texto, folhas de cálculo, apresentações e PDF:

  • Identificar o idioma do texto 

  • Utilizar fontes sem serifas, como por exemplo, Arial, Helvetica, Verdana, Calibri

  • Utilizar tamanho de letra  não inferior a 10/12 pontos, com espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento de 3 entre parágrafos, sendo que estes valores poderão ser ajustados, dependendo do tipo de fonte utilizada

  • Alinhar o texto preferencialmente à esquerda

  • Utilizar um bom contraste de cores entre a imagem, o texto e o fundo

  • Se possível, não utilizar marcas d’água ou imagens de fundo

  • Certificar-se que o texto e elementos gráficos são igualmente compreensíveis quando visualizados sem cores

  • Descrever o nome completo na primeira vez que utilizar abreviaturas, acrónimos

  • Colocar um índice, preferencialmente no início do documento

  • Fornecer uma estrutura de texto utilizando títulos (“estilos”). Estes títulos devem seguir uma ordem lógica

  • Marcar cabeçalhos com as funções do editor de texto, utilizando os botões ou menus para definir títulos, capítulos ou subcapítulos, como por exemplo: Título = nível 1, Capítulo = nível 2, Subcapítulos= nível 3

  • Respeitar a hierarquia dos cabeçalhos

  • Evitar utilizar negrito, itálico, sublinhado e tamanho de letra maior para destacar cabeçalhos, títulos ou subtítulos

  • Utilizar as funções de ‘Marcas e Numeração’ em listas de itens

  • Evitar texto em colunas (normalmente os leitores de ecrã só leem o texto da coluna mais à esquerda)

  • Evitar usar caixas de texto (texto contido nas caixas de texto normalmente não é detetado pelos leitores de ecrã)

  • Atribuir às tabelas de dados cabeçalhos de linha e de coluna

  • Utilizar tabelas simples e regulares, evitando colunas múltiplas (subdivisão de células), tabelas complexas (tabelas dentro de tabelas) e tabulações (TAB) manuais

  • Definir a ordem de leitura adequada de tabelas (os leitores de ecrã leem as tabelas da esquerda para a direita, de cima para baixo, uma célula de cada vez e sem repetição) e folhas de cálculo (descrição geral do layout, indicando a direção do fluxo do texto)

  • Anteceder tabelas e gráficos com um resumo sobre como estão organizados, assim como uma breve descrição do seu conteúdo

  • Indicar a presença de imagens no texto e colocar uma breve descrição das mesmas, preenchendo o campo “texto alternativo” no menu “formatar imagem”

  • Utilizar o verificador de acessibilidade fornecido pelo seu software


Nota: Se desejar aceder às especificações relativas aos diferentes formatos e conteúdos, poderá consultar o IDEAdigital#16 


Mais informações: www.gpi.uminho.pt 


Fontes: 



Autoria:  Rui Silva, Sónia Eira e Carlos Barbosa

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

e Gabinete para a Inclusão

Edição: Flávia Vieira, Gabriel Gerber Hornink



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