Estudar e/ou trabalhar em casa tornou-se uma realidade para muitos de nós, exigindo formas de nos organizarmos e agirmos, diferentes do que estamos acostumados. Acabamos por pensar que a maior autonomia gerará maiores resultados mas, sem os devidos cuidados, podemos cair numa grande armadilha.

Aprender e ensinar remotamente tem implicações fortes sobre as rotinas diárias.  É importante levarmos em consideração os principais aspetos da gestão do trabalho, como gestão do tempo, foco, comunicação e integração e, tudo isso, com variáveis como coabitação com familiares, trabalho/teletrabalho e confinamento.


Seguem-se 9 dicas para potencializar o esse trabalho:

#14.1 – Crie uma nova rotina, adaptada à realidade, incluindo horários de lazer, atividade física e com a família. 

#14.2 – Agrupe as suas tarefas por tema, elegendo as prioridades e recursos necessários. Recomendamos o app Matriz GUT;

#14.3 – Dedique  uma parede da sua casa à criação dum mural flexível, com adesivos e fitas, organizando as atividades visualmente. Cada coluna com um título e 4 linhas: a fazer; fazendo; verificar; feito. Este procedimento é baseado na técnica de gestão Kanban. Recomendamos o app Trello.

#14.4 – Organize o seu trabalho em pequenos blocos de tempo (25 – 30 min) - técnica pomodoro , evitando horas seguidas de trabalho. Em cada bloco, foque-se numa tarefa única, somente com abas do navegador abertas com páginas diretamente relacionadas, fechando as abas para outros fins (redes sociais, bate-papos etc). Entre os blocos, aproveite alguns minutos para fazer algo de que gosta, como manter-se atualizado e tomar o seu cafezinho. Procure, a cada 3 a 4 blocos, fazer atividades físicas de alongamento, movimentação dos olhos etc. Recomendamos o app Workrave

#14.5 – Realize as tarefas menos prazerosas no início do dia; deixá-las para o fim do dia aumenta a chance de procrastinar.

#14.6 – Crie metas diárias ou semanais realistas e aumente a sua complexidade à medida que se sentir confiante; assim, poderá reduzir a ansiedade e aumentar a motivação. Dica: Partilhe com os seus colegas os seus sucessos e desafios.

#14.7 – Organize os trabalhos em equipe, usando as tecnologias digitais para coconstrução em tempo real na nuvem. Divida responsabilidades, comunique e evite a duplicação de tarefas. Recomendamos o Google drive e o Zoho.

#14.8 – O trabalho colaborativo traz muitas vantagens. Organize videoconferências com o seu grupo/equipa  para discutir  trabalhos, aprofundar temáticas, esclarecer dúvidas, etc.  Recomendamos os apps Zoom, Google Meet ou Cisco Webex (grupos maiores) e Whatsapp ou Skype (grupos menores).

#14.9 – Trabalhar/estudar a distância  exige ainda mais competências digitais relacionadas com a busca e seleção de informações, comunicação e colaboração, criação de conteúdos, segurança digital e resolução de problemas.  Procure ajuda junto dos seus colegas, suporte da sua instituição, comunidades na internet e potencialize as suas competências.

Bom trabalho  e contem conosco!


Autoria:  Gabriel Gerber Hornink

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Manuel João Costa


This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.​