O terceiro Partilhando IDEiAs  abordou a temática da avaliação formativa a distância, o que levou muitos dos participantes a refletirem sobre suas práticas, os quais puderam expressar suas preocupações, desafios e modos de trabalho.


Principais práticas partilhadas:

#10.1  Disponibilizar pequenas tarefas, questões, etc., ao longo ou na fase final da aula síncrona (ex. VoxVote, resolução de um problema), que permitam a (auto)avaliação das aprendizagens;

#10.2 Realizar tarefas mais alongadas no tempo (ex. projeto) com feedback continuado do docente;

#10.3 Gravar as aulas síncronas para os estudantes que não puderam acessar;

#10.4 Criar portefólios individuais com as atividades dos estudantes, fornecendo feedback regular;

#10.5 Promover atividades de autoavaliação;

#10.6 Gerar feedback formativo oral ou escrito, individual ou em grupos, estimulando o feedback entre  os pares;

#10.7 Dinamizar fóruns de discussão dos trabalhos em curso, para partilha e discussão de processos e resultados;

#10.8 Criar um “mural” de desafios e tarefas, aos quais o docente dá feedback regular;

#10.9 Promover atividades com feedback automático (ex. teste de conhecimentos de perguntas fechadas, com feedback imediato sobre a correção das respostas);

#10.10 Considerar algumas das tarefas de avaliação formativa na classificação final.


Principais desafios partilhados:

#10.11 Como pensar estratégias de avaliação formativa  para turmas de grande dimensão?

#10.12 Como evitar a sobrecarga dos professores e estudantes?

#10.13 Como gerir a quantidade de feedback produzido/solicitado nas atividades de avaliação formativa?

#10.14 Como escolher as ferramentas digitais mais adequadas a necessidades e contextos específicos?

#10.15 Como quantificar (em nota e em tempo para execução) as atividades de avaliação formativa a distância?


Autoria: Construído a partir da síntese dos moderadores do Partilhando IDEiAs

Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)

Edição: Flávia Vieira, Gabriel G. Hornink e Manuel João Costa


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