FORMATOS: Síncrono ou Assíncrono. 

Quais as (des)vantagens de cada formato? 


Há várias formas de ensinar online mas fundamentalmente existem dois formatos. 


​1. Síncrono: docentes e estudantes encontram-se online simultaneamente e interagem em "tempo real" podendo trocar impressões. 

2. Assíncrono: os docentes preparam materiais – aulas narradas, vídeos, gravações de discussões, … - e disponibilizam-nas numa plataforma para os estudantes acederem em seu tempo. A interação entre todos decorre noutros momentos. 


Para cada opção há vantagens e desvantagens: 



VANTAGENSDESVANTAGENS
SÍNCRONO​

Maior similaridade com os tempos do ambiente de sala de aula 

Possibilidade de interação imediata 

A capacidade da rede de comunicação e dos dispositivos pode condicionar o sucesso das interações 

ASSÍNCRONO

Flexibilidade para assistir múltiplas vezes, a um ritmo próprio 

Mais oportunidades para envolvimento com os materiais 


Estudantes estranham ausência da dimensão social 

Sem feedback imediato para estudantes e docentes sobre aspetos da atividade ​

 





 

 


#1.1. Recorra a ambos os formatos, beneficiando das vantagens de ambos 

#1.2. Ao ponderar os formatos, considere o impacto sobre o envolvimento dos estudantes 


#1.3. Planifique com a antecedência possível que formato usar em casa sessão e comunique os planos aos estudantes: tenha alguma flexibilidade para mudar, em função da evolução dos trabalhos 


#1.4. Use as apresentações que já preparou para a sua aula presencial, pode usá-las num formato assíncrono (mais expositivo) ou síncrono (mais interativo): 


#1.5. Implemente regras de “etiqueta” para as sessões síncronas (ver abaixo) 

(seguem-se REGRAS DE ETIQUETA: Formato síncrono) 


#1.6. Use “fones” de ouvido para evitar comentários e ecos 


#1.7. Coloque o seus microfone off quando não estiver a falar, estabeleça esta regra para todos os participantes 


#1.8. Use a função “chat” da plataforma para interagir individualmente com participantes. 


#1.9. Algumas plataformas permitem a criação de “salas de grupo”: considere esta opção para fomentar discussões em turmas maiores. 


Autoria: Manuel João Costa 
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt) 
Publicação: 16 de março 2020 

​​