FORMATOS: Síncrono ou Assíncrono.
Quais as (des)vantagens de cada formato?
Há várias formas de ensinar online mas fundamentalmente existem dois formatos.
1. Síncrono: docentes e estudantes encontram-se online simultaneamente e interagem em "tempo real" podendo trocar impressões.
2. Assíncrono: os docentes preparam materiais – aulas narradas, vídeos, gravações de discussões, … - e disponibilizam-nas numa plataforma para os estudantes acederem em seu tempo. A interação entre todos decorre noutros momentos.
Para cada opção há vantagens e desvantagens:
| VANTAGENS | DESVANTAGENS | SÍNCRONO | Maior similaridade com os tempos do ambiente de sala de aula Possibilidade de interação imediata | A capacidade da rede de comunicação e dos dispositivos pode condicionar o sucesso das interações | |
| ASSÍNCRONO | Flexibilidade para assistir múltiplas vezes, a um ritmo próprio Mais oportunidades para envolvimento com os materiais |
|
Estudantes estranham ausência da dimensão social Sem feedback imediato para estudantes e docentes sobre aspetos da atividade |
|
|
|
|
| |
#1.1. Recorra a ambos os formatos, beneficiando das vantagens de ambos
#1.2. Ao ponderar os formatos, considere o impacto sobre o envolvimento dos estudantes
#1.3. Planifique com a antecedência possível que formato usar em casa sessão e comunique os planos aos estudantes: tenha alguma flexibilidade para mudar, em função da evolução dos trabalhos
#1.4. Use as apresentações que já preparou para a sua aula presencial, pode usá-las num formato assíncrono (mais expositivo) ou síncrono (mais interativo):
#1.5. Implemente regras de “etiqueta” para as sessões síncronas (ver abaixo)
(seguem-se REGRAS DE ETIQUETA: Formato síncrono)
#1.6. Use “fones” de ouvido para evitar comentários e ecos
#1.7. Coloque o seus microfone off quando não estiver a falar, estabeleça esta regra para todos os participantes
#1.8. Use a função “chat” da plataforma para interagir individualmente com participantes.
#1.9. Algumas plataformas permitem a criação de “salas de grupo”: considere esta opção para fomentar discussões em turmas maiores.
Autoria: Manuel João Costa
Coordenação: Centro IDEA-UMinho (idea@reitoria.uminho.pt)
Publicação: 16 de março 2020