Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Editor de Conteúdo

  
 
Como construir um mural virtual de aprendizagem colaborativa com recurso ao padlet 

O padlet é uma ferramenta que permite criar murais virtuais nos quais é possível publicar diferentes tipos de recursos (por exemplo, textos, imagens, vídeos e áudios). Através destes murais interativos, os alunos podem realizar os trabalhos em modo individual, cooperativo e colaborativo. Com base em exemplos concretos de utilização, exploraremos as funcionalidades desta ferramenta ao serviço do ensino a distância. Para além de disponibilizar diferentes layouts e modalidades de acesso (público ou privado), o mural pode ser enriquecido com conteúdos produzidos noutras ferramentas de criação de podcasts, videocasts, questionários online, entre outras. O mural pode ser ainda incorporado na Blackboard e exportado em formato pdf no final da UC, constituindo um portefólio do trabalho realizado.

https://padlet.com/

Dinamizador
Sílvia Araújo

21 de setembro 2021 (14h-15h)

inscreva-se -


 
 
ARS: audience response system (Voxvote) 

Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). Os resultados gerados de imediato podem ser partilhados para incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato. Os participantes ficarão habilitados a criar uma conta na plataforma de ARS VoxVote (https://www.voxvote.com/), criar sessões e perguntas de vários tipos.

Voxvote: 

https://www.voxvote.com



Dinamizadores
Cacilda Moura | Joaquim Silva | Rui Oliveira 

22 de setembro 2021 (10h-11h)


  
 
Mapas conceituais online

A construção de mapas conceituais pode ser uma interessante estratégia para estimular os estudantes a sistematizar e conectarem seus conhecimentos. Nesta sessão, será apresentada a ferramenta CMaps Cloud, a partir da qual pode-se criar mapas conceituais usando um navegador (browser) e, posteriormente, compartilhar este em um ambiente de ensino. A construção dos mapas pode se dar como proposta de atividade individual ou em grupo, com posterior discussão em fóruns online.

CMaps Cloud - https://cmapcloud.ihmc.us

Dinamizador
Gabriel Hornink

22de setembro 2021 (15h30-16h30)

inscreva-se -







PerusAll, como incentivo à leitura colaborativa online 

Parece ficção mas é possível e não custa muito. Com o Perusall é possível envolver os estudantes na leitura continuada da bibliografia da Unidade Curricular (UC) e pô-los a discutir as matérias entre si num processo colaborativo online e motivador, em que o docente tem pouca intervenção. O Perusall surgiu como uma plataforma que funciona como um e-reader em que o processo de leitura é social. Através da leitura de material de estudo da UC com anotação de comentários e perguntas pelos estudantes, que podem ser discutidos e respondidos pelos colegas, em modo síncrono ou assíncrono, a aprendizagem passa a basear-se também na leitura e torna-se num processo social. Para além da motivação que a interação social mediada por tecnologias de informação desencadeia nos estudantes, o Perusall permite ainda libertar as aulas para a implementação de metodologias de aprendizagem ativa, uma vez que grande parte da aprendizagem é feita fora das horas de contato letivo.
https://perusall.com/webinar

Dinamizador
Pedro B. Albuquerque | Rui Oliveira


20 de julho 2021 (15h30-16h30)

 
 
Como construir um mural virtual de aprendizagem colaborativa com recurso ao padlet 

O padlet é uma ferramenta que permite criar murais virtuais nos quais é possível publicar diferentes tipos de recursos (por exemplo, textos, imagens, vídeos e áudios). Através destes murais interativos, os alunos podem realizar os trabalhos em modo individual, cooperativo e colaborativo. Com base em exemplos concretos de utilização, exploraremos as funcionalidades desta ferramenta ao serviço do ensino a distância. Para além de disponibilizar diferentes layouts e modalidades de acesso (público ou privado), o mural pode ser enriquecido com conteúdos produzidos noutras ferramentas de criação de podcasts, videocasts, questionários online, entre outras. O mural pode ser ainda incorporado na Blackboard e exportado em formato pdf no final da UC, constituindo um portefólio do trabalho realizado.

https://padlet.com/

Dinamizador
Sílvia Araújo

20 de julho 2021 (10h-11h)
inscreva-se -


 
 

EdPuzzle - vídeos interativos

O EdPuzzle é uma aplicação 100% gratuita que permite transformar um vídeo numa vídeo-aula interativa. É possível utilizar qualquer vídeo disponível online e embutir quizzes, criando um conteúdo mais apelativo, interativo e adaptado às necessidades dos estudantes.

Dinamizador
José Alberto Lencastre

19 de julho 2021 (14h-15h)
inscreva-se -


 
 
Ted-Ed. 
Reciclar conteudos disponiveis na web, usar videos YouTube

O TEd-ED é uma interface de muito fácil utilização que em 4 etapas nos permite adaptar uma aula “Ted-Ed” disponivel na plataforma, desenvolvida em qualquer parte do mundo. É fácil e é grátis. Há aulas simples e muito bem elaboradas. Tem a vantagem de nos permitir introduzir questões e foruns de discussão sobre cada aula. Os estudantes, em regra, gostam muito de usar. 


Dinamizador
Manuel João Costa

21 de julho 2020 (10h-11h)


inscreva-se -