O Direção de Curso+ é uma formação destinada aos diretores dos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado da Universidade do Minho. Tem como finalidade reforçar o papel das Direções de Curso na melhoria do funcionamento pedagógico dos cursos, criando uma rede de reflexão, colaboração e intervenção. Os participantes identificam áreas problemáticas e desenvolvem planos de intervenção que podem incidir em diversos aspetos pedagógicos dos cursos, como a articulação curricular, a inovação de métodos de ensino e avaliação, a gestão de conflitos ou a integração dos estudantes e de novos docentes, entre outros.
O programa integra sessões síncronas online ao longo do ano e trabalho assíncrono. As sessões síncronas incluem apresentações plenárias de temas identificados como relevantes para os participantes, a partilha de boas práticas da UMinho, a reflexão sobre as funções pedagógicas da Direção de Curso e possíveis áreas de intervenção, terminando com a partilha dos planos de intervenção. O trabalho assíncrono consiste no desenho e implementação dos planos de intervenção pelos Diretores de Curso. Esses planos podem envolver as Comissões de Curso e outros participantes, sendo apoiados pelo Centro IDEA em sessões tutoriais online, em função das necessidades sentidas.
Tem
início em novembro e prolonga-se pelo ano letivo, de acordo com o
calendário abaixo indicado. As
inscrições decorrem até 28 de outubro, através deste formulário.
Apresentamos nesta Tabela o calendário e conteúdos das sessões, que articulam
trabalho síncrono (online) e assíncrono.
Sessão 1
(tarde)
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Sessão plenária –
Apresentação da iniciativa
Mesa redonda com a Professora Raquel Aires Barros (Conselho de Escola, ex-presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico de Lisboa)
Apresentação de casos de boas práticas de Direção de Curso na UMinho
Reflexão sobre funções, desafios e áreas problemáticas da Direção de Curso
Identificação de estratégias a desenvolver nos planos de intervenção
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Atividade assíncrona |
Elaboração de planos de ação |
Sessão 2
(manhã)
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Apresentação, discussão e melhoria dos planos de ação
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Atividade assíncrona |
Início da implementação dos planos de intervenção |
Sessão 3
(manhã ou tarde)
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Monitorização dos planos de intervenção em curso: avanços, dificuldades, estratégias, ação futura
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Atividade assíncrona |
Continuidade dos planos de intervenção |
Sessão 4
(manhã e/ou tarde)
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Partilha dos planos de intervenção (sessão aberta aos docentes dos cursos envolvidos e outros interessados) |
Se desempenha a função de Diretor/a de Curso de Licenciatura ou Mestrado Integrado, junte-se a nós. Gostaríamos de saber quais os principais desafios que experiencia na função, que poderá deixar
neste formulário (10 minutos de tempo de preenchimento), submetendo as suas respostas também até
28 de outubro.