Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​​​​

ficha técnica

  • Título Princípios do coaching aplicados à orientação de dissertações (2ª Edição)
  • Formador Isabel Gonçalves​
  • Número de Vagas 25
  • ​​​​D​uração
    5 horas
  • ​​Data
    30 de janeiro
    11:30 - 13:00
    14:00 - 17:30
  • ​​Local
    Gualtar
  • Esgotado ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​APRESENTAÇÃO
Esta formação tem como objetivo principal e geral apresentar aos docentes e investigadores a metodologia de coaching, como uma metodologia especialmente indicada, com adaptações, naturalmente, ao trabalho de orientações de 3º e 2º ciclo.

No primeiro módulo, mais especificamente, vão apresentar-se os conteúdos teóricos de base para esta temática, incluindo:
     - Definição de Coaching, a importância da Gestão de Expectativas e sua aplicação à Orientação de Dissertações
     - Atitude Coach e princípios gerais
     - Competências de Coaching - apresentação
     - Práticas de Coaching – Modelo Grow

No segundo módulo, mais especificamente, os docentes vão treinar algumas das competências do coaching que poderão otimizar os processos de orientação:
     - Escuta Activa​
     - Questionamento
     - Comunicação assertiva
     - Resolução de conflitos

Espera-se que os processos de orientação de dissertação sejam mais eficazes, eficientes e satisfatórios do ponto de vista interpessoal pelo uso desta metodologia.

NOTAS BIOGRÁFICAS

  • ​​​ Foto/Photo  ​

    Isabel Gonçalves​

    NDA, Instituto Superior Técnico 
    Isabel Gonçalves fundou e coordena desde 2005 o Núcleo de Desenvolvimento Académico (anteriormente designado Gabinete de Apoio ao Tutorado) do Instituto Superior Técnico. É psicóloga especialista em psicologia educacional e psicologia clínica e estudante de doutoramento na Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa. O Núcleo de Desenvolvimento Académico tem como missão promover a integração e o sucesso académico dos estudantes, na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior e ao longo do seu percurso no Técnico, contribuindo através do envolvimento dos docentes, para a otimização dos processos de Ensino Aprendizagem. Nos anos 1995 – 2005 fundou e coordenou o Serviço de Aconselhamento Psicológico do Técnico. Tem desempenhado funções nos corpos sociais da Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva e na Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico (Associação Profissional) e foi presidente da Comissão de Estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses no primeiro mandato da primeira Direção da OPP.
     
​​​​